Observe a imagem abaixo:
Nesta imagem vemos o comando para a criação da base de dados para o xoops. O comando é simples:
mysql>
CREATE DATABASE xoops;
Uma outra alternativa é usar um front-end (interface gráfica) para interagir graficamente com o MySQL. Um bom front-end é o phpmyadmin. Ele tem todas as funções do MySQL feitas em php, ou seja, o MySQL é acessado a partir do navegador web. Veja as imagens abaixo.
Tela de login do phpmyadmin:
Depois de logar com o user root e a senha do sistema (no caso do
Linux é o usuário root e a senha dele no Linux, no caso do Windows é root e sem senha).
Depois de configurar a base de dados, no prompt de comando ou no phpmyadmin é só clicar no botão "CONTINUAR" da tela de instalação do xoops. A próxima tela é a confirmação dos dados, se tudo estiver correto é só avançar e continuar a instalação do Xoops.
Na próxima tela é mostrada as configurações do sistema que foram gravadas em seus respectivos locais.
Clicando em AVANÇAR chega-se numa tela importante, o caminho físico do diretório onde está o xoops e a URL para acessar o sistema.
Observe que a URL do sistema está como http://localhost/xoops. Como o sistema está sendo instalado numa máquina desktop e não diretamente no servidor/web hosting, ele ainda não está com a URL definitiva, como por exemplo http://www.meusite.com.br. Para o sistema responder por esta última URL é importante que no registro.br ele esteja cadastrado e o DNS apontando corretamente para o webhosting. Podemos mudar lá no arquivo de configuração posteriormente a url do sistema.
A próxima tela é a confirmação das configurações do BD.
Se ele informar que conseguiu conectar no bd, é só avançar, se não conseguir, aí tem que voltar lá no início para rever as configurações. Supondo que tudo está correto, vamos clicar em AVANÇAR e ir para a próxima tela.
Agora ele cria as tabelas do sistema. Tudo no Xoops fica armazenado no banco de dados: Usuários, textos, posições dos módulos etc. Não dá para rodar o xoops sem o bd.
Aqui é simples, se tudo correr bem e ele criar as tabelas vamos para a próxima etapa, o cadastro do administrador. Clique em CONTINUAR.
O administrador é o usuário mais importante do sistema. Ele é o responsável pelo gerenciamento do sistema. Está na raiz da hierarquia do sistema.
Cuidado para não esquecer os dados que foram cadastrados.
Nesta parte da instalação ele irá "povoar" o banco de dados e fazer uma configuração básica do sistema. É uma parte importante. Se esta parte transcorrer bem, clique em CONTINUAR no final da página.
O Xoops sugere a instalação de 2 módulos:
- Mensagem Particular - Módulo para comunicação interna entre os usuários;
- Informações do Usuário - Módulo para gerenciamento e customizações de campos do perfil de usuário.
São módulos interessantes para o sistema mas é opcional, o sistema funciona sem eles.
Se um dos módulos, ou mesmo os dois forem marcados para instalação, serão feitas as ações para que eles estejam disponíveis para o uso dentro do sistema.
Após a instalação destes módulos o Xoops está pronto para ser usado, veja abaixo a página de confirmação de êxito da instalação
Clicando em "Clique AQUI para acessar a home page de seu site" o navegador será direcionado para a página inicial do sistema, no nosso caso http://localhost/xoops.
A página inicial está vazia, o menu principal também não tem itens, apenas o mínimo para iniciar o sistema. Agora é a hora de começar a dar ao site o formato apropriado, criar os textos, menus, permissão de acessos aos usuários.
A instalação do XOOPS é bem tranquila, segue o mesmo exemplo do primeiro artigo que escrevi sobre CMS aqui no VOL (
Instalando o CMS Joomla).
No próximo artigo veremos como customizar o Xoops para que ele se torne nosso site.
Abraços e até a próxima.
http://www.gnu-lia.org