O Kindle
O Kindle é o leitor de livros eletrônicos criado pela empresa Amazon.
A intenção inicial da Amazon ao criá-lo, não foi a de propor mais um leitor de livros digitais, mas propor um novo meio de venda e distribuição de livros.
Neste contexto, apesar dos concorrentes, o modelo Kindle da Amazon, apresentou um novo modelo de negócio ao conceber:
- Integração com a conta de usuário da Amazon;
- Biblioteca ilimitada em Nuvem [8];
- Sistema "1-click order", onde é possível comprar livros e outros itens, com apenas um clique (a Amazon conseguiu patentear esta ideia?!);
- Serviço gratuito de conversão de PDF com envio automático para a Nuvem pessoal (e, consequentemente, dos dispositivos Kindle) - no formato: @free.kindle.com;
- Compartilhamento - Para cada conta de usuário da Amazon é possível cadastrar vários dispositivos de leitura (Kindles, tablets, PCs etc).
Para cada dispositivo Kindle cadastrado, é possível criar uma "Conta de e-mail Kindle" <seu_email@kindle.com> e, para cada uma destas contas, é associado automaticamente, um "e-mail de push" <seu_email@free.kindle.com>.
Repare que este "E-mail push" é o e-mail original, sendo que, no domínio após o '@', é acrescido a palavra "free". Este "E-mail push", é um serviço interessante que permite o envio sem conexão física (uma vez que é utilizada a Internet - 3G Whispernet ou Wireless, do Kindle), para o seu Kindle.
Além do simples envio de arquivo, é possível via "E-mail push", fazer a conversão de PDF para o formato AZW, bastando para isto, anexar o PDF e escrever no titulo do e-mail a palavra "Convert".
O envio de arquivos para teu dispositivo de leitura só é possível pela autorização prévia de e-mails de envio, o que é feito no link em destaque pela seta, na imagem acima, e pelo cadastro dos referidos e-mails autorizados em "Approved Personal Document E-mail List", conforme a seguir:
Para mais detalhes sobre o Kindle [9] e outros leitores de e-book que fazem uso da tecnologia
e-ink, pode-se acessar artigo [10] denominado
E Ink - Leitor de E-Book Kindle e Amazon Cloud Reader.
Apesar das várias vantagens do Kindle, uma de suas limitações é aceitar apenas formatos:
- Kindle (.AZW, .AZW1) [11];
- PDF (.PDF);
- Text (.TXT);
- Unprotected Mobipocket (.MOBI, .PRC);
- Audible (.AA, .AAX);
- MP3 (.MP3).
Ou seja, o difundido EPUB nem pensar!
Como resolver esta questão, tornando possível ler arquivos EPUB no Kindle?
É aí que entra o software livre
Calibre.
O software Calibre
O Calibre [12] é um gerenciador de livros eletrônicos, livre e aberto, criado em 2006 com o nome original de 'libprs500' (e, rebatizado de Calibre em 2008), juntamente com o lançamento do Sony PRS-500, primeiro leitor de e-book baseado na tecnologia e-ink [10] a ser comercializado nos Estados Unidos da América.
Conforme desenvolvedores, o Calibre, utilizado em mais de 200 países, possui uma comunidade vibrante, com centenas de colaboradores. Aqui mesmo no VOL, existem diversos artigos sobre o Calibre, que valem serem lidos.
No
Ubuntu, o Calibre faz parte do repositório de pacotes de maneira que a instalação pode ser feita por meio da
Central de Programas do Ubuntu [13] , ou por linha de comando, digitando-se:
sudo apt-get install calibre
O Calibre está disponível para vários sistemas operacionais, além do
GNU/Linux, possui ainda uma versão portátil para pendrives e afins:
É possível acessar o manual [14] e o vídeo tutorial [15] do Calibre, pela Internet.