Atualizar Debian Online de uma Versão para outra

Entenda como atualizar online do Debian 11 para o Debian 12 e, futuramente, do Debian 12 para o Debian 13 (Trixie).
Tem sugestão de sources.list do Debian.

[ Hits: 504 ]

Por: Buckminster em 01/08/2025


PROLEGÔMENOS



Leia todo o artigo antes de sair executando comandos!

A atualização "online", ou seja, diretamente pelo sistema de uma versão atual para outra versão imediatamente superior do Debian, está muito boa desde o Debian 10 (Bullseye).
A vantagem é que você mantém o sistema sem precisar reinstalar do zero.
Não é recomendado atualizar pulando versões, por exemplo, do Debian 10 direto para o Debian 12, deve-se ir de uma versão para outra até chegar na mais atual.
Antes de realizar qualquer atualização é altamente recomendável fazer um backup dos dados para evitar perda em caso de problemas.
Escolha um horário no qual a internet esteja com pouco uso, de preferência quanto mais de noite ou de madrugada, melhor.
Caso fizer de madrugada, antes verifique se a operadora fará alguma manutenção na internet.

Ao utilizar esse tipo de atualização é necessário sempre observar o terminal durante a execução do comando "full-upgrade", esse comando é bastante seguro, porém, como é pela internet pode acontecer uma falha na rede e faltar algum pacote, corromper outro, etc, apesar de que o APT gerencia muito bem e retoma o download em caso de falha na rede.
Venho utilizando esse modo de atualização desde o Debian 9 (Stretch) e somente nessa época que tive alguns problemas, sendo que foram sanados manualmente depois, nada que exigisse muito esforço.
Atualmente essa atualização online do Debian está bastante segura.
Ela é desaconselhada para quem tem uma internet instável e/ou um hardware obsoleto (mais de 10 anos e sem upgrades).

Futuramente, caso for atualizar do Debian 12 (Bookworm) para o 13 (Trixie), basta seguir o algoritmo:
  • 1- Atualizar o sistema atual;
  • 2- Atualizar manualmente o arquivo /etc/apt/sources.list substituindo o conteúdo com os repositórios do novo sistema;
  • 3- Executar os comandos de atualização.

O Debian segue há anos a mesma configuração de repositórios básicos bastando mudar o nome do sistema, por exemplo, do Debian 12 para o 13:

ficará

Porém, sempre é bom conferir antes se não teve alguma mudança.
Você pode encontrar os repositórios atuais e maiores explicações no link abaixo:
https://wiki.debian.org/pt_BR/SourcesList

Antes da atualização propriamente dita veremos algumas explicações.
Lembrando que o Debian tira dos filmes Toy Story os nomes que acompanham os números das versões.

O APT (Advanced Package Tool), além de ser uma biblioteca, é um projeto amplo cujos planos originais incluem uma interface gráfica e outras funcionalidades. Ele é baseado numa biblioteca que contém as aplicações principais e o 'apt-get' é a primeira interface — em linha de comando — que foi desenvolvida dentro do projeto.
O 'apt' é uma interface de linha de comandos de alto nível para o sistema de gestão de pacotes e também é uma interface para a biblioteca APT.

O 'aptitude' é uma interface de linha de comando para o sistema de pacotes Debian GNU/Linux da biblioteca APT. Ele permite ao usuário visualizar a lista de pacotes e executar tarefas de gerenciamento de pacotes, como instalação, atualização e remoção de pacotes.

O 'apt-get' é a ferramenta de linha de comando (terminal) para lidar com pacotes e pode ser considerado o "back-end" dos usuários para outras ferramentas que usam a biblioteca APT.

O 'dpkg' é uma ferramenta de nível médio para instalar, compilar, remover e gerir pacotes .deb. O próprio dpkg é controlado inteiramente via parâmetros de linha de comandos o que consiste exatamente de uma ação com zero ou mais opções. A ação diz ao dpkg o que fazer e as opções, quando tiver, controlam o comportamento da ação. O 'dpkg' pode também ser usado como "front-end" para dpkg-deb e dpkg-query.

No diretório /etc/apt/sources.list.d é onde ficam os arquivos dos repositórios externos para atualizações de pacotes/programas como PostgreSQL, Google-chrome, Opera, Skype, etc. Quando for necessário criar um arquivo '.list' para um programa que você está instalando, sempre crie-o dentro de /etc/apt/sources.list.d.

No arquivo /etc/apt/sources.list é onde ficam os links para os repositórios do Debian.
Utilize sempre repositórios oficiais recomendados pelo site oficial do Debian.

Comandos utilizados

update e upgrade
Em qualquer dos casos (apt-get, apt ou aptitude), a ação update somente sincroniza os arquivos de índices de pacotes (atualiza a lista de pacote disponíveis e baixa somente alguns arquivos de informações) e sempre deve ser usada antes de qualquer comando com apt-get, apt ou aptitude. A ação upgrade é a que realmente atualiza os pacotes. Sempre devem ser executadas juntas e em sequência: primeiro update, depois upgrade.
Obs.: Antes de qualquer ação (upgrade, install, remove, etc) é recomendado executar update.

full-upgrade
Executa a função de upgrade, mas removerá pacotes atualmente instalados (caso for necessário) e atualizará o sistema como um todo observando pacotes e suas dependências. O full-upgrade executa o dist-upgrade, no entanto, é um comando mais moderno com alguma segurança a mais, é um pouco mais do que um simples alias para dist-upgrade. No man apt não consta mais dist-upgrade, no man apt-get tem dist-upgrade, todavia, o apt-get aceita "apt-get full-upgrade".

autoremove
Usado para remover pacotes que foram instalados automaticamente para satisfazer dependências de outros pacotes e que já não são necessários.

autoclean
Limpa o cache do repositório de arquivos para que não cresça demais. Remove apenas os pacotes que não podem mais ser baixados (por terem sumido dos espelhos Debian).

purge ~c
Os pacotes são removidos e purgados (quaisquer arquivos de configuração são também apagados). O comando purge não remove arquivos de configuração e dados armazenados nos diretórios "home" dos usuários, somente de todos os outros diretórios onde o pacote esteja instalado. É um alias para "purge ?config-files".

dpkg --configure -a
Configura um pacote que foi desempacotado, mas ainda não configurado. Se for fornecido -a ou --pending em vez de 'pacote', todos os pacotes desempacotados, mas não configurados serão configurados.
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. PROLEGÔMENOS
   2. ATUALIZANDO
   3. CONCLUSÃO
Outros artigos deste autor

Criar entrada (menuentry) ISO no Grub

Manutenção de sistemas Linux Debian e derivados com apt-get, apt, aptitude e dpkg

Antivírus ClamAV com proteção em tempo real

Instalação do Ventoy, programa para criar pendrives inicializáveis

Instalar OBS Studio e VLC no Slackware 15

Leitura recomendada

Instalando o Dynebolic sem instalador

Executando (entre outras funcionalidades) qualquer vídeo no Mozilla a partir do add-on Media Player Connectivity

Colocando ícones e wallpapers no IceWM usando o DFM (desktop file manager)

Embutindo legenda e fazendo autoração de um vídeo para DVD

Implantação de software livre

  
Comentários
[1] Comentário enviado por klods1967 em 05/08/2025 - 14:44h

Já fiz atualizações do 9/10, 10/11 e 11/12 sem quebrar sistema
Mas numa desktop 100% Intel e sem usar "repositórios externos" exceto o do Google Chrome



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts