Este artigo vem demonstrar como criar um Sistema Operacional com base no Slackware Linux de maneira rápida e simples, de qualquer computador em qualquer sistema operacional.
Para demonstrar neste artigo, trabalharemos com a opção custom para que possamos escolher os módulos a serem adicionados e os que serão removidos.
Por padrão os pacotes pré escolhidos são: Office, Network, Graphics, Multimedia e System
Por um gosto pessoal, habilitarei os módulos Develop, Drivers e Libraries, aconselho habilitar o módulo Drivers para que exista uma maior compatibilidade com placas de vídeo e drivers de wireless.
OBS. Podem observar que ao sobrepor o mouse sobre uma categoria, do lado direito é exibida a lista com os aplicativos disponíveis na composição do módulo.
As próximas telas disponibilizam a adição ou remoção dos pacotes individuais dentro dos módulos escolhidos.
Como podem observar na imagem seguinte, estamos no grupo Office, onde podemos adicionar o pacote como OpenOffice, Koffice etc.
Reparem que conforme os módulos são adicionados ou removidos, no canto superior da tela o tamanho da imagem .iso é atualizado, ficando maior ou menor.
Ao terminar a escolha dos pacotes a serem adicionados ou removidos, iremos para a customização do KDE, onde é possível escolher o papel de parede.
[1] Comentário enviado por elionw3 em 14/08/2008 - 11:06h
Show de bola!
Como iniciante, pra mim é mais facil divulgar o sistema com aplicativos que EU ja conheço :), assim consigo provar por A+B que isso é melhor q aquilo, e nao me deparo com problemas novos, na hora de Convencer o vizinho q deve abrir a mente para o mundo do Software Livre.
ja vou queimar um CDzinho pra repassar aos coleguas :)
[5] Comentário enviado por vitormicillo em 14/08/2008 - 15:20h
Esta versão personalizada não possui instalador, mais nada impede de estudar o código fonte do instalador da
versão oficial do NimbleX e adaptala ao seu sistema..
[7] Comentário enviado por GilsonDeElt em 15/08/2008 - 22:54h
caramba!
muito doido esse trem de gerar um Linux modular pela net, baixar e rodar
é meio estranho pensar na idéia, mas no fim fica incrivelmente simples
só num testo por não ter leitor de CDs aqui, e por minha net não me deixar baixar uma ISO em 12 hs... =)
mas vlw pelo artigo, vitormicillo
e vida longa ao Linux
(tanto o comum quanto o "expresso" =)
[9] Comentário enviado por rootgerr em 28/08/2009 - 00:05h
Gilson Voce tem a opção de fazer a mesma coisa em um pen drive atraves do programa unetbootin no windows ele cria a imagem do cd em seu pendrive uma "básica" da um tamanho final de uns 200 MB