Esta seção apresenta uma sequência de passos para a configuração do sistema operacional
Debian para rodar o sistema de gestão hospitalar
SPDATA, também como, deixar o ambiente de impressão funcionando, e uma alternativa ao pacote Office da Microsoft.
2.1. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA FERRAMENTA WINE
A instalação do Wine pode ser feita através do seguinte comando que deve ser digitado no terminal:
# apt-get install wine 1.6.2
A versão 1.6.2 é a ultima versão estável do Wine. Após a instalação do mesmo, devemos executar o comando:
winecfg
como usuário normal, este comando irá chamar o Wine e irá abrir a sua tela de configuração e também irá criar os seus diretórios dentro da pasta do usuário.
2.2. MAPEAMENTO DA UNIDADE DO SERVIDOR NO DEBIAN
Para realizarmos o mapeamento da unidade do servidor, devemos primeiramente instalar o pacote "cifs-utils" com o comando:
# apt-get install cifs-utils
que deve ser executado no terminal, após a instalação iremos criar o diretório "spdatai" dentro do diretório "mnt" com o comando:
# mkdir /mnt/spdatai.
Após a criação do diretório, devemos dar permissão de leitura escrita e execução para o mesmo com o comando:
# chmod 777 /mnt/spdatai
Feito isso, podemos chamar a ferramenta "fstab", que é responsável por montar unidades de rede e unidades locais, iremos abrir a ferramenta "fstab" com o editor de textos
nano, com o comando:
# nano /etc/fstab
Devemos inserir o seguinte caminho:
192.168.254.100/spdatai /mnt/spdatai cifs username=usuario,password=senha
A primeira parte do caminho é o endereço da unidade de rede compartilhada pelo servidor, onde ficam os executáveis do sistema e arquivos de configuração que deve ser alterada conforme o cenário de cada hospital. A segunda parte do caminho é o ponto de montagem criado no Debian. A terceira parte do caminho é o protocolo de comunicação que está sendo utilizado o cifs. E a última parte do caminho, são as credenciais do servidor., abaixo na figura 1 pode-se ver como devera ficar o caminho da unidade mapeada:
Figura 1. Mapeamento de unidades fstab
Para salvar as alterações, basta usar as teclas
Ctrl+x e teclar "
Yes" para salvar.
2.3. MAPEAMENTO DA UNIDADE DE REDE DO SERVIDOR NO WINE
Para realizarmos o mapeamento da unidade do servidor no wine devemos chamar digitar o comando winecfg no terminal, ira abrir uma tela de configuração devemos ir na aba drivers caso o Debian esteja em português o nome será unidades, nesta tela devemos escolher a letra de compartilhamento referente a unidade compartilhada no servidor e apontar o caminho /mnt/spdatai que é o ponto de montagem da unidade do servidor, a figura 2 é um exemplo da configuração.
Figura 2. Mapeamento de unidades no wine
2.4. CRIAÇÃO DA PASTA DO SISTEMA SPDATA E CÓPIA DOS EXECUTAVEIS DO SISTEMA
O Wine deixa o seu diretório oculto dentro da pasta "home" do usuário, devemos abrir o terminal e navegar ate o diretório do Wine com o seguinte comando:
cd /home/usuário (substitua pelo usuário corrente)
/.wine/drive_c (disco local C: do Windows)
Dentro deste diretório, devemos criar a pasta "spdatai", nesta pasta irão ficar os executáveis do sistema e arquivos de configuração, o diretório deve ser criado com o comando:
mkdir spdatai
Feito isso, devemos dar permissão de leitura, escrita e execução para a pasta com o comando
chmod 777 R spdatai
o parâmetro "R" serve para aplicar as permissões para todas as subpastas do diretório. Feito isso, podemos copiar o arquivo "sghspd.exe" (módulo principal do sistema) e o arquivo "sghconfig.cfg" (arquivo de configuração do sistema, contém o caminho do banco de dados) para a pasta "spdatai" dentro do diretório do Wine.
2.4. INSTALAÇÃO DO CLIENTE FIREBIRD
É necessário a instalação do cliente Firebird para que haja comunicação com o banco de dados, o download do cliente Firebird pode ser feito no link abaixo:
Deve se fazer o download da versão para Windows e executar o aplicativo com o Wine, proceder com a instalação escolhendo os parâmetros de instalação, conforme o cenário da empresa.
2.5. CRIAÇÃO DE SCRIPT PARA EXECUÇÃO DO SISTEMA
É necessário a criação de um script na área de trabalho, este script vai chamar o executável do sistema e realizar a atualização da pasta local da máquina, realizando cópia de arquivos da unidade de rede para a pasta local "spdatai" quando o script é executado.
Para criar o script, devemos abrir o terminal e navegar até a área de trabalho com o comando:
cd /home/usuario/Área de trabalho
dentro da área de trabalho devemos criar o script chamando o editor de textos
nano, com o comando:
nano spdata.sh
Irá abrir um arquivo sem nenhum conteúdo, devemos inserir o seguinte conteúdo:
#!/bin/bash
cd ~/.wine/drive_c/spdatai
cp /mnt/spdatai/sghconfig.cfg ~/.wine/drive_c/spdatai/
cp /mnt/spdatai/pint/ri*.* ~/.wine/drive_c/spdatai/pint
cp /mnt/spdatai/pext/re*.* ~/.wine/drive_c/spdatai/pext
chmod 777 *
wine sghspd.exe
Onde:
- A primeira linha chama o bash, conhecido como shell, que é uma espécie de tradutor entre o sistema operacional e o usuário;
- A segunda linha contém o comando que irá acessar o diretório "spdatai";
- A terceira linha executa um comando de cópia do arquivo de configuração do sistema do ponto de montagem para a pasta local do sistema;
- A quarta e quinta linha, irão efetuar a cópia das fichas do sistema do ponto de montagem para a pasta local do sistema;
- A sexta linha irá aplicar permissões de leitura, escrita e execução ao executável do sistema;
- A sétima linha irá chamar o executável do sistema.
Tendo concluído estas alterações, basta salvar o script teclando
Crtl+x. Tendo concluído estes passos, já é possível executar o script na área de trabalho e utilizar o SGH-SPDATA.
2.6. CÓPIA DE FONTES DO WINDOWS PARA O DEBIAN
Um dos principais problemas encontrados durante a fase de testes do sistema operacional foram os relatórios do sistema saindo desconfigurados. Para resolver este problema, é necessário copiar a pasta fontes de um sistema operacional Windows, esta pasta fica normalmente dentro do diretório "C:/Windows/fontes", devemos copiar as fontes com "extensão.TTF".
Dentro da pasta home do Debian, deve ser criada uma pasta que pode ter o nome de "fonteswindows" como exemplo, devemos colar dentro desta pasta os arquivos com "extensão.TTF", tendo concluído este procedimento poderá ser realizada a cópia dos arquivos para a pasta fontes do Debian, com o seguinte comando:
# mv /home/usuario/fonteswindows /usr/share/fonts/truetype
Após a execução do comando, deverá ser atualizada a lista de fontes do
Linux com o comando:
# fc-cache
Tendo concluído estes passos, os relatórios do sistema irão funcionar da mesma forma que no sistema operacional Windows.
2.7. INSTALAÇÃO DO TEMA DO WINDOWS 7/8 NO DEBIAN
O principal objetivo com a instalação deste tema, é evitar problemas com o usuário final, pois o tema deixa o sistema operacional muito parecido com o Windows, facilitando a adaptação do usuário final, visto que a maioria dos usuários está acostumada com o ambiente Windows.
Após o download do tema descrito na seção ferramentas, devemos abrir o terminal e navegar até a pasta de download, então devemos extrair o tema com o comando:
# unzip WinAte-master.zip
o próximo passo será logar no terminal como usuário root e dar permissões de leitura escrita e execução para a pasta, com o comando:
# chmod 777 WinAte-master
Feito isso, devemos logar como usuário normal e acessar a pasta com o comando:
cd WinAte-master
em seguida executar o script de instalação com o comando:
./install.sh
o script irá fazer alguns questionamentos durante a instalação:
- No primeiro questionamento, ele irá pedir para teclar Enter para continuar;
- No segundo, devemos escolher a linguagem de instalação;
- No terceiro, devemos confirmar se o sistema operacional que está sendo utilizado é o Debian;
- No quarto, devemos escolher entre o tema windows7 ou windows8;
- No quinto, devemos informar a senha do usuário root;
- Aos próximos questionamentos, podemos confirmar "Sim" em todos e, então, reinicializar o sistema operacional.
