Provedor de Internet com BrazilFW - BFW

A distribuição BrazilFW é voltada para provedores de acesso à internet e aproveito para deixar dicas sobre como iniciar um provedor. Ao final do artigo, você estará apto a configurar um servidor Linux com o BFW e começar a tirar sua licença junto à ANATEL para trabalhar como prestador de serviço ou usar o BFW para sua impressa, seja para limitar a internet ou como servidor DHCP, DNS, Firewall. Boa leitura e compartilhe com seus amigos!

[ Hits: 17.742 ]

Por: Fabricio em 16/11/2016 | Blog: http://mikrolinux.blogspot.com.br/


Dicas sobre provedor



Agora vamos para as dicas para começar um provedor com o pé direito!

1. Atendimento

Sim, o maior problema que existe hoje nos provedores é o atendimento, invista em qualificar sua equipe e evite deixar o cliente aguardando para ser atendido ou precisar ligar 2 ou 3 vezes.

Procure facilitar a abertura de chamados e evite deixar a sua rede parada, pois isso gera um número enorme de ligações e, enquanto você atende reparos, deixa de fazer novas instalações. E vamos ser realista, a área de atendimento é extremamente estressante, então procure melhorar o ambiente ao máximo para não ter um novo atendente todo mês.

Outra dica é se você é o único provedor no local, não tente se prevalecer disso achando que não é porque não tem concorrência que as pessoas tem que aceitar aquilo que é entregue e pronto, isso só "queima" sua imagem, procure andar correto para crescer.

2. Cadastro de clientes

Faça um cadastro detalhado, com referência do local e dados como telefone e e-mail, outra coisa que consome muito tempo no atendimento é atualizar o cadastro, pois hoje em dia, as pessoas trocam muito rápido de telefone, então é difícil manter isso atualizado.

3. Reuniões

Faça as reuniões no horário de expediente, chegar mais cedo ou ficar até mais tarde é complicado, o ideal dessas reuniões é expor problemas em busca de soluções e não ser só para cobrança e sim para divulgar melhorias, como novas ferramentas, treinamento, benefícios. Quer motivar sua equipe? Ofereça benefícios, cesta básica, um café da manhã melhor, um plano de cargos e salários.

4. Equipe técnica

"Seus homens lutariam por você sabendo que você não lutaria por eles?" Jon Snow *GoT

Invista em seus colaboradores, pois eles são seus clientes internos, precisam de treinamento, motivação e oportunidades internas, caso contrário, você vai ter uma equipe desmotivada que só está esperando a primeira oportunidade para sair.

Faça treinamentos internos, para que eles aprendam sobre o produto da empresa, sobre a concorrência e como atender bem o cliente. Cada técnico deve ter um notebook para realizar testes, procure comprar com uma configuração razoável e instale o GNU/Linux nele, pode ser o Fedora ou Ubuntu (sugestão).

Faça um uniforme, crachá para seus funcionários, assim você reforça a imagem e seriedade da empresa.

Procure pagar as horas extras! Evite problemas futuros e procure agir da maneira correta com eles para poder cobrar o mesmo. Se não pode no momento arcar com essas despesas, então, não contrate.

E lembre-se:

"As pessoas costumam dizer que a motivação não dura muito. Um banho também não, por isso, recomenda-se que os dois sejam diários." Zig Ziglar.

5. Frota

Procure ter veículos próprios, ponha GPS para monitorar a frota e sempre faça check list do veículo.

Nele, procure manter um kit de ferramentas, escada e transformador portátil de 12v para 110v, assim no percurso, os técnicos podem recarregar os notebooks. Sempre faça manutenção e tenha seguro nesses veículos, procure fazer adesivos para colocar no veículo, assim ajuda na propaganda da empresa.

6. Identidade digital

Procure ter um site aonde seus clientes encontrem informações básicas.

Área de atendimento, planos e valores, telefone de contato, ponha um formulário aonde o cliente possa enviar uma mensagem para você, tenha um plano de e-mails com o nome da sua empresa, isso passa seriedade para seu cliente.

7. Rede

O ideal é usar fibra óptica na rede, porém o investimento é alto, então use o bom e velho cabo de rede, assim que possível mude para fibra óptica, faça alguns treinamentos e então compre o equipamento e evite queimas em época de raios.

Os maiores problemas de usar o cabo de rede comum, são as linhas de pipa com cerol, que corta os cabos e pode parar toda uma rede.

Dica: procure os vereadores de sua cidade e a guarda municipal e proponha uma "patrulha legal", uma ação da Prefeitura para combater o uso da pipa com cerol. O objetivo é a guarda municipal ir nos bairros e trocar as pipas por bolinha de gude e outros brinquedos, assim diminuiu os riscos de choques e de corte de cabos.

Se precisar de consultoria, configuração de servidores, Mikrotik, antenas, pode entrar em contato.
Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Configuração do servidor
   2. Dicas sobre provedor
Outros artigos deste autor

O Mercado Obscuro da T.I. Brasileira

Instalação do Moodle 3.0 no CentOS 7

Leitura recomendada

Roteamento no openVPN com redes iguais

O programa gwhois

CBQ (Controlador de banda) no Conectiva 10

Endereço fixo para o seu IP dinâmico

Navegando com privacidade com Tor e Firefox

  
Comentários
[1] Comentário enviado por DPeres em 19/11/2016 - 22:45h

Ótimo artico! Completíssimo e muito bem estruturado; desde a instalação / configuração, até o procedimento de treinamento e administração da empresa.
Parabéns Fabricio, pela iniciativa em compartilhar informações de tamanha consistência educacional.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts