Problema apresentado pelo BrOffice
Como todos sabemos, o
BrOffice.org constitui a localização do projeto OpenOffice.org para o português do Brasil. Apesar do louvável esforço da equipe, reitero minha insatisfação com alguma particularidade de sua compilação que causa problemas com minha distro preferida, o
Slackware.
Não sei porque o problema ocorre, mas o fato é que, mesmo após reportá-lo na lista de discussão do BrOffice em agosto de 2006, ele nunca deixou de acontecer, desde o Slackware 10 até o 12. É possível que ele ocorra também em outras distros que não o Slackware, então reapresento aqui o problema, pois a solução pode servir para você também.
Em toda a série do OpenOffice 2.0, desde as versões beta até a 2.2, o problema pode ser reproduzido criando-se um gráfico qualquer no Calc. Se o copiarmos e colarmos na própria planilha onde ele foi originado, ou até mesmo num documento do writer, aparece um contêiner do mesmo tamanho do gráfico original mas sem nada dentro além de um ícone com o texto OLE, como se pode ver na área circulada em vermelho da imagem abaixo. Nesta condição o documento nem pode ser salvo (o programa retorna um erro de gravação), a menos que você apague o gráfico.
Na versão 2.3, onde o componente de gráficos foi totalmente remodelado, resolvi tentar o BrOffice novamente. Verifiquei que problema ficou menor, pois pelo menos se consegue copiar e colar o gráfico e salvar o documento. Entretanto, continua a aparecer uma mensagem de erro relacionada ao OLE, como se pode ver na imagem seguinte.
Para resolver o problema, baixei novamente o OpenOffice 2.3 e pronto... tudo funcionou perfeitamente, sem qualquer erro. A dificuldade novamente é a localização do OpenOffice para o português do Brasil, pois mesmo revirando toda a internet nunca se acha um language pack pt-BR para o mesmo. Esgotada a paciência, parti para a "solução técnica alternativa"...
Script para converter o OpenOffice para pt-BR a partir do BrOffice
Tendo ainda a instalação do BrOffice no disco, resolvi desenvolver um script que configurasse totalmente o OpenOffice para o português do Brasil. Basicamente ele faz o seguinte:
1. Copia todos os arquivos pt-BR e pt_BR da árvore do BrOffice para os mesmos lugares no OpenOffice.
2. Configura o dicionário pt-BR se ele já não estiver sendo carregado no OpenOffice.
3. Seta a língua padrão da instalação para pt-BR, de forma que os usuários que rodarem o software pela primeira vez já o terão em português.
Segue o script, o qual batizei de br2oo.sh:
Após sua execução, o ambiente do OpenOffice deverá estar totalmente em português, podendo-se então desinstalar o BrOffice normalmente.