ROI em TI

Este artigo é composto pelas anotações para o seminário de Administração em Informática proposto durante o meu curso de Processamento de Dados da FATEC - Sorocaba. Ele trata de uma ferramenta de análise da viabilidade de um projeto em TI, desde o seu conceito até sua aplicabilidade. Espero que este artigo seja útil para ampliar o nosso horizonte um pouco além da tecnologia.

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Por: Jeffeson Luiz Oliveira de Campos em 28/04/2009 | Blog: http://jeffersoncampos.eti.br


Introdução



ROI, do inglês Return Of Investment (Retorno do Investimento), é um indicador largamente utilizado em toda a indústria de TI e serve de suporte na argumentação dos CIO (Chief Information Officer) para implementação de vários projetos da área.

Vale lembrar aqui que o ROI por si só, como qualquer indicador, não pode ser considerado de forma isolada, mas sim relativo ao seu ambiente para que ele possa ser válido como ferramenta.

Definição:

ROI, do inglês Return Of Investment, é um índice utilizado para determinar o retorno de um investimento realizado e contabilizado em meses nos quais ele será amortizado (investimento será pago) e depois ele irá gerar lucro.

De uma forma simplista, o conceito de ROI advém da máxima da entrada e saída de capital de uma organização.

Alternativamente, o ROI também é definido como o retorno sobre ativos: os rendimentos de um determinado período dividido pelo valor dos ativos utilizados para produzir aquele rendimento.

Histórico:

Foi criado em 1977 pelo Gartner como uma medida para mensurar o real valor/impacto de um projeto na organização. Em 1990, quando houve o "boom" de implementação de projetos de ERP, este conceito foi amplamente utilizado pelas organizações na justificativa desses projetos.

Conceitos:

Riscos: Inerente a qualquer investimento, um projeto sempre será acompanhado de riscos. Não é diferente nos projetos de tecnologia da informação. O ROI seria um elemento que ajuda a viabilizar ou não o projeto.

Tempo: Outro fator importante é o calculo, sempre em meses, do tempo necessário que o investimento começa a dar frutos (pagar todas as suas despesas e começar a gerar lucro). Quanto menor for o tempo de retorno do investimento, melhor será para a organização.

Revisão: Como qualquer projeto, o ROI estará sempre sujeito a revisões durante a implantação do projeto. Muitas vezes fatores não foram considerados adequadamente ou mesmo não puderam ser previstos com exatidão previamente influenciam no ROI do projeto.

Categorias: O ROI em seu processo de evolução gerou algumas novas definições de acordo com aspectos que eram mais relevantes em determinados projetos em que foi aplicado. Dentre eles:
  • Average ROI: Parte das médias alcançadas por empresas em determinados projetos e que servem de parâmetro no calculo do projeto em questão.
  • Cumulative ROI: Representa ganhos projetados no futuro pelo projeto após o tempo de retorno propriamente dito.
  • ROSI (segurança): Fórmula de cálculo que visa mensurar de forma tangível um investimento realizado em segurança.

Outros pontos que devem ser considerados:

Deve-se considerar também a flexibilidade durante o desenvolvimento do projeto. Isto implica em uma contínua avaliação da viabilidade do projeto e do seu retorno, mesmo após o tempo de maturação, onde o projeto já está (deveria estar) gerando lucro. Tendo em mente os benefícios de adotar-se projetos com curtos prazos de retorno, pode-se optar por uma solução, mesmo que sabendo-se não ser ideal, paliativa, mas com o compromisso de ser substituída no curto pelo projeto ideal. Desta forma, há um aumento da flexibilidade e uma minimização dos riscos inerentes ao projeto.

Outro ponto importante é considerar o alcance e a utilização da sua aplicação/projeto, pois quanto maior o alcance, maior é o potencial de ROI e o impacto do projeto na organização. Também a constante utilização do seu projeto na organização minimiza a necessidade de treinamento e atribui uma utilização mais dinâmica.

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Fórmula de cálculo
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Comentários
[1] Comentário enviado por acollucci em 19/08/2009 - 13:50h

Gostei acabei de usar isso agora mesmo em uma proposta que enviei para um cliente.
Favoritos....

flw


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