Muito bem, agora começaremos a parte para o qual isso está sendo feito, a parte GRÁFICA.
Para tanto, é EXTREMAMENTE recomendável que você ou o membro responsável por essa parte da sua equipe tenha uma boa noção de como utilizar bem o software padrão da campanha. Não se preocupe, pois o processo de aprendizado é bem simples, basta ler ATENTAMENTE a documentação abaixo e você estará apto a realizar a tarefa de criação proposta.
Neste link você encontra um arsenal de brushes para o Gimp:
Neste link você encontra um outro arsenal de fontes para o mesmo:
É de extrema importância que o Gimp tenha uma quantidade de brushes adequada e de fontes, afinal a nossa campanha precisa de MUITOS recursos e criatividade.
A instalação de brushes é bem simples, basta descompactar o arquivo dentro da pasta de brushes do Gimp. O caminho em um ambiente
Linux padrão é:
/home/[usuário]/.gimp-2.2/brushes
O mesmo vale para as fontes, bastando trocar o "brushes por "fonts".
Supondo que você já possua certo conhecimento sobre a ferramenta e/ou leu o conteúdo acima, podemos dar prosseguimento às nossas atividades.
Plotter: abra o Gimp e crie uma nova imagem. No caso, como sou detalhista, escolhi o tamanho de 1000x1500 pixels, mas você pode optar por tamanho menor se desejar.
Escreva do jeito que melhor lhe convier o slogan e marca da sua campanha, o uso de efeitos é liberado. Mas lembre-se de que a leitura deve ser fácil e sem "poluir a imagem", afinal queremos ser bem vistos.
No exemplo abaixo foram usadas 13 camadas (incluindo as de texto).
Para realizar o efeito "marca d'água", basta reduzir a opacidade ao extremo, assim além de criar o efeito - caso se use palavras pertinentes ao assunto - atrai interesse do consumidor.
Repare que o plotter não apenas visa atrair o interesse, mas também INFORMAR. Note que ele traz o endereço do site da campanha na internet. De nada adiantaria o plotter se ele nada informasse.
O efeito do tux por dentro das letras foi obtido usando o efeito "multiplicar" na camada do mesmo e retirando-se as partes não desejáveis com um brush simples de cor branca. Quanto ao "daemon" (logo do BSD), foi o mesmo processo.
As outras artes devem seguir o mesmo padrão de cores adotadas no plotter e layout, porém NADA impede que você faça algo inovador até mesmo alterando as cores se desejar. A única regra válida é que tudo tem que ser LEGÍVEL e de fácil compreensão.
Note também que este plotter traz alguns "erros", cabe a você descobrir quais são.
Existe um outro tipo de adesivo chamado "recorte eletrônico", porém ele usa apenas imagens feitas com vetor. A ferramenta mais apropriada para criar adesivos deste tipo é o Inkscape.
Folder: lembre-se que este gráfico visa informar o público sobre o que você está oferecendo. Antes de bolar a arte, pense nos locais do folder onde você deseja que a informação seja inserida. Dê preferência a uma organização clara, de forma que o leitor não se confunda ou perca o interesse no mesmo.
Folder vs Flyer: "flyer" e folder são coisas diferentes, mas muitas pessoas confundem as duas coisas. Um flyer geralmente traz POUCA informação e é geralmente apenas uma folha impressa com pouca informação que visa apenas despertar a curiosidade do público. O próprio plotter não deixa de ser um "flyer", só que em tamanho grande. Essa regrinha é padrão em campanhas, o plotter e o flyer (quando existe) são praticamente idênticos, com pouquíssimas diferenças em alguns casos.
Muito bem, vamos agora criar um folder para a campanha (esse procedimento será mais detalhado, já que não é tão simples quanto o do plotter).
Abra o Gimp e crie uma imagem de tamanho 500x800 pixels (o tamanho é de livre escolha e este tamanho não é o mais utilizado em gráficas, porém quero mostrar o folder um pouco maior aqui). Lembre-se que um folder tem duas metades "iguais". Elas podem trazer informações diferentes, mas é aconselhável que o fundo seja idêntico e as capas de frente e verso idem.
Crie na imagem um fundo simples, mas agradável, de forma que a sua opacidade seja reduzida (é importante que ele não tenha cor ainda, assim converta para a escala de cinzas).
Assim que você terminar esse fundo, copie a imagem e crie 4 imagens idênticas a que você criou, dessa forma teremos um fundo harmonioso tanto de frente quanto de fora do folder. Na "capa" devemos colocar o nome da campanha e não muitos enfeites (isso é uma regra "padrão", porém você pode quebrá-la caso tenha uma idéia boa que não polua o visual do folder).
Uma breve pausa para algo importantíssimo: porque o nome "folder"?
Por que ele, quando pronto e impresso, é aberto como uma pasta dessas
de papelaria que são feitas de plástico, chega a ser engraçado, mas pra
variar até faz sentido =].
Capa do folder:
Contra-capa do folder:
Note que o texto que é para ser visto está se sobressaindo na figura.
Interna 01:
Interna 02:
Com essa amostra rudimentar temos um exemplo de campanha impressa.