Dicas para aprender programação

Neste artigo você vai aprender algumas dicas básicas que costumo usar com meus "discípulos" quando quero ensinar programação para alguém via internet.

[ Hits: 6.334 ]

Por: Samuel Leonardo em 21/08/2020


Dica 2: se não sabe mais o que fazer, apenas escreva os passos.



Muitas vezes um problema de programação só está mal compreendido, e no caso para entender melhor você deve fazer algumas perguntas:

1. Pergunte a si mesmo "O que fazer?" e não "Como fazer?"

Nessa dica perguntar "Como fazer tal programa?" é pior do que perguntar "O que fazer neste programa?". Percebeu a diferença? Quando você usa "O que fazer" ao invés de "Como fazer", você passa a ser mais objetivo e direcionado para a solução do problema em questão.

Vamos supor que você tenha o vetor:

int vetor[] = {1, 2, 3, 2, 3, 5, 4};

O possível problema para fazer pode ser:

Ordene este vetor do menor para o maior.

Então, se você perguntar a si mesmo "Como fazer para ordenar este vetor?" pode dar tantas possibilidades que você será incapaz de usar uma delas. Mas se você perguntar "O que fazer para ordenar este vetor?", então você poderia pensar melhor num algoritmo (passo a passo) de como fazer para ordenar este vetor especificamente:

1. Pegar o terceiro número (3) e o quarto numero (2).

2. Inverter a posição dos dois números.

3. Pegar o sexto número (5) e o sétimo número (4).

4. Inverter a posição dos dois números.

Se você observar bem, este algoritmo serve apenas para este vetor em particular. Mas se você olhar de forma mais genérica, poderá ver que este algoritmo pode ser transformado em algo que pode ser reaproveitado para qualquer vetor:

//passos 1 e 3 são o mesmo que: 1. Vá do primeiro ao penúltimo, chame de índice i. 1.1. Vá do i + 1 ao último, chame de índice j. 1.1.2. Se o número no índice i for maior que o número no índice j.

//passos 2 e 5 são o mesmo que 1.1.2.1. Pegue o número no índice i, salve numa variável auxiliar chamada aux. 1.1.2.2. Faça o número no índice i igual ao número no índice j. 1.1.2.3. Faça o número no índice j igual à variável auxiliar aux.

2. Continue percorrendo o vetor até a conclusão do passos 1 e 2.

Esse algoritmo acima é o famoso algoritmo da bolha.

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Páginas do artigo
   1. Dica 1: INPUT/OUTPUT - primeiro decorar, depois aprender
   2. Dica 2: se não sabe mais o que fazer, apenas escreva os passos.
   3. Dica 3: aprenda algoritmos ou lógica de programação, mas use uma linguagem de programação
   4. Dica 4: identifique primeiro os blocos do programa: entrada, processamento e saída
   5. Dica 5: faça amigos pela internet e/ou ajude pessoas com o que você sabe
   6. Dica 6 - Aumente sua autodisciplina
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Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 21/08/2020 - 12:52h

O bom filho à casa torna! Em grande estilo, ótimo artigo.

[2] Comentário enviado por SamL em 21/08/2020 - 17:54h


[1] Comentário enviado por fabio em 21/08/2020 - 12:52h

O bom filho à casa torna! Em grande estilo, ótimo artigo.


"Eu cheguei em frente ao portão... eu voltei..."
hahaha eae Fábio, como vai indo as coisas aqui?

[3] Comentário enviado por maurixnovatrento em 21/08/2020 - 21:42h


Muito bom artigo.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[4] Comentário enviado por removido em 01/09/2020 - 01:05h

Excelente artigo,dei positivo para o mesmo.


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