Nascido do
Yellow Dog Updater (YUP), o YUM é o gerenciador de pacotes dos sistemas baseados no Red Hat, e usa pacotes RPM. Ele se tornou o gerenciador de pacotes padrão do Red Hat Enterprise
Linux 5. A modularidade é um dos principais recursos do YUM. Novos recursos podem ser adicionados ao YUM por meio de plugins e do pacote yum-utils.
Há quem critique, afirmando que o YUM não é uma ferramenta suficientemente integrada, e que o desempenho e a maturidade dos módulos varia. O fato é que sua ampla adoção atesta a boa qualidade desse sistema de gerenciamento de pacotes. Há tempos a Red Hat oferece um serviço de assinatura, a RHN (Red Hat Networks), que fornece atualizações e patches . A assinatura é um serviço importante para o plano de negócios da Red Hat, e por isso ela não dedicou muito tempo ao desenvolvimento de um serviço de gerenciamento de pacotes para não assinantes. Assim, o YUM foi desenvolvido por terceiros, antes de ser adotado pela Red Hat. O RPM é o gerenciador de pacotes tradicional da Red Hat, sucedido pelo up2date e agora substituído pelo YUM.
É um gerenciador de pacotes de arquivos similar ao APT que lida automaticamente com dependências computando-as e resolvendo o que deve ser feito para tratá-las.
O Yum faz o download do pacote especificado de algum repositório. Possui um simples arquivo de configuração. Faz um cálculo eficaz das dependências.
Como o yum sabe de onde fazer download? O ponto de partida é o diretório /etc/yum.repos.d/, que normalmente contém vários arquivos repo. Esse é o local padrão para repositórios, mas outros locais podem ser especificados no arquivo de configuração do YUM, que normalmente é o /etc/yum.conf.
O comando Yum possui várias sintaxes diferentes que iram te ajudar a manipular seus pacotes de software. Vamos conhecer algumas destas sintaxes:
yum install nome_do_pacote
Instalar um pacote. Durante a instalação podem ser pedidas confirmações se você desejar realizar a instalação do pacote dependente. Assim, você terá que apertar a tecla "y" de seu teclado seguido de "Enter" para que a instalação continue. Se você desejar pode adicionar um "-y" ao final do comando, informando assim ao yum que está de acordo com toda a instalação a ser realizada. Mas cuidado, só faça isso se você tiver certeza do pacote a ser instalado.
# yum remove NOME_DO_PACOTE
Este comando remove o pacote desejado.
# yum update
Através deste comando uma lista de todas as atualizações possíveis serem realizadas será exibida a você e sugere as instalação. Caso deseje você pode automaticamente o comando autorizado todas as instalações disponíveis, incluindo a "-y". Ex: yum update -y
# yum check-update
Será feita uma verificação se existe alguma atualização disponível para instalação.
# yum list
Através deste comando você poderá obter várias informações sobre o pacote disponível. Ele possui alguns parâmetros adicionais que são:
# yum list available #lista todos os pacotes que podem ser instalados;
# yum list updates #lista todos os pacotes que podem ser atualizados;
# yum list installed #lista todos os pacotes que estão instalados em seu sistema;
# yum list extras #lista todos os pacotes instalados no seu sistema que não estão disponíveis nos repositórios listados pelo YUM no arquivo de configuração;
# yum list obsoletes #lista os pacotes instalados no sistema que estão obsoletos em algum repositório do YUM.
# yum search PALAVRA_CHAVE
Através do search você pode localizar um pacote instalado em seu sistema utilizando uma palavra chave. O Yum irá localizar e listar para você todos os pacotes que possuam a palavra chave na descrição, sumário, nome do pacote ou em qualquer outro campo de informação da lista de pacotes RPM dos repositórios instalados em seu sistema. Este recurso é muito utilizado para poder localizar, pacotes onde nem sempre o nome é o mesmo do que você deseja. Exemplo do search:
# yum search am
Irá listas todos os pacotes que começam com "am", como o "amsn".
# yum info NOME_DO_PACOTE
Este é usado para listar todas as informações disponíveis no pacote desejado.
# yum deplist NOME_DO_PACOTE
Este comando é usado para produzir uma lista de todas as dependências e quais pacotes necessários dependentes de um determinado pacote.
# yum repolist
Este comando mostra uma lista de repositórios configurados em seu sistema. Por padrão é listado todos os pacotes ATIVOS. Digite
yum repolist all para listar os pacotes ATIVADOS e DESATIVADOS.
# yum --help
Menu de ajuda do Yum que irá te trazer informações primordiais para sua utilização.
Plugins para Yum
Yum-Presto: acelera o processamento e download dos pacote, fazendo o download da diferença entre o pacote novo e o pacote antigo. Para instala-lo, execute:
# yum install yum-presto
Fastest Mirror Plugin: através deste plugin, será buscado o espelho mais rápido para o download do pacote em questão. Para instalá-lo, execute:
# yum install yum-fastestmirror
Security Plugin: pesquisa e instala atualizações referente a segurança. É útil para servidores em modo de produção, evitando possíveis problemas de segurança. Para instalá-lo, execute:
# yum install yum-security
Para aplicar, digite:
# yum --security update
Allowdowngrade: por padrão, o Yum apenas realizar upgrade dos pacotes existentes no sistema. Mas através deste plugin você poderá realizar downgrade, retornar o seu pacote a uma versão anterior. Para instalá-lo, execute:
# yum install yum-allowdowngrade
Para aplicar, digite:
# yum update --allow-downgrade
Você pode desativar este plugin, alterando a opção ativada no arquivo:
# vi /etc/yum/pluginconf.d/allowdowngrade.conf
Download Order: através deste plugin, todos os pacotes a serem baixados serão feitos de forma decrescente de tamanho, ou seja, dos maiores para os menores. Para instala-lo, execute:
# yum install yum-plugin-download-order
LangPack: plugin que faz com que o Yum identifique o idioma configurado no sistema no momento e realize o download dos pacotes no mesmo idioma do sistema. Para instala-lo, execute:
# yum install yum-langpacks