Bom, agora o programador novato sabe fazer um programa que calcula 1+1, mas não tem como mostrar o resultado. O que fazer?
Simples, estudar as saídas de dados que sua linguagem te dá.
Tá, não fui MUITO específico, pois cada linguagem faz isso com comandos diferentes, mas todas usam a mesma saída, ou seja - monitor, impressora ou arquivo. Têm outras saídas mais complicadas, como streaming de dados para rede etc, mas sempre acaba em um desses três de uma forma ou outra.
Em muitas linguagens, a forma de saída para o monitor/terminal (o chamado "standart output", ou "saída padrão") é dado por um comando "print":
print "Alô mamãe"
Com mais ou menos algumas variações, essa é o comando padrão para a saída padrão. De resto, é necessário achar na documentação da linguagem as formas de saída, mas de saída, você DEVE aprender primeiro a usar a saída padrão antes de tudo, porque não adianta nada aprender variáveis, loops e essas coisas se não puder ver o resultado de seu código.
Operadores
Operadores são comandos que servem para manipular/testar os dados de variáveis. Para manipulação existem os operadores matemáticos básicos (adição, subtração, multiplicação e divisão). Em algumas existem os operadores de caracteres, mas não vem ao caso agora, porque não é nada básico.
Os operadores para testar variáveis incluem o sinais de igual, maior e menor e não raro existe o operador de desigualdade (não vi linguagem que não o tenha).
O outro conjunto de operadores de teste são os chamados "operadores lógicos". Estes incluem os operadores AND, OR, NOT e as vezes o XOR. Esses existem em qualquer linguagem decente, e servem para testar sentenças lógicas.
Por exemplo, se tenho duas variáveis "a=1", "b=2", posso fazer o teste:
if( a < 5 AND b > 0 ) ENTÃO
...
Traduzindo: SE a é menor que 5 E b é maior que 0, ENTÃO é executado o código abaixo. Aprenda a usar os operadores e já terá aprendido 70% sobre uso de linguagens de programação.