O resultado é o da figura 3 abaixo:
Figura 3. Resultado da instalação do tema com o SGH-SPDATA em execução
2.8. IMPRESSÃO NO GNU-LINUX DEBIAN
Esta seção irá apresentar como é feita a configuração do cups, para que possa ser feita a instalação e compartilhamento de impressoras.
2.8.1. CUPS
O servidor de impressão cups vem instalado por padrão na maioria das distribuições Linux, a configuração do cups pode ser feita via interface web pelo navegador, ou via utilitário do sistema operacional.
2.8.2. CONFIGURAÇÃO DO CUPS
Para realizarmos a configuração do cups, devemos abrir o terminal e logar como usuário root, feito isso, deve ser executado o comando:
# nano /etc/cups/cupsd.conf
este comando irá abrir o arquivo de configuração do cups com o editor de textos
nano e exibirá vários parâmetros para configuração.
Os principais parâmetros que devem ser alterados, serão listados abaixo:
# Only listen for connections from the local machine.
#Listen localhost:631 (deve ser substituido por Port 631, esta alteração permitira o acesso ao cups via navegador web)
Port 631
Listen /var/run/cups/cups.sock
# Show shared printers on the local network.
Browsing Off #este parâmetro quando alterado para On permitira que o cups encontre impressoras compartilhadas na rede
BrowseLocalProtocols dnssd
# Restrict access to the server... (Aqui pode ser definido quem pode acessar o servidor cups remotamente via navegador, se for inserido o parametro Allow all = todos da rede poderão acessar, allow deny = ninguém terá acesso, se inserido allow @endereço ip somente o endereço x terá acesso ao servidor.)
<Location />
Order allow,deny Allow All
</Location>
# Restrict access to the admin pages...(acesso restrito as paginas de administração do cups, e executar ações como adicionar e remover impressoras, aqui podem ser definidas as politicas de acesso, se for inserido o parametro allow all = todos tem acesso, allow deny = ninguém terá acesso, allow @endereço ip = somente endereço x podera ter acesso).
<Location /admin>
Order allow,deny
Allow all
</Location>
# Restrict access to configuration files...(acesso restrito ao arquivo de configuração do cups , aqui podem ser definidas as politicas de acesso, se for inserido o parametro allow all = todos tem acesso, allow deny = ninguém terá acesso, allow @endereço ip = somente endereço x podera ter acesso).
<Location /admin/conf>
AuthType Default
Require user @SYSTEM
Order allow,deny
</Location>
Concluídas as alterações, basta teclar
Crtl+x e teclar "
Yes" para salvar as alterações.
2.8.3. ACESSO AO CUPS VIA INTERFACE WEB
Para acessar o cups pelo navegador, basta digitar no navegador o endereço
127.0.0.1:631, o endereço "127.0.0.1" é o endereço localhost que aponta para o próprio computador, e "631" é a porta de acesso ao cups, a Figura 3 é um exemplo da interface web do cups:
Figura 3. Interface web do CUPS
Para adicionar uma impressora via interface web, basta ir na aba "Administration", ou Administração, e escolher a opção "Add printer".
2.8.4. ADICIONAR IMPRESSORA VIA UTILITARIO DE IMPRESSORAS DO DEBIAN
Para adicionar uma impressora pelo utilitário do Debian, basta ir até o menu de aplicativos e acessar o menu "Preferências" e em seguida, acessar a opção "Configurações da impressora" e acessar opção adicionar, na figura 4 podemos ver um exemplo do utilitário de configuração:
Figura 4. Utilitário de configuração de impressoras
2.8.5. INSTALAÇÃO DO PACOTE SMBCLIENT
Para a instalação do pacote "smbclient", devemos abrir o terminal e estar logado como root, feito isso, basta digitar o comando "apt-get install smbclient". O pacote "smbclient" possibilitará que sejam adicionadas impressoras que estão compartilhadas em hosts Windows; para isto, basta abrir o utilitário de configuração de impressoras do Debian e escolher a opção "Windows printer" via Samba e então, digitar o endereço da impressora e o nome de compartilhamento da impressora em seguida escolher o driver a ser utilizado.