Este artigo apresenta um script desenvolvido para converter arquivos de extrato bancário do Banco do Brasil (formato .ofc) para o formato do Kmymoney - um software para gerenciamento de finanças pessoais no Linux -, além de mostrar passo a passo como utilizá-lo para importar seus extratos no programa.
O kmymoney é um software de gerenciamento de finanças pessoais, semelhante ao Quicken ou ao MS Money. Ele é um programa bastante amigável e possui uma série de recursos interessantes, como a possibilidade de importação de extratos bancários e diversos tipos de relatórios para você controlar melhor de onde vem e para onde vai seu rico dinheirinho. :P
Para quem ainda não conhece, aí vai a homepage do projeto:
Para se utilizar o kmymoney de forma eficiente, é interessante ter algumas noções básicas de contabilidade (saber o que é ativo, passivo, receitas, despesas, etc). O objetivo deste artigo não é ensinar esses conceitos ou como usar o software em si. Para isso o próprio site e a ajuda do kmymoney são pontos de partida bastante interessantes.
Meu objetivo aqui é mostrar para aqueles que já utilizam o software um procedimento passo a passo para instalação de um filtro que permite a importação direta de extratos do Banco do Brasil para o kmymoney.
Obtendo o filtro de importação
O kmymoney dispõe de uma infra-estrutura adequada para importar dados de fontes externas. Isso facilita bastante o trabalho, pois podemos automaticamente importar todo o extrato do banco para o software, ao invés de digitar cada transação manualmente.
Como me interessava a possibilidade de importar extratos do Banco do Brasil, desenvolvi o script ofc2kmm, que nada mais faz que adaptar as informações disponibilizadas no formato .ofc (extrato de banco obtido na internet) para o formato .qif padrão do kmymoney. O script pode ser obtido no seguinte endereço:
[2] Comentário enviado por chffelix em 28/10/2007 - 21:44h
Obrigado Alexandre.
Agradeço pela sugestão. Vou entrar em contato com eles sim. No mais, se alguém tiver exemplos de extratos de outros bancos, pediria que me enviassem, para que eu possa adicionar novos formatos ao conversor.
[5] Comentário enviado por pazigrafio em 29/10/2007 - 13:31h
Parabéns Claudio Felix, ainda não experimentei no meu Kmymoney mas já fiquei excitado com a possibilidade da ajuda que o script portará.
Sucesso e obrigado por manter vivo o espírito open-source.
Pazi.
[6] Comentário enviado por chffelix em 29/10/2007 - 23:43h
Olá pessoal!
Fico feliz que tenham gostado. Ai vai mais uma boa notícia para quem vai usar o script: acabei de testar e ele funciona para os arquivos .OFC da Caixa Econômica Federal também.
[7] Comentário enviado por robsontex em 02/11/2007 - 12:39h
Muito bom mesmo. Já venho usando o KMyMoney há algum tempo, mas inserir todas essas informações era realmente uma atividade entediante. Nesse sentido, o seu script é realmente uma mão na roda.
[8] Comentário enviado por chffelix em 07/11/2007 - 04:05h
ATENÇÃO PESSOAL! O Banco do Brasil mudou ligeiramente seu formato .ofc. Para que seus extratos continuem sendo importados com sucesso, você deve baixar a versão mais atual do ofc2kmm no seguinte link (ignore o link do artigo pois ele aponta para a versão antiga!):
[9] Comentário enviado por chffelix em 12/12/2007 - 11:45h
ATENÇÃO PESSOAL! (DE NOVO?!) O Banco do Brasil alterou novamente seu formato .ofc, dessa vez pra XML. Até já fiz uma reclamação formal para o banco, uma vez que não vi razão pra isso e no fim atrapalha nós todos. Já estou trabalhando numa forma de consertar o ofc2kmm, mas creio que no meio tempo vai ser mais rápido implementar um novo script, o csv2kmm, que vai permitir importar os extratos no formato .csv, também disponibilizados online. Aguardem!
[10] Comentário enviado por arauto_ em 31/07/2009 - 13:51h
Já havia testado a importação do formato .ofc com a Caixa Econômica Federal. Hoje testei também com o arquivo .ofc gerado pelo Bradesco e funcionou também.
[11] Comentário enviado por lucioantoniolo em 19/03/2010 - 10:43h
Estou usando a versão 1.0.2 e consigo importar OFX do Banco do Brasil perfeitamente. O plugin funciona muito bem.
Para importar sem ele pedir a conta (ou sugerir a criação), vc deve colocar nas propriedades da conta o número que o importador está achando no arquivo. Ex: se ele diz que não encontrou a conta "1 3306-2 4408-7", informe esse número na conta (aba Instituição, campo Número) e ele só vai pedir para confirmar quando for importar.