Instalação do MediaWiki em uma Project web do SourceForge

O SourceForge disponibiliza uma wiki pré-instalada para os projetos de seus usuários, porém ela é um tanto limitada de recursos. Eu decidi fazer minha própria instalação do MediaWiki na Project web do AvmLinux. Foi um pouco difícil, mas eu consegui. Por isso escrevo esse tutorial com o passo-a-passo completo para os que tiverem seus projetos no SourceForge e decidirem fazer o mesmo.

[ Hits: 39.222 ]

Por: Antônio Vinícius Menezes Medeiros em 07/07/2010 | Blog: https://antoniomedeiros.dev/


Upload do MediaWiki



Feitas as configurações preliminares, podemos enviar os arquivos do MediaWiki para o servidor e prosseguir à instalação. Usando um cliente de FTP, se conecte ao servidor do SourceForge e entre na Project web.

Lembre-se que, para isso, você deve fornecer ao cliente de FTP os seguintes dados (para mais informações veja a documentação da Project web no SourceForge):
  • Host: web.sourceforge.net
  • Porta: 22
  • Tipo de conexão: SFTP (SSH File Transfer Protocol)
  • Usuário: usuario,meuprojeto
  • Senha: a senha da sua conta (usuario) no SourceForge
  • Pasta remota pré-definida: /home/groups/m/me/meuprojeto/htdocs/

Faça o upload do diretório "mediawiki" e do arquivo ".htaccess" para a raiz do site ("/home/groups/m/me/meuprojeto/htdocs/"). Depois, entre no diretório "mediawiki" que está no site e apague os diretórios "config" e "images".

Entre agora no diretório "persistent" do servidor ("/home/groups/m/me/meuprojeto/persistent/") e crie um diretório "mediawiki". Entre no diretório "mediawiki" do seu computador e faça o upload dos diretórios "config" e "images" para o diretório "mediawiki" que você acabou de criar no servidor ("/home/groups/m/me/meuprojeto/persistent/mediawiki/").

Agora vamos criar symbolic links para os diretórios "config" e "images" que acabamos de enviar para o servidor dentro da pasta "mediawiki" para que eles possam ser acessados pelo MediaWiki. Essa parte deve ser feita usando o sftp. Os comandos que devem ser executados são os listados abaixo. O primeiro comando serve apenas para fazer a conexão, portanto se você já vinha usando o sftp sua execução é desnecessária.

sftp usuario,meuprojeto@web.sourceforge.net:/home/groups/m/me/meuprojeto/htdocs/
sftp> symlink /home/groups/m/me/meuprojeto/persistent/mediawiki/config /home/groups/m/me/meuprojeto/htdocs/mediawiki/config
sftp> chmod 777 /home/groups/m/me/meuprojeto/persistent/mediawiki/config
sftp> symlink /home/groups/m/me/meuprojeto/persistent/mediawiki/images /home/groups/m/me/meuprojeto/htdocs/mediawiki/images
sftp> chmod 777 /home/groups/m/me/meuprojeto/persistent/mediawiki/images
sftp> exit

Em uma instalação normal, não seria necessário armazenar os diretórios "config" e "images" em um local externo ao diretório "mediawiki" e referenciá-los através de symbolic links. O problema é que a configuração do Apache no SourceForge é feita de maneira a não permitir a gravação de arquivos no diretório "/home/groups/m/me/meuprojeto/htdocs". Assim, temos que usar o diretório "/home/groups/m/me/meuprojeto/persistent", que eles criaram para essa finalidade.

Se não fizéssemos essa "manobra", ao executar o script de instalação do MediaWiki obteríamos uma mensagem de erro informando que são necessários direitos de gravação no diretório "config". A mesma coisa aconteceria com o diretório "images" ao tentar fazer uploads de imagens para a wiki após a instalação.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Configurações preliminares
   3. Upload do MediaWiki
   4. Instalação
   5. Utilização
Outros artigos deste autor

Guia de referência do ISOLINUX (parte 1)

Instalação do ClamAV com DazukoFS

Exibindo um splash durante o boot com Splashy

Criando um LiveCD a partir de uma instalação do Debian Lenny

Incrementando o visual do KDE 4

Leitura recomendada

A simples classe Date Operations

Gerando gráficos com PHP e highcharts.com

Migração de dados no Joomla

Ninguém planeja fracassar, mas muitos fracassam por não planejar

PHP Orientado a Objetos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cooperrj em 08/07/2010 - 17:42h

Parabéns pelo artigo mestre. Muito bem explicado e é de grande utilidade. Irei deixar nos meus favoritos.

[2] Comentário enviado por removido em 25/06/2017 - 00:33h

Uma alternativa é fazer logon via SSH e realizar todas as operações dentro do servidor.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts