Escrevi este artigo depois de me "quebrar" para instalar um Linux num HD SCSI SATA na placa mãe ASUS P4S800D. Se você tiver com problemas para instalar um HD SCSI que não seja dessa marca, siga o artigo como base conceitual para sua jornada que você deverá ter sucesso também.
Após o tudo baixado, descompacte os fontes do kernel em /usr/src/:
# cd /usr/src/
# tar jxvf /root/linux-2.6.7.tar.bz2
Entre no diretório do kernel e entre no menu de compilação:
# cd /usr/src/linux-2.6.7/
# make menuconfig
Antes de "matar" o seu kernel, escolha a opção "Save Configuration to an Alternate File" e salve este arquivo em um local seguro, por exemplo:
/root/kernel-bom.config.
Saia do menu, o programa irá perguntar se você quer salvar escolha "no". Pronto, pode mexer a vontade nas configurações do seu kernel, vamos apagar as configurações do kernel para podermos recompilá-lo:
# make mrproper
Para deixar seu kernel mais personalizado, você pode editar as primeiras linhas do arquivo Makefile, com o seu editor de texto favoritos.
O arquivo está assim:
Você pode editá-lo para acrescentar a sua EXTRAVERSION, por exemplo, o meu arquivo ficou assim:
# vi /usr/src/linux-2.6.7/Makefile
VERSION = 2
PATCHLEVEL = 6
SUBLEVEL = 7
EXTRAVERSION =.SATA.SMP.RedCon
NAME=Sergio Cioban Filho
Assim depois de recompilarmos o nosso kernel, na hora de exibirmos qual a versão do kernel que estamos utilizando, aparecerá como descrevermos nessas linhas do Makefile, o meu ficou assim:
# uname -a
Linux ltsp 2.6.7.SATA.SMP.RedCon #2 SMP Fri Aug 6 18:25:51 BRT 2004 i686 i686 i386 GNU/Linux
Podemos então continuar recompilando o kernel com o comando:
# make menuconfig
De volta ao menu, escolha a opção "Load an Alternate Configuration File" e carregue o arquivo de configuração que você baixou, digite o caminho completo, /root/kernel-2.6.7.SATA.SMP.P4.config. Agora pode sair do menu novamente, mas escolha a opção "yes" na hora de salvar.
OBS 1: Se você não tiver utilizando um P4, mude a configuração no menu para o tipo de processador que possui.
OBS 2: Se você preferir fazer sua própria configuração do kernel sem carregar o arquivo que eu recomendo, então ative o suporte a SATA na sua configuração em:
Device Drivers ---> SCSI device support ---> SCSI low-level drivers e ative as seguintes opções:
[*] Serial ATA (SATA) support
<M> ServerWorks Frodo / Apple K2 SATA support (EXPERIMENTAL)
<M> Intel PIIX/ICH SATA support
<M> Promise SATA TX2/TX4 support
<M> Promise SATA SX4 support
<M> Silicon Image SATA support
<M> SiS 964/180 SATA support
<M> VIA SATA support
<M> VITESSE VSC-7174 SATA support
Após sair do menu salvando as novas configurações, podemos começar a recompilar o kernel com os comandos (pode esperar que vai demorar, vai demorar mesmo):
# make
# make clean
# make bzImage
# make modules
# make modules_install
Estes comandos resolvem as dependências do kernel, limpam arquivos desnecessários da compilação, criam a imagem compactada do kernel e instalam os novos módulos em /lib/modules/.
Após esperarmos todo esse tempo (nem foi tanto tempo assim), podemos voltar a trabalhar.
[3] Comentário enviado por jotagera em 08/09/2004 - 18:48h
Sérgio
Muito bom seu artigo. Parabéns.
Acho que houve um pequeno engano. SATA não tem nada a ver com SCSI. Ambos são modelos de interface para comunicação com periféricos, tipo HD e CD-ROM. SCSI é um modelo muito velho (apesar de ter algumas novas especificações, tipo Ultra 320) e SATA é novinho em folha.
[4] Comentário enviado por cioban em 04/11/2004 - 15:08h
Em relação ao SCSI, eu não tinha colocado isso, mas na hora da plubicação do artigo, a pessoa que revisou o moesmo, fez algumas alterações que eu não pedi.
Eu reconheço que SATA não tem nada a ver com SCSI, mas deixa assim. :)
[5] Comentário enviado por djenir em 09/11/2004 - 18:19h
Parabéns pelo seu artigo, consegui fazer quase tudo, cheguei a dar boot pelo disquete, só que quanto da boot aparece o grub e eu tenho que digitar manualmente:
[6] Comentário enviado por cioban em 10/11/2004 - 07:39h
Djenir, muito obrigado .
Verfique se o seu sata esta montado, e qual a nomenclatura usada pelo mesmo, também é bom dar uma olhada na man page do grub , pois podes estar utilizando uma versão diferente e os comandos são diferentes, qualquer outra duvida, me mande um e-mail sergio_arroba_redcon_ponto_com_ponto_br ( escrevi o e-mail assim para receber menos SPAM )
[7] Comentário enviado por peregrino em 04/12/2004 - 13:23h
Muito bom tutorial, gostei muito, fiz tudo o k vc esta falando e deu 100% certo, como eu utilizo a distro slackware, nao tive problema.
So que acho que tem algumas dicas que podem ser util para instalar o Linux em HD's SATA, vamos a elas.
Estou usando um Dell PowerEdge c/ uma controladora SATA Raid CERC 1.5 de 6 canais (Tenho 3 hd sata de 160GB) sendo 1 instalei o Slackware 10 e os outros 2 estao em RAID 1 (espelhamento).
Com o seu tutorial funcionou 100% mais......
A distro Slackware tem uma otima opcao, coisa que ainda nao testei na desmais distro, mais tbm a Suse 9.1 funcionou legal.
Quando bootamos pelo cd do slakcware 10 apertei F2 para ler o Help da lista de modulos e descrobrir (eu nao sabia ate entao) que nosso amigo Patrick ja tinha feito varias compilacoes de Kernel c/ suporte a controladores scsi, entao apertei F3 para ver a lista completa das imagens de Kernel com suporte a SATA e SCSI.
Utilizei a imagem adapetc.s e ufa 100% funcionando tudo, ela detectou minha controladora e meus hd's sata, fiz os particionamento normal e instalei o slackware 10 normalmente.
Antes de fazer qualquer procedimento, o melhor e testar as imagens ja pre-compiladas para ver se eles reconhecem o seu hd sata blz.
E tudo isso no Kernel 2.4.26 que estou usando agora.
Robson Vaamonde (KOREA) e Rogerio Sampaio (PEREGRINO)
[9] Comentário enviado por zajairo em 11/12/2005 - 22:50h
Exelente material Sergio, parabéns!
Tentando seguir tuas dicas me encontro na seguinte situação:
lsmod como mostrado na dica, config idem(meus driver da silicon image -sil), no dmesg aparece tambem como mostrado na dica porem, não aparece a mensagem - attached disk scsi blablabla,,,,
Dai, como era de se esperar, cfdisk não encontra device para particionar.
Tens amgoma dica sobre isso?
Meu ambiente está com Debian-cdd-br 1.0pre5 em uma mobo asus a7n8x-e deluxe e hd sata samsung 80GB.
[12] Comentário enviado por tyker em 03/05/2006 - 07:41h
Parabéns pelo artigo.
Ainda tenho uma dúvida: Não existe por aí algum kernel já compilado com suporte ao SATA ??
Eu uso mandriva 2006 free em uma P4S800D ( asus )
[15] Comentário enviado por ximex em 16/05/2006 - 09:47h
Segui todos os passos do artigo e quando mando dar boot pelo sata
dá o seguinte erro:
pivot_root: No such file or directory
/sbin/init: 426:cannot open /dev/console: No such file
Kernel panic: Attempted to kill init!
sabe que pode ser ?
grato
[19] Comentário enviado por cioban em 05/07/2007 - 08:52h
Cara,
Depende da distro que você for usar, o linux evoluiu muito no suporte a SATA, tente utilizar uma distro mais nova (se não for servidor) tipo Fedora 7 ou Ubuntu 7.04 .
Sobre a incompatibilidade, só testando pra saber.
[20] Comentário enviado por Israhmorbidus em 19/10/2007 - 19:31h
Éh ! Seu artigo é realmente muito bom, porém, pouco prático, difícil de se fazer e pode assutar aqueles que ainda não estão acostumados com o Piguim. Para um leigo isso seria loucura. Mas o que está em conta aqui é a solução e por isso tu merece os Parabéns.
[21] Comentário enviado por JulioCD em 25/02/2008 - 01:06h
?comentario= O que está relatado aqui já não mais acontece com a versão nova do Ubuntu. Recentemente instalei a versão 7.10 em meu micro de casa, com HD IDE. Em seguida instalei nos micros da universidade onde faço doutorado, em micros que utlizam HD SATA e não houve problema algum. Foi tudo igual.
[22] Comentário enviado por cioban em 25/02/2008 - 11:57h
Com certeza desde 2004 o Linux evoluiu muito no suporte a HDs SATA. Só existem alguns problemas no suporte a controladoras RAID SATA, mas as mais conhecidas funcionam sem nenhuma alteração de kernel. Recentemente instalei um server DELL aqui na empresa que tem uma controladora RAID PERC5 e o CentOS achou sem problemas.
[23] Comentário enviado por VanderFF em 24/07/2008 - 17:34h
Muito bom o Tutorial, vou testar ele em breve, mais um porem, se na bios vcconfigurar o sata como raid o debian 4.0r3 acha o hd sem problemas, mais se configurar o hd sata para funcionar como ide, ele nem acha o hd e nenhum dos modulos que ele lista funciona.
O problema em usar o hd sata como raid na bios, é que ele demora mais pra iniciar porque ae a controladora vai procurar as configurações de RAID antes de dar boot no hd.... se alguem souber como colocar o sata como ide dar boot posta ae.
[24] Comentário enviado por vanderff em 13/04/2009 - 10:26h
Depois de muito procurar consegui resolver este problema, faz tempo que resolvi mais esqueci de postar aqui o resultado.
De boot pelo cd do Debian para instalar ele em um hd-sata configurado como IDE na BIOS, ele vai aparecer a tela de boas vindas do Debian e com um campo para digitar a forma de boot que se quer.
Para que ele reconheça o HD-SATA, digite a linha a maicho.
install generic.all_generic_ide=1
Na hora que abrir o particionador ele vai mostrar o hd certinho.
Abraços e desculpa pela demora!