Esse artigo foi escrito pra mostrar ao usuário a irresponsabilidade de muitos canais de jogos usando
Linux e sites "de gente que sabe das coisas" dizendo para os usuários desabilitarem as mitigações de seus sistemas para obterem mais desempenho MAS não mostram ao usuário o quão perigoso isso pode ser. Na maioria das vezes só falam que se o usuário é o único da máquina então ele pode fazer isso.
Dá pra desabilitar? Até dá mas saiba dos riscos que você está correndo. Essas vulnerabilidades podem ser exploradas - como dito antes - por programas (mesmo os baixados em loja), sites especialmente criados com javascripts (olhaí os sites de jogos e de sacanagem) ou outras implementações que explorem as vulnerabilidades presentes no sistema e sem que o usuário perceba. E o pior disso é que tudo ocorre sem que o usuário se dê conta pois tudo é feito dentro do contexto funcional do processador afetado e, embora seja mais bem difícil o atacante resgatar os dados eventualmente "reconstruídos" (como logins e senhas...) podemos sempre contar com a habilidade do usuário tornar um sistema relativamente imune em um Windows.
Eu não sugiro desabilitar as mitigações se você tem uma navegação "duvidosa". A "recomendação" desses sites que sugerem isso diz que o usuário pode fazer se:
- O usuário for o único em um PC sem dados sensíveis (só aí já se vê a visível periculosidade) e/ou sem login remoto;
- O usuário não acessa serviços bancários (vixi!), e-mails (êita!), compras online (Ohhh!) e de cartão de crédito (aí não!);
- PCs ou notebooks de uso coletivo principalmente se estiverem conectados em redes abertas ou públicas - isso inclui telecentros e redes de aeroportos e de ônibus que possuam conectividade;
- O usuário não usa virtualização leve (containers) para, por exemplo, usar programas Windows no Linux - como ocorre na Steam (virtualização leve com o Proton).
Caso você faça tudo que está acima, você é um grande candidato a se ferrar se desabilitar as mitigações. Mas se você for cabeça dura e quer experimentar só pra ver se o que está publicado aqui é verdade, instale o programa Grub Customizer; na aba Configurações Gerais, na linha de "Parâmetros do kernel", coloque sem as aspas "mitigations=off", salve e reinicie.
Refaça os testes aqui mostrados com o KdiskMark e, se ainda assim achar que vale a pena, que o Chefe lá de cima tenha misericórdia de sua alma, hehehe... E se der zebra, não tenho nada a ver com isso!