Programação orientada a objetos e o Java (parte 2)

Iremos continuar tratando de orientação a objetos no Java.
Esta é o segundo artigo da série sobre o assunto, onde agora iremos definir classes e mostrar sua estrutura definindo suas regras de utilização.

[ Hits: 36.675 ]

Por: Ygor Thomaz em 30/10/2003 | Blog: http://www.ygorthomaz.net/


Estrutura e regras para denominação das classes



3 - Estrutura das classes


Na estrutura de uma classe temos dois grupos principais de elementos. Os atributos e seus métodos, funções que compõem a classe. A sintaxe do Java para a definição de uma classe é simples, como mostra o código a seguir:

especificador_de_acesso class Nome_Da_Classe {
  // atributos da classe
  :
  // métodos da classe
  :
}

Especificadores de acesso indicam como as classes podem ser utilizadas. São quatro os tipos básicos:
  • public;
  • package;
  • protected;
  • e private.
Vamos detalhar cada um deles mais adiante. Iremos utilizar o "public", permitindo que todo conteúdo da classe possa ser usada livremente por outras classes deste ou de outro pacote (package).

Declarando uma classe chamado PrimeiraClasse teríamos:

// PrimeiraClasse.java

public class PrimeiraClasse {
// atributos da classe
:

// métodos da classe
:

}

Devemos ter alguns cuidados ao salvarmos uma classe em um arquivo.
  1. Em um arquivo Java só pode existir uma classe pública. Se necessário criar outra classe publica a mesma deve ser salva em outro arquivo.
  2. O nome do arquivo deve ser sempre o nome da classe pública. Atenção, este ponto é case-sensitive.


4 - Regras para denominação de classes


Em Java, utilizamos letras maiúsculas para se diferenciar dos nomes de variáveis ou instâncias de objetos. Exemplos:
Exploit          Control   
ExploitClass     MyBrain

Neste ponto a classe já começa a se modelar, então recomenda-se a utilização de nomes de forma que estes sejam realmente significativos.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Objetivo do artigo
   2. Classes
   3. Estrutura e regras para denominação das classes
   4. Terminando e referências
Outros artigos deste autor

Programação orientada a objetos e o Java (parte 3)

Programação orientada a objetos e o Java (Parte 6)

Instalando o QMail e ferrramentas de administração

Programação orientada a objetos e o Java (parte 4)

Programação orientada a objetos e o Java (parte 1)

Leitura recomendada

Programação orientada a objetos e o Java (parte 4)

Instalando e configurando o J2SE 5.0 no Linux

Swing e gerenciadores de layout

Montando um ambiente JAVA básico (Eclipse traduzido + JDK 1.5)

Jubler - Editor de legendas de filmes para Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por f_Candido em 01/02/2008 - 23:06h

Bom Artigo. Parabéns. Está me ajudando muito em minha Jornada Java...

[2] Comentário enviado por Luan Techio em 18/08/2009 - 08:50h

Bom artigo.
Gostei Muito...
Parabens

[3] Comentário enviado por sukelly em 11/08/2010 - 13:51h

Parabéns pelo artigo, sou programadora e simplesmente amei.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts