Grande dificuldade tanto para rodar distros em modo LIVE como para instalar Linux em Sony Vaio PCG6131L / VPCEA24FM

Apresento aqui a descrição do que consegui e dos problemas enfrentados para rodar e instalar alguma distribuição Linux em Notebook Sony Vaio que com 15 anos de idade ainda apresenta excelente rendimento e bateria também em funcionamento.

[ Hits: 286 ]

Por: j g meinhardt em 07/04/2025


Surpresa no boot com o SSD em tandem com o HDD.



Ao fazer o boot com o segundo drive instalado, ocorreu a mágica. A instalação anteriormente feita no notebook Intelbras i-680 com Ubuntu e Linux Mint 20.2 MATE, partiu direto sem precisar de cheatcodes para rodar comprovando a possibilidade de rodar com excelente desempenho tanto Ubuntu como Linux Mint.

As duas instalações no SSD tinham funcionamento e performance excelente, porém a outra instalação do LMDE-6 no HDD continuava com o mesmo problema, sem conseguir completar a primeira reinicialização após a instalação. Com o sucesso da instalação do SSD em conjunto com o HDD, procurei melhorar a organização geral das partições já que o LMDE-6 não tinha raiz e /home em partições separadas.

Desde a ultima instalação optando pela alternativa automatizada do LMDE, encolhi o tamanho da partição de 500gb no HDD para 430gb deixando espaço livre para tentar instalar alguma outra distribuição para testes. No SSD de 120gb, alterei as dimensões das 3 partições existentes (duas, uma com raiz do Linux Mint e a outra com raiz do Ubuntu) e eliminei a terceira para criar outra para tentar instalar o LMDE-6, agora no SSD e com isto conseguir performance ainda melhor aproveitando a alta velocidade de leitura e escrita do SSD, desta maneira as duas ou eventualmente 3 distros ficariam com raiz no SSD e /home na partição de aproximadamente 430gb localizada no antigo HDD. Antes de partir para o redimensionamento das partições deixando as raízes de distros (/) no SSD e as partições /home todas no HDD, parti para a correção do boot da instalação do LMDE-6 pela edição do arquivo /etc/default/grub onde fiz a substituição do cheatcode "quiet splash", pelos 4 que permitiram o boot e instalação do LMDE: "noapic", "noacpi", "nomodeset" e "nosplash".

Como estava rodando Linux a partir do Linux Mint instalado no SSD, montei a partição onde o LMDE-6 estava instalado para editar as linhas necessárias do boot do GRUB. Para conseguir isto, segui as tradicionais dicas para recuperação do GRUB e também fiz a instalação do GRUB na partição raiz do LMDE-6. Desta vez funcionou e a instalação permitiu o boot.

Outra surpresa agradável ocorrida nesta fase de reorganização das partições para operar com raiz no SSD e /home no HDD foi que, usando um drive de DVD externo com cabo USB, novamente inserindo os 4 cheatcodes acima, consegui rodar e instalar a ISO do Debian 9.5 LIVE, coisa que não foi possível com a versão mais recente 12.9.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Razões para tentar rodar ou instalar Linux em máquina tão antiga.
   2. Tentando rodar distros LIVE a partir de pendrive com multiplas imagens ISO e também com pendrives devidamente preparados para ISOs individuais
   3. Surpresa no boot com o SSD em tandem com o HDD.
   4. Como foi a ajuda do Co-pilot da Microsoft na solução do problema de reinicialização do LMDE-6?
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor

Instalando sidux em pendrive para usar como "Canivete Suíço"

Experiencias de um viajante - binômio sidux/Ceni novamente destaque

Instalando Linux em notebooks - uso de cheatcodes

Teste a vulnerabilidade de seu PC

Usando Linux para operar plataformas de análise gráfica na Bovespa (B3)

Leitura recomendada

Rode Linux no seu iPod

Instalação da impressora Canon Image Runner 1023n no Ubuntu

Clonagem de Hardware Hotline em Software Livre

Configurando placa 3D nVidia 6200 com TV-out no Kurumin 7

MAC Flood! E agora?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 07/04/2025 - 16:35h

Entusiasmado com a performance do Vaio com Linux LMDE 6, encomendei um pente de memória SIMM PC3 de 8GB aproveitando oferta da Kboom e que deve chegar ainda esta semana.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts