Criando Banners animados com o Gimp

Caros, fico entristecido todas a vez que empresas livres recorrem a ferramentas proprietárias mesmo tendo opções com tanta ou ainda mais qualidade. Porém sei que a "culpa" em parte é da falta de suporte e pessoas capacitadas para utilizá-las, espero com este pequeno documento solucionar um filete do problema.

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Por: Guilherme RazGriz em 29/03/2011 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Da concepção



Caros,

O primórdio primeiro passo nada mais é do que IMAGINAR o que desejamos criar, independente do software faça este pequeno exercício mental incorporando as informações a serem transmitidas no mesmo, verificando se a animação pensada por você é realmente compatível com o que deve ser informado.

Feito isso, vamos a escolha das imagens.

Esta tarefa é bem singular, pois a mesma é portadora de diversos pré-requisitos criados pelo que nós idealizamos e também para o espaço destinado ao nosso anúncio, vamos então pegar o próprio VOL como exemplo: um banner visto por padrão no VOL tem cerca de 169x119 pixels de tamanho, então essa é a nossa área útil limite. É óbvio que raras vezes vamos encontrar imagens deste tamanho, então vamos redimensionar as nossas eleitas para algo próximo a isso, isto por que para o banner vamos criar uma nova imagem em branco com o tamanho sugerido exato.
Aqui temos nossa área útil materializada, ou seja, este é o espaço total disponível na imagem para criarmos o nosso banner.
Para o exemplo de hoje vamos criar um banner cujo anúncio é um curso para quem deseja virar Nerd com o Willberson* (mascote da comunidade brasileira do Gimp), cuja animação começa de baixo para cima, eis então a imagem em tamanho natural aqui:
Sempre redimensione a imagem alvo de maneira proporcional para evitar distorções, escolha também um tamanho condizente com o da imagem final do banner a ser criado.
Note que dependendo da composição e altura do objeto podemos até redimensionar a mesma com altura ou largura superiores as da área útil do trabalho sem prejuízo ao mesmo. =]
Pronto, agora temos a imagem em tamanho adequado ao nosso banner. =]
Hora de começarmos a peça, copie e cole o objeto na imagem final do banner em forma de nova camada:
Feito isso, posicione esta camada na parte inferior do fundo da imagem tornando a mesma quase invisível, a serventia disto é mostrar a mecânica geral de uma animação com o Gimp.

Tudo consiste na divisão por frames*(quadros) igualzinho ao que vemos nos vídeos, porém desta vez cada "quadro" será uma nova camada.
Feito isso, duplique esta mesma camada e mova a delicadamente um pouco para cima, repita este procedimento até que você fique satisfeito:
Terminada a primeira animação, vamos por o texto.

Crie uma nova camada branca e posicione-a acima das camadas que compõem a animação, feito isso digite a informação desejada e combine a camada branca com a do texto para formar o quadro.
Feito isso, duplique mais algumas vezes esta camada para que a informação possa ser vista por mais tempo no banner.
Hora de testar, utilize para tal a ferramenta de reprodução do Gimp:
Uma vez aberta a ferramenta de reprodução basta dar o play e assistir o resultado:
Se tudo estiver como desejado, basta agora salvar o arquivo.
Note que não é necessário mexer no tempo entre um quadro e outro, a menos que sua animação seja mais complexa e requeira tal alteração.
Agora basta publicar o seu banner onde desejar!
Dito isso, vejo vocês no nosso próximo assunto!

P.S: O website citado no exemplo final NÃO EXISTE.

   

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   1. Da concepção
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Comentários
[1] Comentário enviado por Räfael em 29/03/2011 - 18:33h

Apesar de eu já conhecer isso, é um ótimo artigo para ajudar iniciantes no The Gimp.

[2] Comentário enviado por evaldoavelar em 29/03/2011 - 19:20h

Sempre uso o Gimp para criar interfaces para meus aplicativos, é um software poderoso!

[3] Comentário enviado por raulgrangeiro em 29/03/2011 - 22:34h

Muito bom, valeu man!

[4] Comentário enviado por CaioMGA em 30/03/2011 - 00:55h

Agora já era! Vou ficar a tarde toda fazendo banners animados!

Muitississississississimo obrigado!

[5] Comentário enviado por julio_hoffimann em 30/03/2011 - 19:32h

Oi Guilherme, parabéns!

Muito interessante o tutorial, até mesmo para quem não é da área.

Você disse tudo, o grande problema na adoção de soluções livres está na falta de suporte e pessoas capacitadas. Artigos assim ajudam, e muito, o software livre.

Abraço!

[6] Comentário enviado por geminus em 30/03/2011 - 22:05h

Parabéns Razgriz, mais uma excelente dica do cara que é referência em computação gráfica com ferramentas livres. Tão ilustrativa e didática quanto seus cursos.

Abração!!!

[7] Comentário enviado por igoiglesias em 31/03/2011 - 07:17h

Muito bom .... eu ja tentei fazer animaçoes ai mais numca consegui, ai apelava para outros programas.

Vlw mesmo


Visite: www.instru-tech.blogspot.com

[8] Comentário enviado por foxbit3r em 31/03/2011 - 15:39h

Muito legal... Até que enfim um artigo diferente e bacana sem repetecos.
Parabéns!

[9] Comentário enviado por cpdbest em 06/04/2011 - 23:18h

Muito bom!

www.ciropaivadias.com.br

[10] Comentário enviado por DMS_ em 05/07/2011 - 07:59h

Achei muito legal, but, meu GIMP não é igual ao seu, qual versão você usa,

Aqui ele n mostra as camadas no canto esquerdo, tenho que ativar esta opção, ondeativa, bem que você poderia fazer outro artigo complementando esse neah hehehe, pra editar imagens, sou um horror, mas quero aprender!

[11] Comentário enviado por razgriz em 05/07/2011 - 10:49h

Olá,

Na verdade utilizo a versão 2.6 =]. A diferença está na customização da interface : http://www.youtube.com/watch?v=O29GpRsFaqs&feature=player_embedded . Aqui mesmo no vol tenho outros artigos sobre o Gimp e no meu Blog =] : http://razgrizbox.tumblr.com


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