transcode --> poderoso software de recodificação de arquivos multimídia de vários formatos;
-i --> (input) entrada a ser tratada;
-y --> Módulo de exportação do vídeo[áudio];
mpeg2enc --> Codificador mpeg com muitas funções (mjpegtools deve estar disponível);
mp2enc --> Codec de áudio, escreve um arquivo de áudio do tipo mp2/mpa;
-F --> Opção do módulo de exportação do vídeo, 8 indica que é no formato DvD;
-E --> (Opcional) Opção para o codec de áudio trabalhar com 44100 Hz;
-b --> (Opcional) Opção para exportação do áudio com bitrate 224;
-Z --> (Opcional) Tamanho em pixel para o vídeo;
--export_fps 25 --> Exporta o fps para 25.000 formato PAL, NTSC é 29;
-J --> Aplica filtro, no caso de exportação de frames. fps=frame de entrada:frame de saída;
-o --> Saída do comando.
Isso resultará em dois arquivos, um com nome filme.m2v e outro filme.mpa, que são respectivamente o filme e o áudio separados.
Este passo do "Comando 2" é para quem deseja exportar os frames de um filme 23.976 para um formato compatível com DvD's, usei como exemplo PAL, quem tem o filme já com um formato legível como PAL(25) ou NTSC(29) pode simplesmente usar o "Comando 4" sem ter que exportar os frames, tarefa essa que demora um tanto.
[1] Comentário enviado por lordello em 13/07/2006 - 18:47h
Excelente artigo amiguinho.
Tem duas coisas que gostaria de comentar, se me permite.
- Os DVDs aqui no Brasil são NTSC.
- DVD-PAL não tem nada a ver com PAL-M (que é o formato dos televisores).
O formato DVD-Film (720x480 23,970fps) roda tranquilamente nos aparelhos do Brasil, a grande maioria dos DVDs nas locadoras estão neste formato, então não é necessário converter os frames do vídeo. É preciso filtras certos passos criados pelo pessoal europeu, pois eles são os únicos no mundo a usar o sistema PAL.
Como você mesmo disse, seria possível executar o processo com apenas um comando, mas você queria fazer como Jack, vamos por partes ;-). Porém, como a fonte inicial normalmente é um arquivo avi ou mpeg já bastante comprimido, o ideal é usar um passo somente, ou usar codecs sem perdas, como o huffyuv, assim você evita recomprimir o vídeo duas vezes e perder mais qualidade no processo, ou pelo menos usar o codec mjpeg, que se estiver configurado para o máximo de qualidade, a perda é bem menor do que usando o lavc.
Falou ae...
[2] Comentário enviado por jackhat em 13/07/2006 - 22:56h
Obrigado pelo comentário... E obrigado tb pelo esclarecimento maior dos formatos de DvD's.
O que na verdade eu quis dizer com converter o formato de 23,970fps não foi pelo fato de nao rodarem nos DvD's. Peço desculpas se ficou entendido dessa forma... A idéia de converter para NTSC ou PAL é apenas um exemplo de como alterar o formato do vídeo mantendo o sincronismo do áudio. A minha idéia com esse artigo é tentar depurar melhor as ferramentas, por isso uso varios passos e varios módulos diferentes, com intencao de expor as ferramentas.
Comentários e críticas sempre são bem vindos.
Obrigado à todos.
[5] Comentário enviado por flavioc em 26/08/2006 - 01:47h
Caro Jack, tenho um problema, tentei ja varias vezes tanto com Mencoder e transcode converter os arquivos. O problema, é que quando passo para autoria do dvd, fica beleza no computador, masssssss, quando coloco no dvdplayer ligado a tv, a tela do filme fica maior do que a tv (essa é a imprensão). Então, as legenas só aparecem pela metade perde espaço também...Não sei se me fiz entender, se tiver alguma dica.
[6] Comentário enviado por jackhat em 26/08/2006 - 14:46h
Olá Flávio, consegui compreender sim o que voce esta falando. Uma forma que vejo de corrigir isso. Uma seria fazer o seguinte quando estiver preparando o filme:
[7] Comentário enviado por flavioc em 11/09/2006 - 01:09h
oi Jack, consegui seguir sua orientação, mas ficou só um probleminha que talvez possa ajudar. A questão da legenda...
Quando faço a fusão da legenda, as palavras com final (ção) dão problema saem erradas. Ja conferi o arquivo .srt e lá a legenda ta ok, mas quando colo a legenda essas palavras aparecem errado. Sabe algo a respeito? Já aconteceu com você?
[8] Comentário enviado por jackhat em 11/09/2006 - 21:46h
Olá Flavio...
Olha realmente esse problema eu nunca vi. Já baixei muitos filmes e fundi a legenda da maneira que descrevi no tutorial, mas esse erro é muito estranho.
Qual é a forma que vc esta usando para fundir a legenda?
Vc esta usando o mencoder ou o transcode?
Qual versao do mplayer vc esta rodando?
Quando vc roda o filme pelo xine ou mplayer o ero acontece???
[9] Comentário enviado por flavioc em 15/09/2006 - 02:08h
Oi Jack, cara to apanhando mas por outro lado o Linux é assim mesmo, é o desafio que conta.
Tentei com o transcode como voce demonstrou aí, mas deu um problema, muito lento a separação de áudio e video então tentei uma segunda opção...
Achei um tutorial de como preparar vídeo para dvd com o mencoder (mais rápido)com a linha abaixo:
#mencoder -oac lavc -ovc lavc -of mpeg -mpegopts format=dvd -vf scale=720:480,harddup -srate 48000 -af lavcresample=48000 -lavcopts vcodec=mpeg2video:vrc_buf_size=1835:vrc_maxrate=9800:vbitrate=5000:keyint=18:acodec=ac3:abitrate=192:aspect=16/9 -ofps 30000/1001 -o outfile.mpg mymovie.avi
Bom o problema é na hora do dvdauthor. quando uso o comando
#dvdauthor -o dvd -x filme.xml
O programa trabalha mas dá uma mensagem de erro assim?
warn: audio sector out of range
warn: audio sector out of range
warn: audio sector out of range
Bom queimei um dvdrw para testar mas o filme trava toda hora. Se tiver alguma dica. Quanto as legendas consegui resolver.Flávio
[10] Comentário enviado por jackhat em 16/09/2006 - 22:24h
Esperimenta usar outro codec de audio.
Eu vi que com o mencoder vc esta usando o ac3 tenta outro mp2 ou mpa.
E da uma boa lida no manual do mencoder, pra depurar melhor so comandos que vc fez. Acho q vc vai encontrar coisas que vc poder tirar aí.
Abracao t+
[11] Comentário enviado por alexbh em 15/10/2006 - 02:57h
Cara, seu artigo ficou muito bom e o jeito como você fez separando os passos facilitou bastante o aprendizado.
Só que eu to com um problema com o QDvDAuthor. Eu faço a conversão do video e ela fica perfeito, com legenda e audio sincronizados. Na hora de usar ele no QDvDAuthor ele sempre tenta codificar o video novamente, fazendo o mesmo trablho que eu já tinha feito. Se eu não marcar a aba de codificação ele não consegue gerar os arquivos do dvd. Tem alguma dica ou manha pra fazer o QDVDAUTHOR ignorar a codificação do video e só se preocupar com a geração dos menus e dos arquivos vob? Utilizdo o QDvDAuthor 0.1.3.
[12] Comentário enviado por sky_crusher em 10/01/2007 - 13:34h
Desculpa a minha ignorância,
mas os dvd-players tradicionais que fabricam aqui no Brasil não funcionam com o sistema de cores NTSC? Por que você não fez um tutorial usando exemplos com NTSC? Ontem tentei separar o áudio do vídeo de um filme usando o COMANDO 4 do seu tutorial. O programa gerou dois arquivos: Um com .m2v e outro com .ac3. O arquivo .ac3 ficou ok, mas o arquivo .m2v distorceu as cores do filme (eu testei o .m2v no mplayer). O arquivo original era um .avi e tinha 29,970 fps. Como eu faço para com que o programa não distorça as cores do meu filme?
[16] Comentário enviado por jackhat em 07/06/2008 - 21:42h
De qual forma vc esta fazendo o processo todo, para chegar ate esses arquivos? Pergunto isso prq o mplex ta reclamando do formato do audio. faca um tcprobe -i shrinked.ac3 para verificar em que formato esta esse seu arquivo. E mostre aqui a forma que vc esta usando para chegar nesses arquivos. Assim fica mais facil de te auxiliar.
Espero ter auxliado
abs t+
[18] Comentário enviado por jackhat em 13/06/2008 - 19:55h
Oi Marina! Olha vc nao precisa fazer o passo 4. O passo 4 é justamente para exportar o video para 25 fps, oq ja é o seu caso. Entao nao é preciso nao. Quanto ao tempo, isso é meio demoradinho mesmo, demora mais ou menos o tempo do filme que vc esta tratando, entao se o filme é de 1:30hrs, entao vai levar mais ou menos 1:30hrs para converter, é claro que um bom processador nessa hora pode diminuir bastante essa minha previsao.
Esse tutorial ja fiz a um bom tempo e foi mais para depurar essas ferramentas, embora para quem estiver querendo tratar algum video AVI de forma mais simples é só instalar o avidemux que pode ser encontrado aqui http://avidemux.sourceforge.net/
Hoje o avidemux ja esta numa versao estavel e bem funcional para todas essas tarefas que descrevi. No caso do video a ser tratado nao estar em AVI, aí eu recomendo tratar o video das formas que descrevo aqui ou usar a ferramenta http://sourceforge.net/projects/mconverter/ para tal.
[19] Comentário enviado por marina_andrade em 14/06/2008 - 16:31h
eu meu eh avi mesmo...
tô tentando fazer uns DVDs de um seriado q eu assisto.
Mas ainda tá confuso pra mim!
você que o passo dois é pra quem tem o vídeo em 23. Pra quem não tem, precisa executar o passo 4! Mas você disse que eu não preciso! então como eu faço pra separar o áudio do vídeo?
meu PC ficou ligado 7 horas executando o passo 4 e não concluiu!!
[20] Comentário enviado por gratao em 30/11/2008 - 11:20h
Bom dia amigos,
estou criando um video avi usando o mencoder e gostaria de inserir algumas musicas(mp3) nele,
mas so consigo colocar uma música, como faço para inserir qtas mp3 eu quiser ?