Adware é muita das vezes inofensivo, porém muito chato.
Adware está em todos os lugares, no seu computador, celular, serviço de streaming (acredito que no Brasil vocês tem Netflix) etc.
Adware é um script ou software que cria propagandas fazendo de você o alvo principal, existem milhares de técnicas de adware, até mesmo psicológica. Se você já assistiu o filme Golpe Duplo (Focus) com o Will Smith, a maneira que ele engana o Japonês no estádio de baseball é o que um adware faz :). A missão do adware é convencer que você precisa do produto anunciado, então para alcançar esse objetivo o algoritmo do adware vai analisar o histórico do seu navegador para encontrar que você está procurando e te apresentar em forma de propaganda e se tudo der errado vem a apelação.
Um exemplo disso, neste exato momento em que eu escrevo esse artigo eu estou usando um Mac e como eu moro na Inglaterra o idioma do meu computador é Inglês, assim, como resultado veja o que aparece na página...
Tradução da propaganda à direita... "Yeti Media Player, a maneira mais fácil de tocar criar e editar sua lista de músicas no Mac"...
Outro dia o plano do celular da minha esposa estava acabando, aqui na Inglaterra você paga uma taxa mensal e faz ligações, texto e internet e "de graça" você ganha o aparelho, depois de 2 anos você pode ter o preço mensal reduzido ou eles te dão um celular novinho em folha e "de graça"... Só que se você quer um celular novo o preço mensal não pode ser reduzido... pegou o esquema? Ela começou a usar o Google na semana passada procurando por celulares... adivinha o que aparece?
Veja que não é aparelho ou planos da Vivo ou Claro... As propagandas são da Talk Talk e EE duas provedoras de celular aqui da Inglaterra. Puxa é exatamente o que eu estava procurando, que coincidência... ah, não é adware...
Só uma coisa que eu quero deixar claro: adware não é mal, não causa nenhum dano ao seu computador e não rouba informações críticas e nem sequer depende do sistema operacional, adware roda dentro do browser ou na interface de um programa, sendo que adware na interface de programas é exclusivo do Windows e sistema operacionais que rodam em celulares e tablets (Android, iOS, Windows Mobile, RIM etc.).
A única coisa ruim de adwares é que quando o algoritmo já tentou de tudo para você clicar e não deu certo, ele pode apelar...
Se você não quer ter o desconforto de ter essas propagandas na sua tela em tudo quanto é site você pode instalar uma extensão no navegador que bloqueia essas propagandas, eu uso o Adblock Plus, porém eu sei que alguns sites ganham uns trocados por essas propagandas, como é o caso do VOL, então eu desabilito a extensão no sites de confiança e sites que eu gosto de contribuir, como o VOL.
Ransomware e scareware
Esses dois eu resolvi descrever eles juntos porque são similares e ambos não afetam o pinguim. O ransomware não pode encriptar os seus arquivos pessoais sem instalar um software de encriptação e até o momento (e o meu conhecimento) não existe software de encriptação que encripta totalmente automático sem a participação do usuário. O scareware é perda de tempo porque mesmo que alguém crie um programa em tela cheia, sem bordas e exija um pagamento para poder liberar os programas e arquivos, facilmente podemos descer ao nível do terminal, matar o X11 e investigar qual o programa que está sendo executado na inicialização e pronto, assunto resolvido. Embora, scareware pode fazer uns trocados com os novatos, só que é muito arriscado deixar rastros no qual o hacker pode ser enquadrado e acabar na cadeia.