Este é um artigo simples, tem como objetivo proporcionar uma instalação enxuta do CentOS 5.5. E, para quem procura estabilidade, este é o sistema operacional ideal.
1. Para uma instalação básica podemos optar por instalar apenas os pacotes essenciais para que o sistema funcione, portanto, caso deseje:
Desative o Desktop - Gnome
Marque a opção Personalizar Agora
2. Clique em próximo.
Selecionar pacotes personalizados para instalação:
1. Para uma instalação clean sugiro que você desative os seguintes pacotes:
No menu ambientes de área de trabalho, desative ambiente da Área de Trabalho GNOME.
No menu aplicações desative Internet em modo texto.
No menu sistema básico desative suporte à rede dialup
2. Clique em próximo.
Iniciando cópia de arquivos:
1. Após esta tela, todas as configurações entrarão em vigor e o instalador começará a cópia dos arquivos.
2. Clique em próximo.
Finalizando a instalação:
1. Terminada a instalação, clique em reinicializar, remova o CD/DVD e aguarde o primeiro boot.
Parabéns, o CentOS 5.5 está pronto para uso!
Considerações finais
Este é um artigo simples, porém básico para futuras instalações. Como meu primeiro artigo no Viva o Linux escrevi este artigo pensando nas futuras dicas/artigos para esse sistema. Espero que tenha sido claro e conto com o auxílio de todos para que todas as contribuições sejam sempre positivas na comunidade, qualquer dúvida utilizem os comentários.
[1] Comentário enviado por fabiocs em 27/05/2010 - 14:50h
Obrigado Leandro...
Será um prazer ler seus próximos Posts.
Sou fã deste sistema Operacional.. só não uso aqui na empresa onde trabalho por que ele não me atende em um quesito...
Tive o mesmo problema com o Debian Etch... tive que espera o Lenny para poder usá-lo...
Aguardo ansiosamente a versão 6.0 para adotá-lo em difinitivo...
[3] Comentário enviado por rrodrigues345 em 28/05/2010 - 12:15h
Oá Leandro!! Muito bacana o seu artigo! Eu nunca usei o Cent OS, e achei seu artigo uma ótima forma de começar a aprender mais sobre ele! Só queria saber uma coisa: quanto às versoes dos aplicativos intalados, ele segue a linha do Lenny (openoffice 2.4, etc...) ou do Ubuntu ( ultimas versoes estaveis de todos), como o fabiocs especificou acima, eu também dependo de alguns pacotes mais novos =) !!
[4] Comentário enviado por removido em 28/05/2010 - 12:34h
Opa,
Olá Ricardo (ricardoperera)!
O CentOS segue a risca a distribuição de pacotes do Red Hat Enterprise Linux, incluindo total compatibilidade com os pacotes de softwares preparados especificamente para esse sistema. É um meio termo entre o Debian Lenny, disponibilizando apenas pacotes estáveis e testados.
Mesmo que seja um distribuição muito adotada em servidores, nada impede na utilização em Desktops, ele conta com uma grande variedade de aplicativos e um extenso repositório.
A versão atual do OpenOffice.org é a 3.1.1 para o CentOS 5.5. Porém, nada nos impede de instalarmos as versões disponibilizadas por RPM dos desenvolvedores originais do OOO. Apenas por filosofia do projeto os pacotes mais novos são disponibilizados após uma bateria de testes.
[7] Comentário enviado por ademaralves em 10/08/2010 - 10:45h
Parabéns pelo artigo. Aprendi Linux usando o CentOS, é uma ótima alternativa para Desktop, pela estabilidade dos pacotes.
Sou de Mato Grosso e aqui na Universidade do Estado de MAto Grosso - UNEMAT, ele é adotado para o ensino da disciplina de Redes, assim como Linux é a filosofia de Software Livre que é adotada pela Universida.
[8] Comentário enviado por adilsom em 28/08/2010 - 11:50h
ola, alguém que instalou, tem ideia de quantos MB ele baixa pra uma instalação base, sem gráfico, pra servidor mesmo? Para saber se vale apena, ou demora mais que baixar o DVD http://www.addphone.net/