A escolha do método de instalação é muito importante, pois cada método oferece vantagens e desvantagens e o leitor precisa entender bem os recursos oferecidos por cada um para poder escolher a forma de instalação que melhor se adéqua às suas necessidades. Este artigo foi escrito para ser instalado na distribuição Ubuntu Linux, devido a sua grande popularidade.
Os plugins são responsáveis por fazer a interface entre o Nagios e o recurso que será monitorado, desta forma o Nagios se torna imponente se não houver plugins instalados.
Se não apontou nenhum erro ou falta de biblioteca, podemos proceder com a copilação:
# make all
Para concluir o procedimento de instalação:
# make install
Os plugins tem seu nome iniciado pela palavra check. O diretório padrão é /usr/local/nagios/libexec/, onde podemos encontrar por exemplo o check_http, check_ssh, check_ping e muitos outros.
Aqui concluo a instalação do Nagios, aguardem o novo artigo sobre sua configuração.
[3] Comentário enviado por gersonraymond em 24/01/2009 - 12:28h
Ótimo artigo amigo mas você esqueceu de acrescentar o comando "make install-config" para gerar o arquivo nagios.cfg em /usr/local/nagios/etc/, para evitar o erro na inicialização do nagios /etc/ini.t/nagios start "Starting nagios:CONFIG ERROR! Start aborted".
[4] Comentário enviado por eduardo_60 em 26/01/2009 - 11:13h
Olá Gerson,boa observação tb esqueci mais alguns detalhes que dificultaria para um iniciante que não é o seu caso. Mas resolvi colocar um novo artigo mais completo que esse onde ensino a instalação do nagios e o nagiosql... valeu a participação e aguarde o novo artigo que já está para ser avaliado pelo moderador do vivaolinux. thanks...
[6] Comentário enviado por flaviobji em 28/08/2015 - 10:03h
amigos eu estava com nagios3 aqui instalado via apt-get funcionando normal, ai instalei o nagiosql, o nagiosql esta funcionando normal, mas qdo vou abrir o nagios ele nao abre o mapa de hosts, apresenta este erro: Whoops! error: Could not read host and service status information!
no terminal verifiquei os logs:
tail -f /var/lib/nagios3/nagios.log
[1440686227] Error: Cannot open main configuration file '/etc/nagiosql/hosts/reload' for reading!
no nagiosql tento starta-lo e apresenta este erro: Nagios daemon is not running, cannot send restart command!
tb no nagiosql verifico a configuração: Check configuration files: Cannot find the Nagios binary or no rights for execution!
parece que o nagios nao esta ativando mais....
[7] Comentário enviado por andlls em 12/01/2016 - 17:48h
Sheikoso,
Esse erro dá porque o diretório (/etc/httpd.conf/) que o nagios está tentando criar o arquivo de configuração (nagios.conf) não existe.
Nos sistemas baseados em Debian (Ubuntu) você tem que configurar a instalação para criar o arquivo nesse diretório: /etc/apache2/sites-enabled/.