Linux: kernel e distribuições

Esta é a primeira de uma série de artigos para iniciantes, abordando temas seqüenciais, ou seja, supondo um entendimento cada vez mais profundo sobre Linux. Este artigo contém explicações introdutórias sobre o kernel do Linux, o que é e como identificar suas diversas versões, além da "definição" do termo 'distribuição' e suas várias faces.

[ Hits: 156.696 ]

Por: Juliao Junior em 13/06/2007


Pacotes e soluções



Pacotes

Pacote é um conjunto de códigos binários quem criam um programa, que podem ser tão simples como PING ou tão completos como uma suíte Office. Esses conjunto são 'empacotados' juntos para permitir que um usuário faça o download de um programa completo ao invés dos arquivos individuais que formariam tal programa.

Esses programas geralmente são comprimidos e usados por um gerenciador de pacotes. Os tipos de pacotes mais comuns são os RPM e os DEB.

Onde obter softwares e outras utilidades

Uma das melhores e mais populares fontes de informação de como usar os comandos Linux são as páginas MAN. O termo 'man page' é uma contração de 'manual pages', páginas de manual. São como um manual on-line do sistema. São um excelente recurso no uso do Linux. Para acessar a página de manual de um programa digite:

man <nomedoprograma>

Após digitar e teclar enter, o terminal lhe mostrará uma tela com instruções do manual. Alguns programas não possuem man pages, mas a maioria possui.

Quando as man pages não fornecem a informação desejada, você pode recorrer aos HOWTOs disponíveis na net. Os HOWTOs são uma fonte excelente e dão informação detalhada sobre determinada tarefa, listando cada passo para a sua execução. São especialmente úteis quando você não sabe qual programa exatamente usar quando quer realizar uma determinada tarefa. Porém, se você já sabe o que fazer, pode usar um mini-HOWTO para refrescar a memória, e assegurar-se de não fazer nenhuma tolice.

Você pode encontrar tanto os HOWTOs como os mini-HOWTOs do Linux em www.linuxdoc.org, onde também estão as man pages, FAQs, guias, outras fontes excelentes de pesquisa. Os recursos mais importantes para o Linux estão disponíveis na internet, livres de custo. E, é claro, você sempre pode contar com o site da sua distribuição.

Para encontrar software e soluções em geral, existem vários sites. Claro, tem os sites da distros. Além disso, vá no fantástico sourceforge.net.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. O kernel
   2. Distribuições Linux
   3. Pacotes e soluções
Outros artigos deste autor

Guia Introdutório do Linux

Aprenda Python - Guia "rápido"

VRML - A Web ganhando vida!

manDVD - Produza DVD-vídeo rápido e fácil

Reconstructor: Crie seu próprio Linux liveCD

Leitura recomendada

Linux para máquinas antigas - Que distribuição escolher?

Obtendo diferentes versões do Debian GNU/Linux

Porquê a mascote do Linux é um pinguim

Zabbix 2.4 no CentOS 6.6

Mandrake Linux 10.1 Powerpack

  
Comentários
[1] Comentário enviado por pablover em 13/06/2007 - 08:19h

Desculpe a pergunta, mas depois que o desenvolvimento do Kernel passou a utilizar o GIT como controlador de versões, esta nomenclatura de numeração não foi abandonada?

[2] Comentário enviado por joaocosme em 13/06/2007 - 09:33h

otimo artigo parabéns so para complementar pacotes nao sao so binarios, fazem ,parte do pacotes outros arquivos como arquivos de documentação.....

[3] Comentário enviado por juliaojunior em 13/06/2007 - 09:40h

valeu joaocosme, foi uma sobrada minha.

[4] Comentário enviado por joukim em 13/06/2007 - 10:24h

Essa forma de numeração foi abandonada há um bom tempo, como apontado pelo pablover...

[5] Comentário enviado por tsanches em 13/06/2007 - 13:54h

Ola amigo,
Colocou todas as distribuições menos a Brasileira? Brother??????
Distro Insigne Momentum 5.0
Parabéns pelo artigo.
Valeu :-)
TSANCHES

[6] Comentário enviado por juliaojunior em 13/06/2007 - 15:15h

Primeiro: eu busquei as informações em manuais e livros impressos. Portanto, quanto às correções, peço que indiquem onde encontrar a informação correta. Por exemplo, se a numeração não é mais assim, onde encontrar a informação correta?
Segundo: coloquei as principais distribuições, das quais a maioria das outras derivam. Portanto, não discriminei ninguém. Claro que existem distros brasileiras ótimas, como Kurumin. Mas o Kurumin é derivado do Debian, e o Debian tá lá na minha lista.
Por tudo, valeu pelas observações.
VIVA O LINUX !!

[7] Comentário enviado por comfaa em 28/10/2008 - 11:38h

muito bom !!

[8] Comentário enviado por myke28 em 14/06/2009 - 14:09h

Boa tarde a todos os membros deste site, bem, como todo usuário iniciante deste sistema operacional, já vi e ouvi diversas informacões a respeito do sistema operacional em debate, porém, sou adepto a inovacões e gostaria de entender e continuar a usufruir deste sistema, não sou nenhum expert em máquinas e computadores, primeiramente gostaria de saber como vejo minha configuracão e pedir a todos que estão presentes neste site com propósito de ajudar, que me orientem a como saber primeiramente sobre minha máquina, para depois entender o Linux.
Acabei de adquirir um computador AMD Phenon X4 com sistema operacional Linux, gostaria de saber qual é o Linux que minha máquina usa, (na área de trabalho existe um nome tipo KeeP, não sei se ajuda), quais os softwares que posso utilizar e se posso utilizar programas tipo, AVG, Clone DVD, E-MULE, etc. de ante mão, sei que nenhum outro programa do sistema ruindows, eu posso utilizar em minha máquina, gostaria que me ajudassem a entender minha máquina e a comecar a engatinhar nosse mundo interessante pelo qual os srs. fazem parte, grato pela ajuda de todos, Myke Souza e viva o LINUX!

[9] Comentário enviado por eltonene2008 em 26/09/2009 - 13:19h

ola amigos gostaria d saber mais sobre linux momentuns 5.0, adqri um pc e é linux mas to apanhando muito ainda o vivao tem me ajudo mas ta dificil.obrigo nene.....

[10] Comentário enviado por mxfera em 06/04/2010 - 11:13h

muito bom cara ... vlw

[11] Comentário enviado por mfsmarcelo em 18/08/2010 - 10:02h

Gente, Bom dia.
Primeira vez no site e já fiz logo o cadastramento. Espero poder aprender e compartilhar muitas informações.
vlw

[12] Comentário enviado por lucianobrutus em 25/08/2011 - 09:25h

Meus parabéns pela matéria, ótima a iniciantes dispostos a aprender como eu.... grande abraço!

[13] Comentário enviado por gu3d3s em 18/04/2012 - 16:14h

Boa...Boa!!! Parabéns. Eu como usuário "iniciante" me familiarizei bastate com o conteúdo postado. Volto a agradecer...Meus parabéns!!!

[14] Comentário enviado por jorgecarvalho em 13/08/2013 - 07:59h

bom dia eu não estou conseguindo estala o ubunto 13.04 no meu notebook só mostra a opção de estala e depois de idioma e mais nada fica tudo preto

[15] Comentário enviado por kaizuky em 14/11/2014 - 16:26h

Estou iniciando agora no mundo Linux e tutoriais assim sempre são bem vindos, obrigado ao autor, parabéns!

[16] Comentário enviado por Rivadavia em 21/05/2018 - 10:33h

Obrigado pelas informações, forte abraço!

[17] Comentário enviado por ensabr em 10/12/2018 - 02:25h

Olá, Cicero Juliao da Silva Junior, estou iniciando a minha leitura e estou gostando! Infelizmente não consegui localizar voc&#7869; no facebook pelo seu nome completo para lhe agradecer e homenagear! E fiquei curioso com um detalhe:
Se a pessoa estiver usando um computador antigo, este não irá aceitar e trabalhar melhor com um programa antigo? É claro que este irá perder algumas funções, mas o básico poderá usar! É como se a pessoa não atualizasse o computador. Voc&#7869; concorda? Desde já sou grato!

[18] Comentário enviado por ensabr em 10/12/2018 - 02:27h


[5] Comentário enviado por tsanches em 13/06/2007 - 13:54h

Ola amigo,
Colocou todas as distribuições menos a Brasileira? Brother??????
Distro Insigne Momentum 5.0
Parabéns pelo artigo.
Valeu :-)
TSANCHES


Eu já tive este programa se não me engano, em um computador kennex ... na época percebi que o sistema era muito semelhante ao Open Suse. Concordas?

[19] Comentário enviado por ensabr em 10/12/2018 - 02:32h

Olá, Cicero Juliao da Silva Junior, sobre as distribuições estou usando o Linux Mate, tanto o Ubuntu como o Debian e notei que um funciona melhor que o outro em certos equipamentos antigos. na verdade o Debian ao meu ver reconhece quase todos e o Ubuntu entretanto é o que tem um melhor desempenho. Será que é por que este tem mais pessoas envolvidas corrigindo os problemas?

[20] Comentário enviado por ensabr em 10/12/2018 - 02:38h

Olá, Cicero Juliao da Silva Junior, refente aos pacotes ... entendi o que são mas não entendi como obter e depois como abrir. Lamento. Será que são aqueles que podemos obetr pela tal tela do TERMINAL em ferramentas do sistema ou pelo programa Gerenciador de pacotes synaptic, do ítem Administração da coluna Sistema? Desde já sou lhe grato!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts