Este artigo descreve como configurar e usar o novo Fork CRM do WindowMaker, um antigo Gerenciador de Janelas levíssimo e muito
estável. Os Bons tempos voltaram!
É uma questão de "pegar o jeito", e se pega o jeito "fuçando"! É relativamente intuitivo.
O WindowMaker pode ser mais leve que um "Box", se este último for muito elaborado, estiver muito elaborado e cheio de 'firulas'. É bem mais leve que o E17 e o
XFCE, que dirá, os pesados KDE e o GNOME!
Para computadores antigos, pode ser o ideal. Nos modernos computadores grandes, você nem precisa se preocupar em não instalar ou usar coisas, desligar efeitos e etc. Vai funcionar e bem rápido!
Nos efeitos 3D, embora não seja o máximo (como o Compiz-Fusion), tem transparências, animações, rotações de ícones, "Docks" e etc, e roda bem, mesmo sem
aceleração 3D.
Resumindo
Para usar o WindowMaker:
1) Instalar o WindowMaker-CRM na sua Distro. Instalar o "windowmaker-themes" e vários, ou todos, os pacotes de "dockapps", os "wm".
2) Abrir a sessão em WindowMaker.
3) Abrir e/ou "dockar" (arrastando da esquerda embaixo, para direita, acima) os aplicativos que usa sempre.
4) Com menus ou com comandos, abrir os outros "Dockapps" que deseja usar. Configurá-los.
5) Configurar cores, menus, telas, temas com o "WPrefs" e/ou com "wmakerconf". O segundo é mais fácil.
Importante: se for usar os dois, configure antes com o "WPrefs", e depois como "wmakerconf". Se fizer ao contrário, as configs do "WPrefs" sobrescreverão as do
outro configurador.
Concluindo
Pronto! Agora é só usar, lembrando de não fechar os "Docks" e aplicativos que deseja iniciar automaticamente quando abrir uma nova Sessão.
Tutoriais e documentação
Há vários bons tutoriais e documentos do WindowMaker. Veja por exemplo:
[1] Comentário enviado por lcavalheiro em 30/11/2011 - 13:49h
Excelente artigo, meu caro! Não apenas expande o uso do WindowMaker para outras distros (admito, coisas como Synaptic, gerenciamento de pacotes automático e outras coisas UNIX-dislike me incomodam mesmo, ao ponto de eu não conseguir usar a distro) como mostra de maneira simples e agradável como configurar e personalizar o WMaker. Em breve eu devo estar colocando aqui no VOL o resultado de uma experiência fantástica que estou fazendo lá em casa: Slack + WMaker para iniciantes no mundo GNU / Linux (usando como cobaia minha analfabeta digital do coração, aka esposa). Vale a pena dizer também que na página do GNUStep (http://www.gnusetp.org) tem muita coisa que pode ser usada no WindowMaker, basta baixar e compilar ;-)
Mais uma vez, muito bom mesmo seu artigo, Alberto! Parabéns!
Caso você queira ver, FluxBox e outros Box (BlackBox, OpenBox) podem usar Dockapps e AfterStep e GNUStep são relacionados a WindowMaker, porisso, procurar documentação sôbre esses outros ambientes gráficos, pode ser útil.
[6] Comentário enviado por pinduvoz em 30/11/2011 - 17:53h
Nunca usei o WM pra valer e o experimentei uma única vez numa das muitas distros que já testei (numa delas, ele vinha instalado por padrão). Confesso que fiquei totalmente perdido naquela ocasião, pois não dispunha de um guia como este. Quem sabe agora eu testo "de verdade".
[8] Comentário enviado por levi linux em 30/11/2011 - 18:10h
Parabéns, pelo excelente artigo.
Realmente o WM é um excelente ambiente gráfico. Acho que vou testar esse fork. Estive usando um pacote antigo que vem no Cd do Slackware e o desempenho era ótimo.
Favoritado!
[12] Comentário enviado por leolsc em 01/12/2011 - 13:34h
Ótimo artigo, não me logava neste site a muuuitos anos (2003?), e que surpresa me lembrar do usuário e senha e não ter sido faxinado pelo administrador.
O Window Maker foi meu primeiro gerenciador de janelas, já existiam opções mais modernas na época, mas nenhum rodava tão macio em máquina mais antigas.
Interessante notar também que Window Maker tem uma genealogia nobre que se inicia com o NextStep, que foi um produto notável, influenciando os produtos da Apple até hoje.
[17] Comentário enviado por edersonhonorato em 02/12/2011 - 19:50h
Também adorei a "delicadeza" do nosso camarada... :D
Adorei o artigo!!!
Ainda tenho o Debian Sarge+WindowMaker instalado num P133 que tá largado num canto aqui em casa já faz um tempão(fonte de inúmeras brigas com minha esposa).
Com 32MB de RAM rodava redondo com todos os DockApps instalados.
Infelizmente, mesmo com essa legião de admiradores, o Alfredo Kojima não se interessou em retomar o projeto...
Tomara que o projeto tome corpo e volte a fazer o sucesso de outrora.
[19] Comentário enviado por albfneto em 03/12/2011 - 09:45h
Vinny, eu citei seu Blog na minha Home-Page pessoal, sôbre vários assuntos: Rádio, Eletronica Vintage, Química, Linux, Sabayon etc...
Veja sessão "Sites Brasileiros", nesta página:
[21] Comentário enviado por removido em 04/12/2011 - 21:42h
Adorava usar o window Maker lembro que aqui no Vol chegou a ter um forte bate boca pq tinha gente que dizia que o nome cero tera Windows Maker (acho que era o antigo conceito M$) mas em fim era como usar um daqueles programas futuristas de filmes que você ia montando do jeito que gostava, agora até me animei em usar de novo. Muitas noites passei fuçando nele heheheh....
[22] Comentário enviado por lcavalheiro em 05/12/2011 - 09:35h
Sniper, de acordo com o site oficial do WindowMaker o nome é Window Maker (com espaço mesmo), mas na época de seu lançamento o nome era WindowMaker (sem o espaço). Assim sendo, fica a critério, pois, embora Window Maker seja o nome oficial, WindowMaker é o nome que acompanha os slackers (por alguma razão tio Pat também prefere WindowMaker) e os vet's do mundo GNU / Linux ;-)
[24] Comentário enviado por nemphilis em 06/12/2011 - 12:29h
Valeu por dar novo fôlego ao pessoal do Wmaker que ainda está na ativa (E usando!). Depois de ver o novo KDE e GNOME acabei voltando para o Wmaker velho de guerra e só uso ele desde então (já a 2 anos). Acabaram os famosos Wmaker Themes pela internet, tive que passar a criar alguns, que tal a gente repostar novamente alguns Wmaker Themes por aí ? Abraço amigo, vlw