Essa não foi bem uma aula de programação, mas a apresentação de uma ferramenta que pode facilitar os estudos!
Agora que você já está apresentado à ferramenta Portugol Online, sugiro que confira no site a especificação do Portugol, que apresenta as regras da linguagem e exemplos de algoritmos.
Os exemplos apresentados na especificação da linguagem podem ser facilmente testados com a ferramenta. Não é necessário nem digitá-los. Na ferramenta, basta ir ao menu "Arquivo", submenu "Abrir" exemplo e clicar em um dos exemplos para que o código do exemplo seja carregado para o editor de código.
Se tiver dúvida ou curiosidade sobre como o computador interpreta seus códigos-fonte, clique em "Exibir" e depois em "Relatório da análise":
Esse recurso pode ser útil não só para iniciantes em programação, mas também para quem está estudando compiladores.
Se você é aluno e deseja aprender a programar, há vários textos e livros bons na Internet, nas livrarias e até aqui mesmo no Viva o Linux (
esse aqui, por exemplo), opções não faltam, é só pesquisar.
Em particular, recomendo a leitura do livro
Fundamentos da Programação de Computadores [1], que apresenta exemplos quase que totalmente compatíveis com a ferramenta e a linguagem aqui apresentadas.
Se você é professor, experimente explorar essa ferramenta em sala de aula de modo que os alunos possam verificar os algoritmos que eles elaboram em funcionamento.
Se você gostou (ou não) da ferramenta, se conseguiu (ou não) utilizá-la bem, se encontrou um defeito ou pensou em algo que poderia melhorá-la, peço que deixe um comentário no site, pois estou coletando opiniões sobre a ferramenta para finalizar meu trabalho. Em especial, se gostou da ferramenta, considere a possibilidade de compartilhar o link para o site nas redes sociais.
Vale lembrar que o Portugol Online é
Software Livre: seu
código-fonte está disponível no
GitHub.
No mais, obrigado por ter lido esse texto e por se interessar pelo meu trabalho! Apresento aqui mais algumas telas da aplicação e as referências que utilizei para elaborar a introdução. Abraço e até a próxima!
Mais algumas telas
Localizar/substituir:
Temas:
Executando no Windows:
Executando no Mac OS X:
Referências
- [1] ASCENCIO, A. F. G.; CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da programação de computadores. 2a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
- [2] MONTEIRO, Mário A. Introdução à Organização de Computadores. 5a. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2007.
- [3] BINI, E. M.; KOSCIANSKI, A. O ensino de programação de computadores em um ambiente criativo e motivador. In: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Atas do VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis: ABRAPEC, 2009. ISSN: 2176-6940.
- [4] MOREIRA, M. P.; FAVERO, E. L. Um Ambiente para Ensino de Programação com Feedback Automático de Exercícios. 2009. In: XVII Workshop sobre Educação em Informática, 2009, Bento Gonçalves. Anais do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Bento Gonçalves: UFRGS, 2009, p. 429-438.
- [5] RAABE, A. L. A.; SILVA, J. M. C. Um Ambiente para Atendimento as Dificuldades de Aprendizagem de Algoritmos. In: XIII Workshop sobre Educação em Informática, São Leopoldo, 2005. Anais do XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, São Leopoldo: UNISINOS, 2005, p. 2326-2337.
- [6] ROCHA, P. S.; FERREIRA, B.; MONTEIRO, D.; NUNES, D. S. C.; GOÉS, H. C. N. Ensino e Aprendizagem de Programação: Análise da Aplicação de Proposta Metodológica Baseada no Sistema Personalizado de Ensino. In: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 3, dez. 2010. ISSN: 1679-1916.
- [7] SOUZA, C. M. VisuAlg - Ferramenta de Apoio ao Ensino de Programação. In: Revista TECCEN, v. 2, n. 2, p. 1-9, set. 2009. ISSN: 1984-0993.