Breve conceito sobre detecção de intrusos e anomalias. Aqui estarei mostrando um pouco dos meus conhecimentos sobre IDS, NIDS e HIDS. Também faremos uma instalação do Snort com BASE para colocarmos na prática o conhecimento adquirido. Testado em Debian.
O Snort é um sistema de detecção de intruso que é capaz de executar registros dos pacotes e a análise do tráfego de uma rede em tempo real, ele consegue executar análise do protocolo, ele faz combinações que pode detectar uma variedade de ataques e probabilidades, como port scan, ataques CGI, ataques pelo Samba (smb) e vários outros.
O sistema também pode ser utilizado para finalidades de uma análise de tentativa de ataque no momento em que elas estão ocorrendo, ele pode ser trabalhado com outro software para ter uma interface visual de simples visualização, um exemplo é trabalho o Snort com o (BASE) Basic Analysis and Security Engine. O Snort suporta ainda um scaneamento da rede com um antivírus como o Amavis e ele trabalha na camada de rede 3 e 4, e com isto é possível ele ter uma observação histórica dos possíveis ataques a rede.
Abaixo imagem de um IDS em funcionamento, basicamente ele tem três placas de rede que serão o scanner das redes externa e interna (setas vermelhas), ele é ligado em um HUB que filtra todas as entradas e saídas da rede para verificar a existência de algum protocolo ou requisição maliciosas.
[1] Comentário enviado por y2h4ck em 09/05/2007 - 10:36h
Achei uma falha de segurança no seu artigo :)
Database Name: snort
Database Host: localhost
Database Port: deixe em branco!
Database User Name: root
Database Password: senhaMysql
Criem um usuário 'snort' por exemplo para ter acesso somente à database que o snort vai utilizar, assim evita-se problemas de segurança com o MySQL é a interface do Snort :)
[2] Comentário enviado por evertongodoi em 09/05/2007 - 10:46h
Opa certeza, realmente o correto é ser feito com o user snort ou qual o usaurio estiver afim de fazer, eu coloquei o user root mesmo pois considerei que o snort iria trabalhar em um server sozinho na rede mas o correto realmente é utilizar um usuario diferente, mas para fazer isso é bem simples para o pessoal aqui da comunidade que nao sabe abaixo segue uma forma de ser feito:
1. Criar as base de dados no MySQL
# mysql -u root -p
mysql> create database snort;
2. Vamos criar um usuário/senha para o snort no banco:
mysql> grant CREATE, INSERT, SELECT, DELETE, UPDATE on snort.* to snort;
mysql> SET PASSWORD FOR snort@localhost=PASSWORD('senhaSnortMysql');
mysql> exit
[5] Comentário enviado por aroldobossoni em 08/07/2009 - 16:37h
Minha duvida é sobre o desempenho.
Tenho um K6 II 500 com 512 de RAM que atualmente só roda o um firewall iptables e gostaria de adicionar o snort nela também. Porem estou com receio da maquina ñ aguentar o iptables, snort, mysql e o BASE na mesma maquina
Até pensei de rodar o MySQL em um outro servidor esse outro servidor é um WIN 2003.
[6] Comentário enviado por alexsandroe em 06/06/2012 - 00:43h
Minha dúvida é a seguinte, realizei todos os passos com sucesso, porém,quando tento forçar uma conexão com ssh por exemplo,o serviço não realiza nenhum tipo de alerta, caso possa me ajudar a encontrar aonde estou falhando, agradeço.