Agora que testei a distribuição e a instalei no HD, estou pronto para usá-la. Mas espera um pouco... esta distro não tem os programas que gosto de usar. O que fazer?
[ Hits: 25.800 ]
Por: Bruno de Jesus Barreira Pereira em 09/07/2008
Você em um dado momento pode ter percebido que alguns programas não lhe são úteis ou aquela versão que você instalou recentemente não atende aos seus propósitos. Você quer removê-lo, mas o GoboLinux não tem um desinstalador. Os criadores optaram por uma maneira muito simples de fazer isso.
Você simplesmente remove todo o diretório do programa que não quer mais.
Digite na linha de comando:
$ rm -fr /Programs/<Nome>/<Versão>
No caso de um mesmo programa conter duas versões diferentes, você pode habilitar a versão antiga do mesmo programa digitando:
$ SymlinkProgram <NomePrograma> <Versão>
Para manter seu sistema livre de links quebrados, você pode digitar:
$ find /System/Links | RemoveBroken
Se preferir, pode fazer os dois trabalhos de remoção de programas e remoção de links quebrados utilizando o script RemoveProgram:
$ RemoveProgram <programa> <versão>
Por exemplo, resolvi baixar e instalar a nova versão do aMSN que saiu, a 0.97.1. Após ter instalado e testado, me convenci que não precisaria mais da versão antiga.
[1] Comentário enviado por SithX em 09/07/2008 - 19:11h
opa, bacana os artigos. só um detalhe:
na compilação manual, o procedimento correto é executar o "PrepareProgram" (equivalente ao "./configure"), depois executar o bom e velho "make", depois executar o "SandboxInstall" (equivalente ao "make install"), e por fim, o SymlinkProgram, que é um passo adicional comparado à instalação tradicional.
[3] Comentário enviado por brunojbpereira em 09/07/2008 - 21:46h
hum... valeu pelo toque, SithX... não tinha analisado este detalhe antes pelo fato de quando eu digitava o comando "SandboxInstall" ele fazia de tabela o "make" e o "make install"
[5] Comentário enviado por sithx em 10/07/2008 - 08:34h
humm, o SandboxInstall roda o make também? falha minha então!
é que se nao me engano, na documentação deles (wiki), o procedimento que eles mandam fazer é rodar o "make" antes do SandboxInstall, então na verdade nunca testei rodá-lo sem fazer isso =D
[7] Comentário enviado por brunojbpereira em 07/01/2009 - 13:00h
Fala, duca.luz... beleza?
Também tive dificuldade para usar o firefox em português no gobolinux.
O único meio que consegui é utilizando o pacote binário que está disponível no site do firefox, eu o descopactei na minha pasta de usuário e usava desta forma.
Infelizmente não tive como estudar a respeito para poder instalar o firefox pt-BR na distribuição obedecendo os scripts de instalação, pois voltei a instalar o slackware no meu computador. Voltarei a usar a distro para estudar mais coisas, pois é uma distro muito interessante. :)