Uma vez resumidos alguns dos meios publicitários, muitos destes necessários, para aqueles que já leram o artigo indicado ou sabem um pouco sobre o
Google AdSense, a pergunta que faço é o seguinte, vale a pena trocar a informação do seu portal em detrimento a exibir anúncios publicitários, ganhando $$ com cada clique?
Vejamos um exemplo...
Se o pessoal da área de usabilidade/acessibilidade analisasse este site, a primeira conclusão seria a informação não se encontra organizada nem pela estrutura, nem pela relevância.
Mas não é preciso sermos especialistas para vermos como as publicidades desfocam a notícia em causa e ainda coloca os comentários muito mais além...
O problema então não está no Google AdSense, aliás tanto a idéia como a aplicação é ótima e rende uns trocados, que até dá para custear a hospedagem do site em projetos como VOL. O problema está na utilização abusiva ou excessiva, que aplicado a várias seções do site, mexe com a estrutura do site a nível das informações que são ou não importantes aparecerem no sítio certo, e ainda misturado com anúncios publicitários.
Imaginem o que seria ler um "livro" onde temos de parar num parágrafo, ler um anúncio, continuar a leitura... ou ainda ficar a procura da continuação uma vez que outro pedaço é despropositadamente colocada em baixo ou noutra página.
Não fará muito mais lógica ter estes anúncios organizados e separados do conteúdo principal ou mais relevante pelo qual o utilizador acedeu para ver??
São vários os exemplos menos bons que podemos encontrar, aqui mesmo no VOL quando o código que gera publicidade falha, vemos dentro de uma secção de um artigo ficar meio desestruturado (não tenho printscreen que o prove).
Na imagem abaixo podemos ver o anúncio ao lado do artigo, daí eu pergunto, vale a pena??
De certo que muitos responderão (criticar esta afirmação), mas não podemos negar que a organização de um site conta muito e que tal como os SPAMs ou POP-UPs a utilização desenfreada dos anúncios do Google em qualquer parte (esta é a questão) não favorecem ao utilizador que visita o site.
Solução
A solução deste problema, aparentemente simples, passa pela utilização correta que varia de acordo com a estrutura de cada site e da escolha da forma como o anúncio deverá ser apresentado, por exemplo:
- Anúncios na vertical - utilizado no menu lateral (tal como aqui no VOL);
- Anúncios na horizontal - em número menor que na vertical, evitando colocar no meio de um conteúdo (ex.: artigos ou notícias);
- Anúncios em formato de imagens - as imagens são bastantes apelativas (do ponto de vista de marketing), mas a nível do utilizador distrai e pode causar uma descontextualização desnecessária quando confundida, como se pertencesse ao conteúdo em causa.
De um modo geral a aplicação, desde que não atrapalhe a estrutura do site é bem-vindo, e como disse, rende um belo de um trocado... só não ganhe trocado em troca de monte de crítica sobre o seu site, confuso, demasiado publicitário etc.
Assim sugiro que utilizemos o Google AdSense, mas respeitemos o utilizador, razão de existência do nosso site.