Neste artigo, pretendo mostrar algumas coisas básicas sobre como deixar seu Linux muito mais rápido recompilando kernel, aplicando patches etc. Isso tudo é um tanto complicado, e se você fizer errado pode dar kernel panic, então não aconselho para quem não tem nenhuma experiência com isso.
[1] Comentário enviado por demoncyber em 20/02/2008 - 19:07h
Jah fazia algum tempo que estava esperando a saida deste artigo carloss, prometido desde lah do forum do slackware :D, agora que saiu li e so tenho a parabenizar.
[4] Comentário enviado por willian.firmino em 21/02/2008 - 12:50h
cara vou faltar da facu hj só para fazer isso mas o problema é o seguinte nunca compilei o kernel, no tutorial está tudo bem explicado, mas não entendi a parte do .config oue q vem a ser isso e como eu uso
[5] Comentário enviado por nicolo em 21/02/2008 - 14:00h
Já recompilei o kernel do slackware, o huge (em inglês=enorme) para adequar ao processador (Athlon) e para ativar o system timer resolution high (1000).(Só o ubuntu tem kernel alternativo com isso ativado)
O kernel fica mais rápido se você tiver um config otimizado para sua máquina ou se você for um "major geek" e otimizar no "make menuconfig". Tu vai levar um susto da moléstia quando abrir esse treco.
Definir o processador certo é mandatório: kernel com i386 family ativado é lento PORQUE a máquina é Athon 64, ou pentium-duo. Os outros tópicos são bons mas se você não fizer isso vai ter um grande trabalho para pouco.
No fim meu slack ficou sensivelmente mais rápido, sem essa complicação toda.
Se você não sabe o que está fazendo, há risco nestas operações, pois o artigo não é um tutorial passo a passo e, francamente, é pouco didático. POr exemplo, eu uso o GRUB e o procedimento de instalação é diferente. Iniciantes: CUIDADO!!!
[6] Comentário enviado por izavos em 22/02/2008 - 23:28h
Meu caro Carlos !
Quando você se dispõe a escrever um artigo para contribuir com a valorosa comunidade do “VOL” tenha em mente que você esta passando informações para um grande numero de pessoas.
E que esta talvez não tenha ate no momento o mesmo nível de conhecimento que você alcanço.
Por tanto minha sugestão é que você possa ser mais didático dando o maior numero de informações possível e fontes das mesma. Assim você vai conseguir atingir um numero maior de pessoal do “VOL” se for o seu objetivo.
Foi um bom trabalho !
[8] Comentário enviado por caarlos0 em 25/02/2008 - 23:33h
olá pessoal.
fazia um tempo que não tava mais entrando aqui, nem vi que já tinha saído! (:
faculdade dá uns apuro na vida da gente né?!
bom.. vamos lá..
primeiramente, obrigado pelos elogios.. (:
estou verificando aqui, é que o meu pc tá em casa, eu to em outra cidade, usando um notebook, e não cheguei a fazer backup de tudo, vou ver, assim que conceguir, eu upo aqui de novo, vou ver se concigo falar com meu irmãozinho, pra ele mandar pra mim por e-mail (:
hmm.. desculpa se meuartigo acabou saindo como "muito complexo", é que eu realmente não tenho muita paciência pra escrever, e também, o artigo não foi voltado a usuários extremamente iniciantes, é pra linuxers com alguma experiência com kernel..
sei também que (praticamente)qualquer um, mesmo tendo experiência, concegue um lindo kernel panic de vez em quando, creio que isso seja normal..
otimizar kernel não é uma tarefa fácil, as vezes, pode acontecer de não dar o dito cuje kernel panic, porém o sistema pode ficar bastante instável, ou lento, ou ter algum outro tipo de problema..
obrigado a todos que leram o artigo e votaram, afinal esse foi o 1º artigo que eu escrevi na vida (:
[9] Comentário enviado por agk em 28/02/2008 - 12:08h
Parabéns pelo artigo, só acho que faltou colocar alguma coisa que comprove as melhores que você diz, tipo: programa abrindo duas vezes mais rápido"...
Poderia ter feito uns testes simples usando o time, para vez os tempos de acessos.
Quando tiver tempo vou testar, depois eu posto os resultados aqui.