Agora que testei a distribuição e a instalei no HD, estou pronto para usá-la. Mas espera um pouco... esta distro não tem os programas que gosto de usar. O que fazer?
[ Hits: 25.812 ]
Por: Bruno de Jesus Barreira Pereira em 09/07/2008
Uma pergunta que sempre surge é se mesmo com as ferramentas de instalação de programas da distribuição eu posso instalar manualmente utilizando a boa e velha combinação "configure && make && make install". Nesta distribuição esta combinação é substituída pelos scripts PrepareProgram, SandboxInstall e SymlinkProgram respectivamente.
O primeiro script, PrepareProgram faz os primeiros preparativos: ele cria um subdiretório com o nome do programa dentro do diretório Programs e faz com que as devidas configurações objetivem a árvore de diretórios da distribuição, tais como definir para onde no diretório do programa, rodar o configure com algumas opções. Sua sintaxe é a seguinte:
Após rodar o script configure do programa, digite na linha de comando:
$ SandboxInstall Inkscape 0.46
Após fazer a compilação e a instalação do Inkscape no diretório apropriado, digite:
$ SymlinkProgram Inkscape 0.46
Após isso você tem o inkscape compilado e instalado no seu computador.
Você deve ter notado que digitei PrepareProgram 2 vezes, uma com o parâmetro -t e outra sem esse parâmetro.
Por quê? Após observar os procedimentos para instalação através destes scripts, vi que o diretório do programa não era criado sob /Programs, e toda vez que rodava o script SandboxInstall, ele não achava o diretório de destino. O parâmetro -t induz script PrepareProgram a construir o caminho <Programa>/<Versão> dentro do diretório /Programs, sem rodar o script configure. Com esta dica, tenha em mente que toda vez que você compilar manualmente seus programas no GoboLinux você tem que rodar PrepareProgram duas vezes: uma com o parâmetro -t, para criar o diretório do programa, e outra de forma normal.
Observe também que a checagem de dependência nesta forma de instalação deverá ser feita pelo usuário, assim como em qualquer instalação manual realizada nas outras distribuições.
[1] Comentário enviado por SithX em 09/07/2008 - 19:11h
opa, bacana os artigos. só um detalhe:
na compilação manual, o procedimento correto é executar o "PrepareProgram" (equivalente ao "./configure"), depois executar o bom e velho "make", depois executar o "SandboxInstall" (equivalente ao "make install"), e por fim, o SymlinkProgram, que é um passo adicional comparado à instalação tradicional.
[3] Comentário enviado por brunojbpereira em 09/07/2008 - 21:46h
hum... valeu pelo toque, SithX... não tinha analisado este detalhe antes pelo fato de quando eu digitava o comando "SandboxInstall" ele fazia de tabela o "make" e o "make install"
[5] Comentário enviado por sithx em 10/07/2008 - 08:34h
humm, o SandboxInstall roda o make também? falha minha então!
é que se nao me engano, na documentação deles (wiki), o procedimento que eles mandam fazer é rodar o "make" antes do SandboxInstall, então na verdade nunca testei rodá-lo sem fazer isso =D
[7] Comentário enviado por brunojbpereira em 07/01/2009 - 13:00h
Fala, duca.luz... beleza?
Também tive dificuldade para usar o firefox em português no gobolinux.
O único meio que consegui é utilizando o pacote binário que está disponível no site do firefox, eu o descopactei na minha pasta de usuário e usava desta forma.
Infelizmente não tive como estudar a respeito para poder instalar o firefox pt-BR na distribuição obedecendo os scripts de instalação, pois voltei a instalar o slackware no meu computador. Voltarei a usar a distro para estudar mais coisas, pois é uma distro muito interessante. :)