Configurando servidor NFS
O
NFS (Network File System) permite que um sistema compartilhe seus diretórios e arquivos com outros sistemas através de uma rede. Usando o NFS os usuários e programas podem acessar arquivos em sistemas remotos quase como se fossem arquivos locais.
Consiste pelo menos de duas partes principais:
- um servidor e;
- um ou mais clientes.
O cliente acessa remotamente os dados armazenados na máquina servidora.
Alguns dos benefícios que o NFS pode oferecer:
- Estações locais usam menos espaço em disco porque dados frequentemente usados podem ser armazenados em uma única máquina e ainda permanecerem acessíveis a outros pela rede.
- Não há necessidade de usuários terem diretórios pessoais separados em cada máquina da rede. Diretórios pessoais podem ser configurados no servidor NFS e serem disponibilizados através da rede.
1º passo: instalar os pacotes. Em "Gerenciamento de Software" habilite os pacotes relacionados à NFS:
Depois de selecionar os pacotes, clique em aceitar.
2º passo: configurar o servidor.
Então escolha habilitar servidor.
Clique em próximo.
3º passo: indicar o diretório, arquivo que você deseja exportar. Clique em "Adicionar Diretório" e escolha qual arquivo será disponibilizado, compartilhado.
Ao clicar em OK já irão aparecer na tela as opções de acesso que você quer dar ao seu arquivo.
4º passo: dar as permissões aos hosts.
Neste caso o * indica que todos os terminais da rede poderão ter acesso ao arquivo compartilhado e terão as opções de ro (exportado com permissão de apenas leitura),rw (exportado com permissão de leitura e escrita) e root_squash (o usuário `root' de uma determinada máquina não terá as permissões especificas de `root' neste sistema de arquivos). Lembrando que você pode fazer esta configuração da forma que desejar.
Clique em encerrar .
O seu servidor NFS já está funcionando, agora você precisa configurar o cliente NFS.