Neste artigo irei mostrar a construção de uma planilha elementar aplicando fórmulas básicas, a função interna SUM, formatação de células, construção de gráfico e finalmente, preparar a impressão de uma forma bem profissional, partindo do ponto de que o pacote OpenOffice já esteja instalado em seu ambiente.
Aprender a utilizar uma planilha eletrônica com todo o seu potencial não é uma tarefa das mais simples, porém, em sua utilização básica já dá para fazer grandes trabalhos, sem a necessidade de recorrer ao recurso de uma linguagem de programação.
Primeiramente devemos carregar o OpenOffice Calc através do menu:
Na célula A1 digite: Empresa ABC Comércio e Indústria SA.
Na célula A2 digite: Análise das Vendas 2009
Na célula A5 digite: VENDAS
Na célula A6 digite: CUSTOS
Na célula A7 digite: LUCROS
Na célula B4 digite: JAN
Pelo ponto de replicação da célula B4, que é o pontinho no canto inferior direito da célula (observe na figura abaixo), clique, mantenha clicado (vai aparecer uma cruz branca) e arraste para a direita, observe que os meses do ano surgem automaticamente, recurso chamado de preenchimento automático. A sua planilha deverá estar assim:
Na célula N4 digite: TOTAL
Como se trata de uma análise de vendas, precisamos dar um valor para o início do ano, que será hipotético, isto é: um chute. Então:
[1] Comentário enviado por Teixeira em 07/10/2009 - 14:08h
Sua mini-aula está boa, ao mesmo nível das aulas de MS Excel.
Entretanto, assim como no Excel, ficou faltando mais profundidade.
Ponto a seu favor, que os tais "cursos" de Excel levam samanas para transmitir o que você transmitiu em cinco minutos.
Na verdade, aprende-se a abrir, copiar, formatar, imprimir etc. uma planilha.
Falta sempre o mais importante, que é o aprender a ELABORAR A PLANILHA EM SI e dela tirar proveito prático.
Parabéns pela sua iniciativa.