Ramo da criptologia que consiste, não em fazer com que uma mensagem seja ininteligível, mas em camuflá-la, mascarando a sua presença. Contrário a criptografia, que procura esconder a informação da mensagem, a esteganografia procura esconder a existência da mensagem.
O objetivo não é esconder uma mensagem, mas sim fazê-la de tal forma que seja impossível provar que a imagem contenha uma mensagem. A uma baixa taxa de inserção (5%) e sem o arquivo original não é possível uma análise eficaz. A medida que a taxa de inserção aumenta mais de 15%, fica mais evidente a mudança na imagem, ficando consideravelmente visível a alteração na imagem.
Posto aqui as imagens que usei para o exemplo;
Imagem original:
Imagem com a mensagem camuflada:
Conclusão
Foquei o artigo em jphide e jpseek, sendo que esses dois foram os que eu achei mais simples de usar, mas existem outros como o Camaleão, Tatu e outros.
Este artigo foi baseado em documentos encontrados na rede, deixo aqui mais sites que possuem material para um estudo mais aprofundado.
[2] Comentário enviado por hccelo em 05/09/2006 - 10:05h
legal, usava isso há tempos no windows... tinha uma pagina q eu baixava albuns de mp3 inteiros, só q ao invés de baixar um .zip eu baixava um .jpg... uma foto e usava um programa q fazia esse mesmo processo para retirar as mp3, era engraçado baixar uma foto de 50 megas... hahahaha
tinha até me esquecido desse lance... valeu!
[3] Comentário enviado por tpramos em 05/09/2006 - 10:13h
Muito interessante esse artigo..Parabéns... Pra quem sabe usar pode burlar qualquer sistema de controle de conteudo imposto por empresas.. heheh eu mesmo faço issu aqui onde trabalho ainda bem que os usuarios mortais ainda naum ouviram falar nissu senaum ia dificultar a minha vida.. pois creio que issu naum altere o MIME do arquivo que vai ser classificado como uma imagem...Ai passa batido
[5] Comentário enviado por feraf em 05/09/2006 - 13:40h
Existia antigamente um programa que permitia escrever após o final do arquivo (um bit especial que marca o final do arquivo, EOF). Esse programa camuflava arquivos dentro de imagens, sendo que era usado para fazer upload de filmes e jogos para servidores que só aceitam imagens. Pelo visto, como no seu exemplo a imagem em si não foi alterada, imagino que seja um método semelhante.
[10] Comentário enviado por arcanj0 em 06/09/2006 - 08:51h
Uilian,
Muito interessante seu artigo.
Só corrigindo uma coisinha, você disse que é relativamente novo o assunto. Não está correta esta afirmação, pois a mesma era usada a muitas centenas de anos atrás (O primeiro uso foi confirmado no século V antes de Cristo).