Introdução:
Neste documento disponibilizo de maneira objetiva e clara, de como criar aplicativos para o pacote super-proprietário da
Apple MacOS X. Como não é qualquer usuário que pode se dar ao luxo de adquirir um MacBook apenas para criar
programas compatíveis, acredito que este texto será de grande utilidade.
Compilação cruzada é a técnica capaz de criar códigos binários para uma plataforma de hardware e
software diferente do ambiente no qual o compilador esta instalado. Ou seja, no ambiente GNU/Linux seremos capazes de
criar binários para o Mac OS. Abaixo os requisitos de software para efetuar toda a compilação com sucesso.
Requisitos:
Antes de iniciarmos, devemos obter os itens abaixo. Ressalto que o SDK do Mac OS X deve ser obtido diretamente no site
da Apple por questões de licenciamento.
Instalação e configuração:
Primeiramente devemos descompactar o pacote odcctools mencionado anteriormente e também disponibilizado o link
para download.
# tar -jxvf odcctools-20090808-gcc-5247-bin.tar.bz2 -C /
Na próxima etapa devemos converter a imagem DMG do SDK da Apple para IMG com o utilitário dmg2img:
# dmg2img xcode_2.2.1_8g1165_018213632.dmg
dmg2img v1.6.1 is derived from dmg2iso by vu1tur (to@vu1tur.eu.org)
xcode_2.2.1_8g1165_018213632.dmg --> xcode_2.2.1_8g1165_018213632.img
reading property list, 5740 bytes from address 863457792 ...
decompressing:
opening partition 0 ... 100.00% ok
opening partition 1 ... 100.00% ok
opening partition 2 ... 100.00% ok
opening partition 3 ... 100.00% ok
Archive successfully decompressed as xcode_2.2.1_8g1165_018213632.img
Após a conversão, monte a imagem recém-criada no seu sistema de arquivos, não esqueça de carregar o módulo do
kernel hfsplus.
# modprobe hfsplus
# mount -t hfsplus -o ro,loop xcode_2.2.1_8g1165_018213632.img /mnt
Agora copie o arquivo Archive.pax.gz para a pasta /opt/mac/SDKs e utilize o comando gunzip junto ao pax para
descompactá-lo.
# cp /mnt/Packages/MacOSX10.4.Universal.pkg/Contents/Archive.pax.gz /opt/mac/SDKs
# cd /opt/mac/SDKs
# gunzip -c Archive.pax.gz | pax -r
Para finalizar a configuração do ambiente, insira o caminho da pasta bin na variável ambiental PATH ou se preferir utilize
o comando abaixo:
# PATH=$PATH:/opt/mac/bin
Compilando um programa para o MAC
Para a brincadeira ficar divertida, compilaremos o md6sum disponível no SourceForge. Faça o download do código fonte e
descompacte com o tradicional comando tar -zxvf e logo em seguida entre na pasta.
Link para download:
# tar -zxvf ../md6sum-1.0.tar.gz
# cd md6sum-1.0/
Para compilar o md6sum para utilizar o comando abaixo:
# i686-apple-darwin8-gcc -isysroot /opt/mac/SDKs/Developer/SDKs/MacOSX10.4u.sdk md6sum.c md6_nist.c
md6_mode.c md6_compress.c -o md6sum
Agora para finalizar, confira se o binário foi criado corretamente:
# file md6sum
md6sum: Mach-O executable i386
Espero que este documento simples e objetivo ajude a instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento para
Mac OS. Como sempre menciono... Colaborar atrai amigos, competir atrai inimigos...
Para encerrar, críticas e sugestões: cabelo@opensuse.org
Sobre o autor:
http://pt.opensuse.org/Utilizador:Cabelo