Nesse tópico falaremos sobre dois gerenciadores de boot, o Lilo (Linux Loader) e o Grub (Grand Unified Bootloader), que são responsáveis pela carga do Kernel do Linux e de outros sistemas operacionais.
2.1. Lilo
O Lilo é o gerenciador de boot mais popular para Linux ele é o padrão para a maioria das distribuições. Geralmente ele é instalado na MBR do Hard Disk, mas também pode ser instalado em uma outra partição primária.
2.1.1. lilo.conf
Agora que nós já sabemos quem é o Lilo, vamos meter a mão na massa e analisar o seu arquivo de configuração o /etc/lilo.conf, este arquivo é dividido em duas sessões: Geral e Imagens. A sessão Geral é responsável pelas opções que inicializarão o Lilo e pelos parâmetros que serão passados ao kernel.
A sessão Imagens é responsável pelas opções que identificam a partição que contém o sistema operacional, montagem inicial do sistema de arquivos, tabela de partição, arquivo que será carregado na memória para inicializar o sistema etc. Abaixo um exemplo de configuração com apenas um sistema operacional instalado.
# cat /etc/lilo.conf
boot=/dev/sda
root=/dev/sda3
install=/boot/boot-menu.b
map=/boot/map
delay=20
vga=normal
lba32
image=/vmlinuz
label=Linux
read-only
# restricted
# alias=1
Logicamente que o seu arquivo /etc/lilo.conf pode estar diferente desta configuração e por isso antes de continuar faça um disquete de boot.
# mkboot
Teste o disquete para ver se o Linux carrega o sistema através dele, se tudo der certo vamos configurar o lilo.conf para que ele tenha um prompt, senha de acesso e que o usuário possa escolher em inicializar um sistema Linux ou outro qualquer.
O primeiro passo é renomear o arquivo de lilo.conf para lilo.conf.OLD.
# mv /etc/lilo.conf /etc/lilo.conf.OLD
Agora vamos criar um novo arquivo de configuração para o Lilo, explicando cada parâmetro adicionado.
# vi lilo.conf
Geral:
- boot=/dev/hda1 - Especifica o nome do dispositivo de disco ou partição onde será gravado o setor de partida do Lilo. Caso essa entrada seja omitida, o setor de partida do Lilo será gravado na partição raiz.
- install=/boot/boot-menu.b - Especifica a localização do arquivo do setor de boot.
- map=/boot/map - Especifica qual arquivo mapa será usado, por padrão usa-se /boot/map.
- default=Linux - Especifica qual imagem de boot será carregado por padrão pelo lilo.
- lba32 - Permite boot em discos com mais de 1024 cilindros.
- delay=20 - Especifica o tempo de espera que o Lilo deve esperar antes de inicializar a primeira imagem do disco, se esta opção for omitida ele carrega a imagem definida na opção default.
- prompt - Fornece uma linha de comando no qual o usuário pode escolher qual imagem de sistema deseja carregar ou passar parâmetros para o kernel.
Imagens:
- image=/vmlinuz - Especifica o dispositivo que contém a imagem do kernel.
- root=/dev/hda1 - Especifica a partição onde a imagem vmlinuz está localizada.
- label=linux - Especifica o nome da imagem de boot no menu.
- read-only - Especifica que a partição onde a imagem está localizada será montada inicialmente como somente leitura.
- password=senha - Especifica uma senha para a imagem de boot.
- other=Windows - Especifica que outro sistema operacional será carregado.
- table=/dev/hdc - Especifica onde está contida a tabela de partições do dispositivo.
O arquivo editado no vi ficará assim:
# Configurações Gerais
boot=/dev/hda1
install=/boot/boot-menu.b
map=/boot/map
default=Linux
lba32
delay=20
prompt
# Configurações de Imagens
image=/vmlinuz
root=/dev/hda1
label=Linux
read-only
password=senha
other=/dev/hdc1
table=/dev/hdc
label=Windows
password=senha
Salve o arquivo e execute o seguinte comando no prompt para instalar o gerenciador de boot:
# lilo
Reinicie o sistema, aparecerá o menu do lilo, caso alguma coisa dê errado use o disquete de boot criado anteriormente e analise o que está ocorrendo. Lembre-se que você poderá retornar a sua configuração antiga apenas renomeando o arquivo lilo.conf.OLD para lilo.conf e depois executar o comando lilo para salvar as configurações.
2.2. Grub
O Grub (Grand Unified Boot Loader) é outra opção de gerenciador de boot adotado como padrão em outras distribuições, podemos citar Red Hat, Fedora, Conectiva etc. Comparado com o Lilo ele é bem mais flexível, funcional e poderoso podendo carregar vários tipos de sistemas operacionais.
A sua instalação e configuração relatarei em um próximo artigo, pois ainda não tenho uma boa experiência com esse gerenciador de boot. Porém ficar a cargo de sua pesquisa consultar o seguinte documento www.gnu.org/software/grub/manual/grub.pdf.