O espaço em disco pode ser restringido através da implementação de quotas de disco, que alerta o administrador do sistema antes que o usuário consuma muito espaço em disco ou que uma partição fique cheia.
As quotas de disco podem ser configuradas para usuários individuais, bem como grupos de usuários. Isso torna possível gerenciar o espaço alocado para arquivos específicos do usuário. Além disso, as quotas podem ser definidas não só para controlar o número de blocos de disco consumido, mas para controlar o número de inodes (estruturas de dados que contém informações sobre arquivos em sistema de arquivos UNIX). Inodes são usados para conter informações relacionadas ao arquivo, isso permite o controle sobre o número de arquivos que podem ser criados.
Configurando quota de disco
Para implementar as quotas de disco, use os seguintes passos:
- Habilite quotas por sistema de arquivos, modificando o arquivo /etc/fstab
- Remonte o sistema de arquivos
- Crie os arquivos de banco de quotas e gere a tabela de uso do disco
- Atribua às políticas de quotas
1. Ativando quota em disco:
# vim /etc/fstab
Dentro do sistema de arquivos que você quer usar quota, habilite inserindo os parâmetros
usrquota e/ou
grpquota.
2. Após adicionar o usrquota e/ou grpquota, remonte cada sistema de arquivos cuja entrada no fstab tenha sido modificada. Se o sistema de arquivos não está em uso por qualquer processo, use um dos seguintes métodos.
- Digite o comando umount seguido do comando mount para remontar o sistema de arquivos.
- Digite o comando mount -o remount [file-system]
Se o sistema de arquivos está atualmente em uso, o método mais fácil para remontá-lo é reiniciando o sistema operacional.
3. Criando quota
Depois de cada quota habilitada no sistema de arquivos, o sistema é capaz de trabalhar com quotas de disco. No entanto o próprio sistema de arquivos ainda não está pronto para suportar quotas. O próximo passo é executar o comando
quotacheck.
O comando quotacheck examina quotas que estão habilitadas no sistema de arquivos e cria uma tabela do uso corrente do disco por sistema de arquivos. Além disso os arquivos do sistema de arquivos de quota de disco são atualizados.
Para criar os arquivos da quota (
aquota.user e
aquota.group) no sistema de arquivos, use a opção -c do comando quotacheck.
A opção -c especifica que os arquivos de quota devem ser criados para cada sistema de arquivos com quotas ativas, a opção -u é específica para verificação de quotas de usuários e a opção -g específica para verificação de quotas de grupo.
Se nem a opção -u ou -g forem especificadas, somente o arquivo de quota do usuário será criado. Se somente a opção -g é especificada, apenas o arquivo de quota do grupo será criado.
Depois que os arquivos são criados, execute o seguinte comando para gerar a tabela de uso de disco atual por sistema de arquivos com quotas habilitadas.
# quotacheck -avug
Onde:
- a - verifica todas as quotas habilitadas
- v - exibe informações de status detalhado
- u - usuário verifica as informações de quota de disco
- g - grupo verifica as informações de quota de disco
4. Atribuindo quota por usuário
O último passo é atribuir as quotas de disco com o comando
edquota.
Para configurar a quota para um usuário, como root abra um terminal e execute os comandos:
# edquota usuário
# edquota grupo
A primeira coluna é o nome do sistema de arquivos que tem uma quota habilitada para ele. A segunda coluna mostra quantos blocos o usuário está usando no momento. As próximas duas colunas são usadas para definir limite de blocos soft e hard (soft é o limite de blocos / hard é o limite extra de blocos) para o usuário no sistema de arquivos. A coluna inode mostra quantos inodes que o usuário está usando no momento atual. As duas últimas colunas são usadas para definir os limites rígidos e flexíveis de inodes para o usuário no sistema de arquivos.
O limite de bloco de disco rígido (hard) é a quantidade máxima absoluta de espaço em disco que um usuário ou grupo pode usar. Uma vez que este limite é atingido, nenhum espaço em disco poderá ser utilizado.
O limite de bloco de disco leve (soft) define a quantidade máxima de espaço em disco que o usuário ou grupo pode usar. No entanto, ao contrário do limite rígido (hard), o limite leve (soft) pode ser ultrapassado por um determinado período de tempo. Esse tempo é conhecido como período de carência. O período de carência pode ser expresso em segundos, minutos, horas, dias, semanas ou meses.
5. Definindo o período de carência para soft e hard
Para definir o tempo de "graça" para blocos e inodes, basta usar o o comando:
# edquota -t
Enquanto outros comandos edquota operam para um determinado usuário ou grupo, a opção -t funciona para todos os arquivos, usuário ou grupos com quotas ativas.