Agora que temos a nossa custom ROM, vamos instalar ela no smartphone usando o Heimdall, para quem não sabe, o Heimdall é uma ferramenta nativa do
Linux que serve para instalar ROMs nos celulares da Samsung.
Para mais detalhes, veja:
Nos tutoriais acima, eu ensino a compilar o Heimdall direto da fonte, mas se você estiver usando o Debian testing ou superior, você já pode instalá-lo direto dos repositórios.
# apt-get install heimdall-flash
Agora, para podermos instalar a custom ROM, precisamos desbloquear o bootloader do celular. Caso não tenha desbloqueado o bootloader, eu recomendo que siga esse tutorial:
Além disso, precisamos de um vbmeta vazio para instalar no seu aparelho, sem ele o smartphone vai disparar o seguinte erro:
Only official binaries are allowed to be flashed
Por quê isso acontece? Porque o sistema Android quando é inicializado, verifica a assinatura da ROM para ver se ela é genuína e caso você instale alguma coisa que não seja a original da fabricante, você será levado para a tela de download toda vez que ligar o smartphone, o único jeito de corrigir este erro é reinstalando a stock ROM completa do seu aparelho.
Para burlar isso você, deve instalar um arquivo vazio na partição VBMETA logo depois de desbloquear o bootloader, pois assim você garantirá que o aparelho não vai colocar impeditivos na hora de customizar a ROM.
Para conseguir o arquivo "vbmeta.img" compatível com o seu smartphone, siga o tutorial do link abaixo:
Porém, não instale nada ainda, apenas pegue o arquivo "magisk_patched.tar" proveniente daquele tutorial, passe para o computador, extraia o arquivo "vbmeta.img" e coloque-o na pasta "modified", onde você guarda as suas ROMs customizadas.
É dessa forma que você vai instalar a custom ROM sem precisar fazer root no aparelho. Se você já fez root usando o método Magisk, então você já tem a partição VBMETA vazia e pode pular esta etapa.
A princípio, tudo está preparado para instalarmos a custom ROM no aparelho. Desligue o celular, pressione os dois botões de volume ao mesmo e ligue ao computador para entrar no modo download.
Veja se o Heimdall detecta o aparelho antes de começar:
# heimdall detect
Device detected
E agora instale a custom ROM com o seguinte comando:
# heimdall flash --pit ../stock/A20_SWA_OPEN.pit --VBMETA vbmeta.img --SYSTEM system_modificado.img --PRODUCT product_modificado.img
Onde:
- --pit (vai o arquivo "pit" que veio junto com os arquivos da stock ROM);
- --VBMETA (aqui vai o arquivo "vbmeta" vazio produzido pelo Magisk);
- --SYSTEM (a imagem de sistema da sua custom ROM);
- --PRODUCT (a imagem da partição "product" que você modificou antes).
Agora o seu smartfone já deve iniciar com a ROM customizada. :)
Para o melhor resultado, entre no modo recovery, formate o cache Dalvik e faça a restauração de fábrica. É normal que a primeira inicialização demore, pois ele estará construindo o cache de novo e instalando os aplicativos do sistema, isso pode variar de uns 5 a 10 minutos.
Após passar as configurações iniciais do aparelho, você poderá notar o quão limpo ele deve estar.
A maioria dos aplicativos você mesmo terá que instalar, mas antes abra o Aurora Services, dê as permissões para ele e toque no Whitelist.
Marque o Aurora Store e o Aurora Droid para permitir que eles instalem aplicativos no sistema.
Agora, abra o Aurora Store, passe as configurações iniciais e vá em "Configurações". Depois vá em "Instalações", mude o método de instalação para: Aurora Services
Faça o mesmo para o Aurora Droid e pronto! Agora você está livre para instalar aplicativos no celular.
Considerações finais
Só para constar, a ROM do meu aparelho ficou quase 1GB mais leve depois do processo de remoção de APPs, como você pode ver nas imagem abaixo:
Este é o tamanho da imagem original do sistema:
Enquanto que este é o tamanho da ROM depois que nós customizamos.
Além disso, a bateria está durando até dois dias, já que não há nenhum serviço de sincronização em nuvem instalado. Por outro, lado a conveniência de se ter becapes automáticos para TUDO, outros foi sacrificada. Então, toda vez que eu for instalar uma nova versão da ROM, um becape manual deverá ser feito.
Perceba também que não fizemos ROOT no aparelho, por essa razão o smartfone aparecerá como "limpo" para aplicativos que detectam isso e o sistema será marcado como seguro.
É isso pessoal, espero que tenham curtido esse método de customização de ROMs e fica o aviso: O Viva o Linux e o autor se eximem da responsabilidade pela perda de celulares através da modificação do firmware.
Siga este procedimento por sua própria conta e risco.
Over 'n out.