Instalar certificado SSL/TLS digital válido gratuito no Linux

Veremos como instalar um certificado SSL/TLS válido e gratuito para colocar no seu site e criptografar a transmissão dos dados. A instalação utilizada foi a mais padrão possível para se adaptar à maioria das distribuições Linux, porém, apesar de ser padrão, não é básica.

[ Hits: 7.677 ]

Por: Buckminster em 01/04/2023


Introdução



Um certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um tipo de certificado digital que é usado para autenticar a identidade de um website e proteger a comunicação entre o website e os usuários que o acessam.

O SSL é um protocolo de segurança que criptografa a conexão entre o navegador do usuário e o servidor do website, garantindo que a informação enviada e recebida seja mantida privada e segura contra hackers e interceptações.

Os certificados SSL são emitidos por autoridades certificadoras confiáveis e contêm informações sobre o nome do proprietário do website, a validade do certificado e a chave pública usada para criptografar a conexão. Quando um usuário visita um site com um certificado SSL válido, seu navegador exibe um ícone de cadeado na barra de endereço para indicar que a conexão é segura.

Um certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um certificado digital que criptografa e autentica a comunicação entre um navegador da web e um servidor da web. Ele é usado para proteger a privacidade dos usuários e garantir que as informações transmitidas entre o navegador e o servidor sejam seguras e privadas.

Os certificados SSL são usados em sites que lidam com informações confidenciais, como informações de login, informações de pagamento ou informações pessoais dos usuários. Eles ajudam a prevenir ataques de hackers e garantem que as informações não sejam interceptadas ou roubadas durante a transmissão.

Os certificados SSL são emitidos por autoridades certificadoras confiáveis e contêm informações sobre o proprietário do site, a data de validade do certificado e a chave pública usada para criptografar as informações. Quando um usuário visita um site com um certificado SSL válido, o navegador exibe um cadeado na barra de endereço, indicando que a conexão é segura. Isso transmite confiança e oferece garantia para quem está visitando o site.

O certificado que usaremos aqui será o da Let's Encrypt que utiliza a ferramenta Certbot para instalar o certificado.

O Certbot é uma ferramenta de software gratuita e de código aberto para usar automaticamente os certificados Let's Encrypt em sites administrados manualmente para habilitar o HTTPS.

O Certbot é feito pela Electronic Frontier Foundation (EFF), uma organização sem fins lucrativos 501(c)3 (501(c)3 é um item da legislação tributária norte-americana que trata de organizações sem fins lucrativos que têm direitos à isenção de impostos) com sede em San Francisco, CA, que defende a privacidade digital, a liberdade de expressão e a inovação.

O antigo protocolo SSL, atualmente TLS (Transport Layer Security), geralmente designado por SSL/TLS, começou a ser usado há quase 25 anos, sendo que a designação correta atual é TLS, mas as as iniciais SSL permaneceram, por isso a nova versão do protocolo ainda é comumente referida pelo antigo nome.

Muitos provedores de hospedagem possuem ferramentas internas para habilitar o HTTPS. Antes de usar o Certbot, verifique se o seu provedor de hospedagem é um deles .

Caso não utilize um provedor de hospedagem e tenha seu site hospedado num servidor em casa ou na sua empresa, então este artigo lhe será muito útil.

As distribuições testadas foram os Debian 10 e 11 e o Ubuntu 22.04, todos no Apache2, porém, acredito que a instalação servirá para a maioria das distribuições.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalando
   3. Configurando
Outros artigos deste autor

Atualizar o macOS no Mac - Opencore Legacy Patcher

Squid - Entendendo um pouco as configurações

Redes de Computadores · IPtables · Endereços IPs - Explicações básicas

Compilando kernel no Debian Squeeze

Configuração do sistema, DHCP, compartilhamento e DNS no Debian Squeeze

Leitura recomendada

Portal de autenticação wireless (HotSpot)

Double Dragon: chkrootkit e portsentry, agora vai rolar pancadaria nos intrusos!

Filtragem de vírus com pop3 transparente: pop3vscan

Utilização Segura do SSH

Ping - O que há por trás?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por maurixnovatrento em 14/05/2023 - 22:02h


Muito bom o artigo.

___________________________________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/mxnt10


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts