Desbravando o mundo do Software Livre

Li este artigo no BLOG do colega Fábio Telles, onde ele descreve muito bem como introduzir novos colegas no mundo do Software Livre, principalmente no Linux. Como achei muito interessante, solicitei sua autorização para compartilhá-lo com os colegas do Viva o Linux, vale à pena conferir.

[ Hits: 25.851 ]

Por: Jorge Alberto Corso em 29/04/2006


Um pouco de história



1.1 Um pouco de história


Ao contrário do que parece, o Software Livre já tem mais de 20 anos. Didaticamente, podemos dividir a história do Software Livre em 4 fases:
  • Pré história, ou o surgimento dos hackers;
  • Surgimento do projeto GNU, quando ocorre a fundamentação do Software Livre;
  • Surgimento do Linux, quando o Software Livre se multiplica na Internet;
  • Abertura do código fonte da Netscape, quando o mercado corporativo se volta para o Software de código aberto.

Para dizer a verdade, começa com o surgimento dos hackers na década de 70.

1.1.1 O surgimento dos Hackers


O termo hacker sempre foi associado aos maiores talentos na informática. O Software Livre surge de talentos destas pessoas, que além de um conhecimento profundo, tem por filosofia o compartilhamento deste conhecimento. Assim, o software livre já existia informalmente há muito tempo. Antes das corporações decidirem "fechar" o código de todos os softwares que desenvolvem. Richard Stallman foi um destes hackers que se cansou de ver software com seus códigos fontes não acessíveis, como era prática comum entre os hackers.
O termo se manteve restrito às rodas de informática até meados da década de 90, onde a ascensão da Internet e do Software Livre degenerou o termo passou a ser usado no tom pejorativo pelo mercado corporativo - particularmente o mercado que sempre desprezou o Software Livre. Para se diferenciarem dos criminosos digitais, foi criado o termo cracker. Até hoje, no mundo do Software Livre, ser considerado um Hacker é ser considerado em alta estima pela comunidade.

1.1.2 O projeto GNU


Bem, todos já ouviram falar de "Software Livre", "Software de Código Aberto", Linux, etc. Apesar de tudo isso parecer novo e até parecer tudo a mesma coisa, não é. A história toda começa em 1984 (lembra o livro "1984" do George Orwell...) com a publicação do Manifesto GNU - que fundou o Projeto GNU. No site do projeto GNU , seu idealizador, Sr. Richard Stallman, tem vários textos explicando os princípios do Software Livre. Vale à pena ler alguns dos principais textos citados abaixo. A leitura destes textos é um ponto de partida conceitual obrigatório para começar a entender que "Software Livre" não é a mesma coisa que "Software Grátis".

1.1.3 O surgimento do Linux


Em 1990 o Sr. Linus Torvalds decidiu criar um sistema operacional baseado no Minix. Em agosto de 1991 ele manda um e-mail para o grupo do Minix convidando as pessoas a participarem de um novo sistema operacional que começara a desenvolver. Um mês depois foi lançada a versão 0.01 do kernel Linux.
Assim que o kernel do Linux começou a amadurecer, houve um esforço de portar os softwares GNU que rodavam em UNIX e dependiam deste kernel para o novo kernel do Linux. Quando isto ocorreu, foi possível montar um sistema completo utilizando apenas Software Livre.

Compilar o kernel e depois cada software a ser utilizado era um processo muito trabalhoso, assim surgiram as primeiras "Distribuições GNU/Linux" que traziam uma maneira fácil para instalar um sistema operacional Linux com diversos aplicativos, pré-compilados para a plataforma Intel x86.

Em 1993 surgem 3 grandes distribuições: o Slackware - criado por Patrick Volkerding, o Projeto Debian - criado por Ian Murdock, que recebe apoio em 1994 por um ano do Projeto GNU e a Red Hat - fundada por Marc Ewing. Destas 3 grandes distribuições são derivadas a maioria das distribuições conhecidas atualmente, utilizando 3 sistemas de "empacotamento" dos softwares compilados.

1.1.4 Linux Busines


Em março de 1998, a Netscape decide liberar o código do seu navegador na Internet ao perder mercado para o Internet Explorer. Este foi o marco inicial onde uma série de empresas passa a enxergar o Software Livre como um movimento com um potencial comercial sério. Em julho de 2000 a Sun libera o código da sua suíte de escritório, o StarOffice, dando surgimento ao OpenOffice.org.

Até então o Software Livre era tido como uma aventura de um pequeno grupo de programadores que jamais lançariam qualquer tipo de software capaz de competir no mercado. O fato é que grandes empresas como a HP, IBM e SUN passaram a investir no software livre, patrocinando projetos, liberando o código de alguns softwares e patentes e contratando desenvolvedores da comunidade.

Um exemplo de como o mundo dos negócios se expandiu no mundo do software livre é que em dezembro de 2005 a RedHat passa a figurar entre as 100 maiores empresas de tecnologia na NASDAQ-100.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Filosofia
   2. Um pouco de história
   3. Licenças
Outros artigos deste autor

Antispam em Shell Script

Como explicar o que é kernel para um leigo

Como desabilitar RAID 1

Leitura recomendada

Semantic Forms no MediaWiki

Service Menus: Integrando scripts para conversão de áudio no Dolphin, Konqueror e Nautilus

Instalação e configuração da zsh no Gentoo GNU/Linux

Utilizando ferramentas de virtualização para testar distros

Copie/Cole conteúdo do terminal para o X e vice-versa

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 29/04/2006 - 14:18h

Olá, Jorge!

Muito bom e oportuno esse seu artigo. Foi bastante abrangente, principalmente por você ter colocado os links para a leitura dos textos originais.

E quando disse "oportuno", refíro-me ao momento atual onde um grande número de novos usuários Linux estão chegando e em busca de orientação de qualidade. Certamente esse artigo vai servir de referência para futuras respostas sobre o tema.

Boa sorte!

Wesley Caiapó

[2] Comentário enviado por the question em 29/04/2006 - 17:17h

Mto bom o artigo!
Me exclareceu mta coisa.

[3] Comentário enviado por liviocf em 30/04/2006 - 01:04h

Seria muito se seu artigo fosse esclarecedor para mim!!! Mas ele me fez um favor muito grande: ter argumentos claros e muito bons para propor a utilização do Software Livre para todos que conheço!!! O manifesto GNU me fez refletir sobre muita coisa até mesmo sobre a propagação do conhecimento nas instituições brasileiras!!
Viva o Software Livre!!! Viva o GNU/Linux!!!
Parabéns pelo belo artigo!!

[4] Comentário enviado por mascote24 em 01/05/2006 - 08:24h

Obrigado pelos comentários, porém quero deixar claro que não é de minha autoria, assumo a iniciativa de divulgá-lo para os colegas mas os créditos da autoria são do Fábio Telles http://tellesr.multiply.com

[5] Comentário enviado por agk em 03/05/2006 - 08:18h

Grande artigo, realmente mereceu ser publicado, apesar da politica do VOL de nao aceitar artigos de terceiros.

[6] Comentário enviado por Gilmar_GNU/Slack em 07/01/2008 - 12:19h

Que bom que achei um Artigo que fale sobre o mundo cyber e sobre o sistema linux .!
otimo , bem interessante !
Espero que todos aqueles que compartilham deste mundo tbm, aprendam algo que vale a pena !
Mesmo que não seja de autoria propria ja é de um bom grado por nos deixar informados !
Obrigados aqueles que se interessam pelo munco cyberneticco e que aqueles que querem aprender mais sobre esse mundo cheio de informações..
Conhecimento cientifico não é crime !

Viva o sistema Linux!

Mestre_gaara: Distribuição Backtrack Linux!

Sistema Linux para sempre e que aconteçam, mais ataques para aqueles que merecem..
Pois neste mindo aqueles que tem conhecimento sempre são aqueles que sobrevivem !


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts