Instalando o Fedora 10

Neste artigo descrevo a instalação do Linux Fedora 10 i386 (32 bits) para usuários iniciantes, abordando desde seu download, teste de hash, até a instalação do sistema.

[ Hits: 61.505 ]

Por: Andrio Prestes Jasper em 18/03/2009


Instalando o Fedora 10



Antes de iniciarmos a instalação, certifique-se de que o CD/DVD do Fedora esteja inserido no seu drive de CD/DVD.

1. Reinicie seu computador, logo após reinicializar o boot iniciará pelo CDROM e aparecerá a tela abaixo:
Linux: Instalando o Fedora 10
Nessa primeira tela encontramos as seguintes opções:
  • Install or Upgrade an Existing System - é a opção que iremos usar: o instalador gráfico;
  • Install or Upgrade an Existing System (text mode) - fará a instalação em modo texto;
  • Rescue Installed System - faz recuperar um Fedora já instalado em seu computador, caso ele tenha se "Corrompido";
  • Boot from a local drive - inicializa uma instalação local do seu disco rígido.

Então daremos "ENTER" em "Install or Upgrade an Existing System", caso contrário ele iniciará automaticamente em 60 segundos.

2. Logo após a tela de carregamento ele perguntará se você quer fazer um teste de mídia (CD ou DVD) antes de prosseguir com a instalação. Caso você tenha conferido o SHA1SUM e tenha certeza de que suas mídias não estão com problemas, selecione "Skip" (com as teclas direcionais do teclado) e siga adiante. Caso queira testá-la, basta selecionar "OK" e pressionar a tecla "Enter" para verificar se o CD está OK ou se apresenta algum problema. Aguarde, irá demorar um pouquinho!
3. Depois da checagem ou de pular a mesma (Skip), o Anaconda será carregado (Anaconda é o instalador gráfico, caso ele não consiga identificar a sua placa de vídeo, será carregado um instalador em modo texto). Feito isso, a primeira tela a ser mostrada é a de boas vindas:
Nesta tela não temos o que fazer, então clique em "Next" para iniciar o processo de configuração de instalação.

4. Agora iremos selecionar o idioma do sistema. Selecione "Portuguese (Brazillian)", que corresponde ao Português do Brasil e clique em next.
5. A tela seguinte pede pra selecionar o layout do teclado. Se o seu teclado possuir a tecla "Ç", escolha a opção "Português Brasileiro (ABNT2)". Caso não possua esta tecla, provavelmente seu teclado é tipo padrão internacional. Neste caso escolha "Estados Unidos (Internacional)" e clique no botão "Avançar".
6. A tela seguinte pede para nomear o computador para identificá-lo na rede. Coloque o nome do seu domínio e clique no botão "Avançar".
7. Na tela seguinte selecionaremos o fuso-horário. Você poderá procurar no mapa ou selecionar na lista abaixo.
8. Na próxima tela temos um passo simples, a escolha da senha do root (o administrador, necessário para executar tarefas que alteram funções do sistema). A senha é "case sensitive", ou seja, diferencia maiúsculas de minúsculas.
9. Na próxima tela vamos escolher o tipo de instalação, você poderá selecionar opções de partições, HDs e outros. Esse é um dos passos mais importantes, portanto preste muita atenção. Nesta etapa particionaremos o HD de forma personalizada, ao invés de deixar o próprio sistema fazer isso. Selecione "Criar Layout Personalizado" e clique em "Avançar.
As opções que encontramos são as seguintes:
  • Apagar todas partições nos discos selecionados e criar layout padrão: Se você escolher esta opção, todos os dados do seu computador serão apagados e um layout (particionamento) padrão será criado automaticamente;
  • Remover partições Linux nos discos selecionados e criar layout padrão: Ao escolher esta opção, qualquer partição Linux do disco selecionado será removido e ao mesmo tempo, se você possuir outro tipo de Sistema Operacional instalado, ele NÃO será apagado. Após isso um layout (particionamento) padrão será criado automaticamente;
  • Usar espaço livre nos discos selecionados e criar layout padrão: Escolhendo esta opção você instalará o Fedora na partição vazia de seu disco. Um layout (particionamento) padrão será criado automaticamente;
  • Criar layout personalizado: Escolha essa opção caso entenda um pouco das partições do Linux.

10. Na próxima tela verifique que o sistema reconhece a partição onde está instalado o Windows. Nesta caso, estou usando o VMWare.
Essa tela é uma das principais da instalação, é nela que você particionará todo o seu HD. Clicando em "Nova" é possível adicionar uma nova partição.
a. Primeiro vamos criar a partição "/" (raiz) para instalar o sistema. Em "Ponto de Montagem" selecione "/" (barra). Em "Tipo de Sistema de Arquivos" deixe como está "ext3". Em "Tamanho (MB)" insira uma partição pequena para o "/", algo em torno de metade do tamanho do seu HD.
  • 1024 KB é igual a 1 MB
  • 1024 MB é igual a 1 GB

b. Vamos criar a partição "/boot" para armazenar os arquivos de boot. Em "Ponto de Montagem" selecione "/boot". Em "Tipo de Sistema de Arquivos" deixe como está "ext3". Em "Tamanho (MB)" insira o tamanho “200" (após inserir o tamanho da partição, clique em OK).

c. Agora vamos criar a partição "Swap". Em "Tipo de Sistema de Arquivos" selecione "swap". Em "Tamanho (MB)" deixe o dobro da sua memória (após inserir o tamanho da partição, clique em OK).

d. Vamos criar a partição "/var" para armazenar os arquivos do sistema. Em "Ponto de Montagem" selecione "/var". Em "Tipo de Sistema de Arquivos" deixe como está "ext3". Em "Tamanho (MB)" insira o restante do seu HD (após inserir o tamanho da partição, clique em OK), se der erro, diminua em 1 o tamanho (MB).

Após todas as partições criadas, clique em "Avançar".

11. Aparecerá uma mensagem alertando que as opções de particionamento que você selecionou serão gravadas no disco, selecione "Gravar alterações em disco".
12. Na próxima tela você verá o "Gerenciador de Inicialização (GRUB)", que será instalado em "/dev/hda. Clique em "Avançar" para prosseguir:
13. Na próxima tela veremos as opções de pacotes, disponíveis inicialmente em três categorias, você pode selecionar a opção que lhe deseja e até adicionar outros repositórios personalizados, clicando no botão correspondente abaixo.
Clicando em "Personalizar agora" e "Avançar", você poderá personalizar os pacotes, como por exemplo selecionar o ambiente GNOME ou KDE.

Contudo, para um usuário iniciante que utilizará o micro para tarefas básicas, deixe como está, pois já contém muitos aplicativos para uso do dia-a-dia (Office, Multimídia, Internet etc). Clique em "Avançar".

14. Na próxima tela o Anaconda resolverá todas as dependências necessárias e iniciará a instalação:
Aguarde enquanto todos os mais de 800 pacotes são instalados. Geralmente não passa de 30 minutos, mas pode demorar até uma hora, dependendo da sua máquina e dos grupos de pacotes escolhido.

15. Após instalar o Fedora 10 você deve definir algumas configurações básicas. Logo após iniciar o sistema, a seguinte tela aparecerá:
Esta é a primeira tela que você verá do sistema. Não há nada para se fazer aqui, apenas clique no botão "Avançar".

16. Na próxima tela veremos os termos de uso nos quais o Fedora foi lançado. Se você concorda, clique em "Avançar".
17. Na próxima tela crie sua conta de usuário. Recomendo digitar o nome de usuário em letras minúsculas. Após preencher tudo, clique em "Avançar".
18. Certifique-se que a data e hora estão corretas.
19. Depois de selecionar data e horário, você poderá contribuir com o desenvolvimento do projeto Fedora. Selecionando para enviar ou não, avance. Caso aceite enviar, o utilitário se encarregará de enviar informações e configurações de hardware e se estão funcionando perfeitamente ou não, para o projeto, ajudando o mesmo a analisar onde o Fedora está sendo usado, melhorando a detecção e o funcionamento em determinados hardwares. Vale lembrar que não são enviadas informações pessoais.
20. Enfim, estamos terminados com a instalação do Fedora 10. Não foi nada difícil, ao contrário, o Fedora se destaca por uma instalação bem simples, estável e eficaz.

Depois de finalizado você irá para a tela de login, onde deverá inserir seu nome de usuário e senha (aconselho a nunca se logar como root!):
Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Apresentação
   2. Gravando o seu Fedora
   3. Dando boot no CD/DVD
   4. Instalando o Fedora 10
Outros artigos deste autor

Integração do Hotspot Mikrotik com AD Windows Server 2012

Entendendo redes wireless

PPoE Mikrotik - QoS Dinâmico e Individual

Servidor Fedora 11 de maneira fácil e funcional

Leitura recomendada

Guia Introdutório do Linux VI

OpenSUSE - Uma ótima opção de distribuição

Lendo as permissões dos arquivos Linux

Utilizando o apt para gerenciamento de pacotes

Slackware 13.37 - Compreendendo o processo de inicialização

  
Comentários
[1] Comentário enviado por eldermarco em 18/03/2009 - 20:57h

Muito bom. Não supôs que o usuário tinha conhecimentos de Linux e o acompanhou passo a passo. Gostei.

E amo o Fedora tb. É a minha distro predileta. :-)

[2] Comentário enviado por pinduvoz em 19/03/2009 - 00:39h

Realmente, está muito bem feito.

Merece uma "seqüência", com a configuração final (codecs, flash, java etc.).

Poderia até mesmo abordar o EasyLife, que automatiza o processo de transformar o Fedora num desktop perfeito para o uso diário.

[3] Comentário enviado por eduardo em 19/03/2009 - 08:15h

Muito bom o artigo. Mas achei duas coisinhas meio estranhas ai, que se você quiser, nós podemos arrumar ;)

1º 1024 KB é igual a 1 MB
1000 MB é igual a 1 GB


O correto é 1024 MB é igual a 1 GB. É sempre múltiplo de 8.


2º "podendo demorar até uma hora, dependendo da sua máquina e dos grupos de pacotes escolhidos. Geralmente não passa de 30 minutos."

Ficou meio estranho. você diz que pode demorar até uma hora, mas depois diz que não passa de 30 minutos. Não entendi a sua frase.


Mas no mais, ficou muiot bom o artigo.


Abraços.

[4] Comentário enviado por andriopj em 19/03/2009 - 11:47h

@pinduvoz
irei fazer uma sequencia sim, ja ate comecei!
obrigado pela dica do EasyLife.

@thedrummer
1>Realmente, acabei por deixar passar isso em branco, nao arrumei isso.
o correto seria:
1024 KB é igual a 1 MB
1024 MB é igual a 1 GB

2>ficou meio estranho, se fosse ao contrario ficaria melhor neh!?
tipo: "Geralmente não passa de 30 minutos, mas pode demorar até uma hora, dependendo da sua máquina e dos grupos de pacotes escolhidos."


Que pena que nao da mais para editar... :(

[5] Comentário enviado por jefers0n em 19/03/2009 - 18:54h

Achei muito bom o artigo, até descobri que as ISO's podem parecerem arquivos .rar, pois até havia deixado uma pergunta aqui perguntando como gravar minhas ISOs, pois Baixei o Fedora10 em CDs (pois minha maquina velhinha não lê DVD) e tava com essa dúvida, pois ao verificar eu tinha 6 arquivos que eu achei que eram .rar, mas que provavelmente eram as ISOs, eu até extraí uma pra ver e haviam muitos arquivos dentro...hehehe ao invéz da ISO. Qdo. chegar em casa mais tarde verifico a extensão dos arquivops baixados, pra ver se eu realmente me enganei...

Abraço.

[6] Comentário enviado por removido em 20/03/2009 - 00:20h

muito bom,
para quem já usa linux a alguns anos como eu, seu artigo pode não representar muito
mais para um iniciante um artigo desses pode ser a entrada para o kernel da liberdade ...

[7] Comentário enviado por eduardo em 20/03/2009 - 07:54h

[MODERAÇÃO] Artigo reeditado.

[8] Comentário enviado por eduardo em 20/03/2009 - 08:06h

@jefers0n
Bom, no meu caso o winrar não abre ISOs, porque quando eu instalei eu setei para não ser o programa padrão. Para tal, utilizo o programar para gravar. Quando dou dois cliques na ISO ele já abre o programa.

[9] Comentário enviado por andriopj em 20/03/2009 - 09:04h

obrigado @thedrummer
agora esta correto o tamanho e valores de mb/gb

1024 KB é igual a 1 MB
1024 MB é igual a 1 GB

[10] Comentário enviado por cooperrj em 24/03/2009 - 14:14h

Muito bom artigo, apesar de como o eu!noel falou para quem já usa linux a um tempo pode não represntar muito.

Esta muito bem explicado seu artigo, mas mesmo assim não abro mão do meu debian, no qual depois de fazer tanto teste no lenny hoje irei reinstalar com o padrao desktop=xfce, pra mim é o melhor gerenciador que existe, leve e pratico.


Parabéns pelo artigo.
Abraços

[11] Comentário enviado por manepa em 03/05/2009 - 21:04h

Uma coisa é certa. Todos parecem entender no entanto ninguém da um passo a passo da coisa direito. Todos tem sua receita e quasse nenhuma delas funciona. Tenho torrado energia física e elétrica somente tentando descobrir como instalar a máquina virtual java no ubuntu e nada. Nadica de nada aparece que me ajude de verdade. Vou acabar descobrindo na marra e postar aqui o passo a passo. Não sei se pelo fato de ser professor eu tenha adquirido a manhia de ensinar e aprender em sequencia. primeiro, segundo, terceiro, quarto....

Assim na ordem a coisa funciona....

O que vemos nestes foruns é um monte de informações desencontradas e que mais dificulta do que ajuda. Espero que quando eu descobrir possa passar estas informações para outros que como eu também estão sofrendo em busca da solução.

[12] Comentário enviado por manepa em 03/05/2009 - 21:06h

Temos vários exemplos que poderiam ser postados. Todos no passo a passo. Tipo como instalar um jogo, um programa qualquer desses que não vem no sinaptic


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts