Deformar ou recriar?

Eu diria recriar, neste documento nós vamos falar sobre como a deformação pode recriar objetos dos mais diversos tamanhos e formatos, vamos aproveitar também e ver um pouco de colorização, bom proveito. =]

[ Hits: 40.121 ]

Por: Guilherme RazGriz em 20/06/2007 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Eu já falei sobre deformação antes, mas...



Eu apenas levei vocês a um pequeno tour pelas ferramentas responsáveis por essa "mágica" que tanto pode nos ser útil no dia a dia, agora nós vamos um pouco mais além, falando sobre deformação abstrata e palpável, sem ligação com nenhuma ferramenta específica.

AVISO IMPORTANTE: Antes de prosseguir, caso você não tenha nenhuma experiência com o Gimp, e ou não esteja familiarizado com as ferramentas básicas de deformação, favor ler primeiro o artigo sugerido abaixo.
Um pequeno exemplo abstrato a respeito do nosso primeiro assunto:


Vamos ver agora uma técnica abstrata chamada de Lotus. A Lotus consiste em um quebra-cabeça de quatro partes que formam um espelho vitral que guarda uma figura formada por partes idênticas espelhadas com uma surpresa dentro, ou seja, o resultado é sempre diferente, como num rolar de dados não viciados.

Vamos começar, abra uma imagem nova com tamanho de 1000x1000 pixels (lembrando que isto é apenas uma SUGESTÃO, você é livre para decidir o formato e tamanho do seu exemplo).

Agora faça uma composição envolvendo pelo menos 2 pincéis (brushes), não há restrição por cores ou número de pincéis a mais que você possa vir a querer usar, caso você lembre dos artigos anteriores e queira usar alguma coisa deles, sinta-se a vontade.

Quando você terminar a sua composição, navegue pelo menu de filtros presente na interface que permite a edição da imagem até o menu "Mapear", uma vez lá, selecione a opção "Ladrilhos pequenos". Utilize a figura abaixo para se orientar melhor.


Agora, com o filtro aberto, faça o ajuste de maneira que a imagem fique simétrica, o ajuste abaixo serve para a horizontal, você pode fazer o vertical e ampliar o número de réplicas dependendo da sua vontade.


Agora que você terminou com o filtro, clique em "ok", quando ele terminar o trabalho, escolha uma das metades que ele te proporcionou, use a ferramenta de seleção retangular para selecionar a metade que você mais gostou, depois copie-a (control + c) e cole-a, mas não se esquecendo de transformar em uma nova camada. Agora utilize a ferramenta de espelhamento para inverter os lados dessa nova camada e fazer o encaixe do "quebra cabeça".

Uma vez a metade que você escolheu estando invertida, basta você encaixá-la sem precisar de nenhum efeito de camada para isso.


E para quem quiser ir além, pode ainda pegar conceitos anteriores e aplicá-los ao nosso exemplo.


Note que existem infinitas possibilidades com a técnica aqui empregada, fizemos distorção e propagação sem praticamente colocar a mão na massa, vejam como na grande maioria dos casos o MENOS pode ser MAIS. =]

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Eu já falei sobre deformação antes, mas...
   2. Multi Ball!
Outros artigos deste autor

Blender para todos! - Parte I

As letras que fazem TOING

Programação visual (módulo 1)

Blender para todos! - Parte III

Gimp e o abstrato perspectivo

Leitura recomendada

Gimp e o abstrato perspectivo

Como turbinar seu GIMP com mais fontes

Instalando Xgl + Compiz com uma pitada de Cgwd no Ubuntu Dapper Drake

Vetorizando um rosto com o Inkscape

"Tatuando" pessoas com o Gimp

  
Comentários
[1] Comentário enviado por eldermarco em 20/06/2007 - 11:03h

Pois é, o livro que você está citando não foi encontrado. :(

[2] Comentário enviado por razgriz em 20/06/2007 - 11:11h

Peço desculpas a todos mas houve uma mudança no projeto guia bozo linux, mas apenas de endereço e não foi possivel corrigir o artigo.

segue o endereço correto : http://unilivre.sourceforge.net/O_GIMP_para_Mentes_Criativas


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts