Venho mostrar como é de grande valia, você mesmo ter o poder sobre o GRUB 2, podendo fazer a edição que quiser, sem deixar com linhas duplicadas e sem grande escrita. Tendo, assim, um menu limpo e elegante.
Agora, para finalizarmos (salvar e carregar o menu no boot), temos que dar poder de execução a esse arquivo e atualizar o GRUB 2 para a mudança ser gravada no grub.cfg.
Execute os comandos:
# chmod +x 40_custom
# update-grub
Para ter uma prévia de como estará o menu do GRUB, rode o comando a seguir e verás como aparecerá o menu acrescentado:
Nas atualizações de kernel do Debian, voltar ao modo executável do arquivo 10_linux (sudo chmod +x /etc/grub.d/10_linux) para que a alteração seja incluída no grub.cfg.
O mesmo se aplica para o arquivo 30_os-prober na troca de Windows ou outro GNU/Linux. Lembrar de retirar novamente o modo executável (sudo chmod -x...) após as alterações feitas; o arquivo 40_custom pode permanecer o mesmo, se não houver mudança nas partições.
Depois de toda e qualquer alteração, é preciso executar: update-grub
É isso. Dependo do que quer, pode deixar ele do seu jeito.
[3] Comentário enviado por mcnd2 em 26/02/2014 - 18:52h
@costapha, só quem entende de scripts poderá opinar sobre, mais uma coisa é certa, se tem como, deve dar um trabalhinho, rS!
@eabreu, quase a mesma referência, e como tentei ser breve saiu essas palavras. No caso quando disse que "onde se encontra o sistema instalado", foi a mesma intenção de chamar os arquivos que na partição estão, sendo eles lidos para subir o sistema.
[9] Comentário enviado por mcnd2 em 28/02/2014 - 21:19h
Fala @maran, tranquilidade? Tá meio sumido brother!
Com certeza é bom saber fazer na mão grande, pois como é de grande importância o gerenciamento do boot loader assim podendo iniciar o sistema desejado arrumando do seu jeito e não dependendo do sistema para isso.
[10] Comentário enviado por maran em 28/02/2014 - 21:50h
@mcnd2
É igual aquela camiseta brother mv social.life /dev/null
Tava complicado muito trampo, mais estou voltando pra comunidade,
espero que em breve possa já estar contribuindo com algumas coisas novas que aprendi desde o principio : )
Isso ai já faz algum tempo que venho acompanhando os artigos da galera antiga e os seus o nível técnico vem aumentado frequentemente.
Parabéns brother !
[13] Comentário enviado por pguarnierr em 27/04/2016 - 09:18h
Olá!
Gostei do tutorial!
Com base nele eu tentei resolver meu problema. Tenho dois sistemas instaldos, Ubuntu ( em sda1 )e Windows 7 ( em sda2 ), e ao formatar o Ubuntu por causa de um probelma que deu, não entrava mais o Windows. Apesar de ter só esses dois sistemas, tentei adaptar seu tutorial para o meu caso. Mas não sei se tá certo. Eu elaborei as seguintes entradas no arquivo 40_custom:
## Entrada para Ubuntu
menuentry "Ubuntu 14" --class gnu-linux --class gnu --class os {
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(/dev/sda,msdos1)'
search --no-floppy --fs-uuid --set=root 59e2676f-ccc1-4a1a-9469-1be120bdef8b
linux /boot/vmlinuz-3.16.0-30-generic root=UUID=59e2676f-ccc1-4a1a-9469-1be120bdef8b ro quiet acpi_osi=linux
acpi_backlight=vendor splash
initrd /boot/initrd.img-3.16.0-30-generic
}
## Entrada para Windows em /dev/sda2
menuentry "Windows 7" --class windows --class os {
insmod part_msdos
insmod ntfs
set root
search --no-floppy --fs-uuid --set=root 6543D5821B566ECE
chainloader +1
}
Note que eu modifiquei as UUID das partições e para o meu caso.
O que me deixou em dúvida são os arquivos vmlinux e o initdr.img, pois no meu terminal listou vários arquivos desses, eu não sabia o qual eu ia escolher, não tinha nenhum igual aos descritos pelo seu tutorial. E também fiquei em dúvida com o final "ro quiet acpi_osi=linux", copiei como está ali, mas em todo sistema que eu vejo, essa expressão muda de pc para pc.
Agora eu vi que ficou faltando colocar em "set root" (/dev/sda,msdos2) da entrada para Windows, eu vi agora que tinha que colocar, na parte onde era para copiar os códigos não havia.
Vamos ao resultado:
Apareceu o GRUB na inicialização com os dois sitemas descritos, o que já é bom. Ao selecionar o Windows, não entra, cai em um aviso de erro, mas numa tela roxa, não preta. O Ubuntu entra normalmente. Depois verei se é por causa do complemento que ficou faltando em "set root".
[14] Comentário enviado por pguarnierr em 28/04/2016 - 09:21h
Deu certo agora! Eu não tinha percebido, mas sem querer eu copiei a string UUID da partição spa3, ao invés da partição spa2. Eu corrigi ali e agora ao selecionar a entrada Windows também entra!
Incrível esse tutorial!