Um gerenciador de pacotes é uma ferramenta utilizada para instalação, remoção e atualização de programas. Normalmente são encontrados em sistemas GNU/Linux, tendo em vista que tais sistemas consistem de milhares de pacotes distintos. Este artigo disserta sobre os principais gerenciadores de pacotes existentes no mundo GNU/Linux.
Gerenciador de pacotes é uma coleção de ferramentas que nos permite instalar, atualizar, configurar e remover pacotes de um sistema operacional de forma simplificada e consistente. É tipicamente usado em sistemas operacionais GNU/Linux.
O gerenciador de pacotes, modernos, obtém os pacotes de software de repositórios (servidores online, CDs, DVDs, etc), resolve as dependências e os instala no seu sistema. O gerenciador de pacotes também facilita a remoção de pacotes ou a atualização dos mesmos. O número de pacotes disponíveis para instalação depende de quais repositórios você tem adicionado ao sistema.
Sistemas de gerenciamento de pacotes ficam incumbidos da tarefa de organizar todos os pacotes instalados no sistema. Funções típicas de um gerenciador de pacotes são:
Verificar checksum para ter certeza de que o pacote foi baixado sem erros;
Verificar a assinatura digital para autenticar a origem dos pacotes;
Atualizar um sistema e corrigir bugs (principalmente erros de segurança);
Agrupar pacotes de acordo com suas funcionalidades para reduzir confusões;
Gerir dependências para ter certeza de que um pacote só será instalado se todas as suas dependências também estiverem, o que resolveu o problema conhecido como Inferno de dependências.
Nesta apresentação não demonstraremos gerenciadores de pacotes em modo gráfico, tendo em vista que são muito intuitivos.
[5] Comentário enviado por thiagocantero em 18/09/2015 - 22:21h
Grande Gilmar!
Parabéns por seu artigo, concordo com os colegas acima!Um dos mais completos artigos sobre Gerenciamento de Pacotes no VOL!
Meus parabéns amigo!Obrigado pelo conhecimento compartilhado!
Fique com Deus, forte abraço!
Thiago Cantero.
[8] Comentário enviado por albfneto em 21/09/2015 - 16:13h
Favoritado.
De fato Portage e Entropy são de uso mais restrito.
apenas algumas poucas distros os usam.
o artigo é excelente! Parabéns!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: [i] Sabayon, Gentoo, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva[/i].