Site Survey Plan

Atualmente com o avanço da tecnologia, os equipamentos estão cada vez mais conectados. Para conectar tantos equipamentos, se faz necessário o uso de uma rede Wireless. Mas rede Wireless, não é apenas colocar um Access Point para propagar o sinal e pronto. Temos que fazer um estudo sobre diversos fatores e para isso, usamos o Site Survey Plan.

[ Hits: 14.563 ]

Por: Perfil removido em 18/05/2015


O que é e para que serve o Site Survey Plan



Trata se de um estudo profissional de avaliação técnica com métodos, processos e testes para fazer o levantamento de informações relevantes para implantar com sucesso uma rede sem fio (Wlan).

Este mesmo estudo também é executado para ter sucesso na implantação de uma infraestrutura de rede cabeada. Neste levantamento de informações serão gerados dados, como: tipos de equipamentos necessários e quantidade de equipamentos para a implementação da rede, materiais a serem usados, serviços necessários, informações sobre o local a ser implementada a rede, analise de interferências etc.

Esta é a primeira etapa a ser considerada e uma das mais importantes também, pois se trata de uma etapa antes mesmo do projeto da rede.

Tipos de Site Survey

Basicamente, existem dois tipos de Site Survey: O Indoor e a Outdoor.

INDOOR

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma análise interna, seja em um escritório, casa, empresa etc. Existem alguns passos a serem seguidos para ter sucesso em uma analise interna. Segue alguns deles:

1. Com uma planta do local onde será implementada a rede, define-se os pontos de abrangência desta rede, ou seja, aonde se quer alcançar com o sinal Wireless.

2. Numere os potenciais problemas como paredes, locais com grande quantidade de ferro, janelas etc. Neste ponto, é importante também definir as passagens para cabos de rede se necessário para possíveis expansões.

3. Escolha um ponto central para o Access Point e faça os testes de alcance, veja se serão necessários mais equipamentos para alcançar toda a planta do projeto. Use equipamentos de medição de sinal para obter dados precisos, ou um Access Point, e um notebook para medir o sinal.

4. Defina qual será o uso desta rede, será somente para acesso a internet, será para usar aplicações como ERP, será para compartilhamento de arquivos etc. Com essa definição, você será capaz de saber a potência do Access Point que deverá comprar, quantos equipamentos se conectarão a esta rede etc.

5. Documente o projeto. Para futuras expansões ou suporte.

6. Mantenha a rede com manutenção, aplicações de patches e firmwares. Mesmo sendo um projeto bem implementado, futuramente serão necessárias manutenções.

OUTDOOR

Neste caso, o Site Survey é bem mais complexo e abrange fatores, como:

1. Área de Fresnel (Zona de Fresnel ou Fresnel Clearance Zone): o sinal de RF é transmitido, porém, não é apenas um feixe como um laser e sim, existe um espalhamento que cria uma "barriga" no sinal que deve ser deixada livre de prédios, arvores ou outras obstruções naturais ou não.

2. Reflexão e Difração: sinais de RF, quando encontram objetos maiores que seu comprimento de ondas, podem refletir (ser jogado de volta ou desviar sua direção) ou difratar (ser atraído de forma a fazer um desvio ou curva no sinal).

3. Margem de Operação do Sistema (System Operation Margin ou SOM): o espaço entre as antenas é um atenuante natural do sinal (reduz ou impede a passagem do sinal). Outros fatores como chuva, nevoeiro, granizo ou fumaça, podem também causar atenuação. Esses fatores devem ser levados em consideração para que o sinal que chegue ao receptor remoto seja suficiente para que haja a comunicação e que eventuais quedas estejam dentro do especificado na grandeza "disponibilidade".

4. Piso de Ruído (Noise Floor): outro fator que atrapalha a comunicação é o ruído. São outros sinais de RF com a uma frequência que se mistura ao sinal enviado. O efeito colateral, é que o receptor não conseguirá distinguir o sinal original e separá-lo do que não é a mensagem original. Em termos práticos, seria o equivalente a uma conversa dentro de um lugar com muito barulho ou música alta.

5. Relação Sinal Ruído (Signal to Noise Ratio): uma vez que o sinal (calculado em SOM) seja subtraído do ruído e da sensibilidade do receptor (valor existente na especificação do produto), a diferença é o chamado de Relação Sinal Ruído. O sinal resultante será o suficiente para que o receptor entenda a mensagem.

Neste tipo de Site Survey, é altamente recomendado que se procure especialistas para não desperdiçar dinheiro e nem tempo com o projeto.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é e para que serve o Site Survey Plan
   2. Recomendações para projeto bem sucedido de rede Indoor
   3. