Grande dificuldade tanto para rodar distros em modo LIVE como para instalar Linux em Sony Vaio PCG6131L / VPCEA24FM

Apresento aqui a descrição do que consegui e dos problemas enfrentados para rodar e instalar alguma distribuição Linux em Notebook Sony Vaio que com 15 anos de idade ainda apresenta excelente rendimento e bateria também em funcionamento.

[ Hits: 1.651 ]

Por: j g meinhardt em 07/04/2025


Surpresa no boot com o SSD em tandem com o HDD.



Ao fazer o boot com o segundo drive instalado, ocorreu a mágica. A instalação anteriormente feita no notebook Intelbras i-680 com Ubuntu e Linux Mint 20.2 MATE, partiu direto sem precisar de cheatcodes para rodar comprovando a possibilidade de rodar com excelente desempenho tanto Ubuntu como Linux Mint.

As duas instalações no SSD tinham funcionamento e performance excelente, porém a outra instalação do LMDE-6 no HDD continuava com o mesmo problema, sem conseguir completar a primeira reinicialização após a instalação. Com o sucesso da instalação do SSD em conjunto com o HDD, procurei melhorar a organização geral das partições já que o LMDE-6 não tinha raiz e /home em partições separadas.

Desde a ultima instalação optando pela alternativa automatizada do LMDE, encolhi o tamanho da partição de 500gb no HDD para 430gb deixando espaço livre para tentar instalar alguma outra distribuição para testes. No SSD de 120gb, alterei as dimensões das 3 partições existentes (duas, uma com raiz do Linux Mint e a outra com raiz do Ubuntu) e eliminei a terceira para criar outra para tentar instalar o LMDE-6, agora no SSD e com isto conseguir performance ainda melhor aproveitando a alta velocidade de leitura e escrita do SSD, desta maneira as duas ou eventualmente 3 distros ficariam com raiz no SSD e /home na partição de aproximadamente 430gb localizada no antigo HDD. Antes de partir para o redimensionamento das partições deixando as raízes de distros (/) no SSD e as partições /home todas no HDD, parti para a correção do boot da instalação do LMDE-6 pela edição do arquivo /etc/default/grub onde fiz a substituição do cheatcode "quiet splash", pelos 4 que permitiram o boot e instalação do LMDE: "noapic", "noacpi", "nomodeset" e "nosplash".

Como estava rodando Linux a partir do Linux Mint instalado no SSD, montei a partição onde o LMDE-6 estava instalado para editar as linhas necessárias do boot do GRUB. Para conseguir isto, segui as tradicionais dicas para recuperação do GRUB e também fiz a instalação do GRUB na partição raiz do LMDE-6. Desta vez funcionou e a instalação permitiu o boot.

Outra surpresa agradável ocorrida nesta fase de reorganização das partições para operar com raiz no SSD e /home no HDD foi que, usando um drive de DVD externo com cabo USB, novamente inserindo os 4 cheatcodes acima, consegui rodar e instalar a ISO do Debian 9.5 LIVE, coisa que não foi possível com a versão mais recente 12.9.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Razões para tentar rodar ou instalar Linux em máquina tão antiga.
   2. Tentando rodar distros LIVE a partir de pendrive com multiplas imagens ISO e também com pendrives devidamente preparados para ISOs individuais
   3. Surpresa no boot com o SSD em tandem com o HDD.
   4. Como foi a ajuda do Co-pilot da Microsoft na solução do problema de reinicialização do LMDE-6?
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor

Sugestões sobre distros Linux e particionamento de HD

MetaTrader 5 facilita instalação em Linux

Usando Linux para operar plataformas de análise gráfica na Bovespa (B3)

Quando seria mais conveniente usar wvdial no terminal para conexões 3G ou EDGE?

Instalando sidux em pendrive para usar como "Canivete Suíço"

Leitura recomendada

Firmware dd-wrt em Linksys WRT54G

Instalando a placa wireless realtek 8187B no Debian e derivados

Instalando drivers no Linux: Placa wireless Atheros para notebooks

Configurando modem PCTel PCI no Linux

Recuperando seus dados com o "truque da geladeira"

  
Comentários
[1] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 07/04/2025 - 16:35h

Entusiasmado com a performance do Vaio com Linux LMDE 6, encomendei um pente de memória SIMM PC3 de 8GB aproveitando oferta da Kboom e que deve chegar ainda esta semana.

[2] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 06:09h

Seu erro é que o hdd está sendo particionado em MBR e vc está configurando a partição como EFI.

[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 08/04/2025 - 11:12h


[2] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 06:09h

Seu erro é que o hdd está sendo particionado em MBR e vc está configurando a partição como EFI.


Esta foi exatamente a primeira suspeita que tive, para corrigir o erro ao não completar a re-inicialização após a instalação sem erros. Por esta mesma razão, na segunda tentativa, optei por deixar por conta do instalador automático, todo o processo. Efetivamente, a instalação automática do LMDE 6, particionou o HDD em modo EFI. Pude confirmar isto ao abrir o particionador Gparted, após a conclusão da instalação porém antes de comandar a re-inicialização. Mesmo assim, o mesmo erro (impossibilidade de inicialização) voltou a ocorrer.

[4] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 11:49h


Então, é que o gpt na verdade não é a partição, mas é o volume, mas vc tem que chamar eliminar a partições, mas eliminar o volume do disco é aí criar um novo volume que nesse caso ele vai perguntar se vc quer gpt ou msdos, aí vc coloca Msdos pra só então criar as partições

[5] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 11:57h


E dois adendos, na época lembrei agora era mais usado o lilo ao invés do Grub 3 o segundo adendo, se quiser experimentar uma distribuição leve testa o Bodhi Linux, baseado no Ubuntu consegui aproveitar um netbook lembra disso? Não era bom nem novo processador Atom de 2005 que perdia pro Celeron e 2 giga de memória

[6] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 08/04/2025 - 12:45h


[5] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 11:57h


E dois adendos, na época lembrei agora era mais usado o lilo ao invés do Grub 3 o segundo adendo, se quiser experimentar uma distribuição leve testa o Bodhi Linux, baseado no Ubuntu consegui aproveitar um netbook lembra disso? Não era bom nem novo processador Atom de 2005 que perdia pro Celeron e 2 giga de memória


Vou esperar chegar o pente de memória de 8GB para depois tentar reinstalar e reorganizar os particionamentos do SSD e do HDD, deixando o SSD (120GB) com 3 partições para raiz (/) de distros Linux e o HDD de 500GB para as respectivas /home.

[7] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 19:21h


Amigo, não acho que nem vai precisar essa bios de i3 tem suporte gpt, entra na bios e ativa o WQL

[8] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 09/04/2025 - 11:45h


[7] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 19:21h


Amigo, não acho que nem vai precisar essa bios de i3 tem suporte gpt, entra na bios e ativa o WQL


O BIOS atualmente em uso aceita tanto EFI como MBR. Já experimentei as duas alternativas (MBR fazendo particionamento manual e EFI usando a opção da instalação no modo automático, tudo por conta do instalador apagando todo o conteúdo do HDD), tendo ocorrido o mesmo tipo de falha ou seja, mesmo após a conclusão da instalação sem erros ou msgs de alerta, não completa a reinicialização. Não entendi a sigla WQL. Poderia traduzir por favor?
P.S. - Depois de ficar muito tempo irritado ao ler pendrive como "a" pendrive que não seria a tradução correta já que drive é masculino e pendrive significa drive ou dispositivo em forma de caneta, decidi também mudar a forma errada como me referia a BIOS ( a BIOS, na BIOS, etc ) e passei a usar "o" BIOS já que trata do sistema básico de entrada e saída, portanto masculino e não "a" sistema básico de entrada e saída.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts