Depois de alterar a ordem de boot na tela de setup da BIOS, parti para os testes com diversas distribuições
Linux com alternativa de modo LIVE.
Usei primeiro um pendrive com Ventoy já utilizado inúmeras vezes em outras máquinas absolutamente sem enfrentar qualquer problema. Não consegui fazer partir nenhuma das ISO disponíveis (Debian-live-12.9, Fedora-Worstation-Live, Linux-mint-21.2, lmde-6-32bit, openSuse, slackellive, Ubuntu-Mate 22.04, linux-lite, Ubuntu-18.04, Zorin-OS-17), nem tampouco os utilitários multiplataformas que tenho usado para acessar quaisquer máquinas e sistemas operacionais (PartedMagic, System Rescue-12, SuperGrub2, Boot-Repair-Disk).
O pendrive "Ventoy" partia normalmente, mostrando todas as alternativas de distros e utilitários disponíveis porém não conseguia inicializar nenhuma delas, voltando sempre apenas à tela do menu inicial do Ventoy. Devido a esta dificuldade incomum, fui obrigado a partir para a busca de informações sobre Linux em
Sony Vaio, tendo feito isto tanto em fóruns nacionais e internacionais como também nas diversas distros testadas bem como nas paginas da Sony e da
Sony Vaio. Possivelmente devido a data de fabricação deste notebook (2010), encontrei muito pouca informação e com pouco detalhamento.
Encontrei entretanto a informação de que por volta de 2012 a Sony havia lançado algumas versões de notebook Vaio com Linux e a distribuição era Debian. Não encontrei mais detalhes para poder tentar replicar. Decidi então concentrar inicialmente os testes com
Linux Mint - LMDE e com as mais recentes versões do Debian - LIVE, buscando cheatcodes para contornar o problema de boot. Como base inicial, testei os cheatcodes usados no modo de compatibilidade, adicionando outros conhecidos até conseguir fazer partir a distro LMDE-6.
Isto foi conseguido usando os cheatcodes: "noapic", "noacpi", "nomodeset", "irqpoll", "nosplash" que devem substituir o código "quiet splash".
Isto é feito abrindo a alternativa de edição no script do GRUB usando ou a tecla "Tab" ou "e" (para editar ou agregar outros parâmetros). Com estes 5 cheatcodes, consegui fazer rodar o LMDE-6, porém sem rede, wifi e Bluetooth. Isto foi resolvido deixando de incluir o cheatcode "irqpoll".
Antes de partir para a instalação no HDD de 500gb original do
Sony Vaio, tentei fazer o particionamento, encolhendo a partição Windows para criar 3 partições para a instalação do LMDE-6 (/, /home e swap), usando o Gparted disponível nas ferramentas do sistema do menu do LMDE.
Embora aceitando todos os comandos para preparação das novas partições, ao executar sempre ocorriam erros. Tentei a seguir a instalação usando as alternativas automatizadas do instalador mas ao final desisti pelo risco de perda do conteúdo do windows que me havia sido pedido para salvar arquivos de fotos e vídeos.
Troquei então o HDD por outro igual, com a mesma capacidade que por casualidade já tinha disponível. Usei então a alternativa de particionamento manual com 3 partições (/, /home e swap) em modo MBR. A instalação ocorreu com sucesso, sem apresentar qualquer erro ou mesmo alerta, chegando ao ponto da reinicialização quando ocorreria a atualização do sistema. Não consegui completar a reinicialização de nenhuma maneira.
Usei então a alternativa automatizada do instalador que fez o seu particionamento padrão EFI, com partição swap de 3.45gb (sda1), mais outra partição com o restante do HDD de 500gb. Ocorreu tudo normal porém novamente não foi possível a reinicialização.
Nova fase de buscas foi iniciada para resolver este novo problema. Enquanto buscava alternativas de solução, decidi extrapolar e parti para a instalação de um SSD de 120gb, colocando o HDD de 500gb em um drive-caddy no lugar do drive óptico que não dava sinal de vida nem no LMDE nem na instalação anterior do Windows 7. Retirei o SSD Kingston de 120gb daquele notebook Intelbras i-680 também de 2010 em que já havia instalado outras distros Linux com sucesso. O plano então seria fazer o sistema e o arquivo swap rodar a partir do SSD (muito mais rápido) e definir a localização do /home para o HDD.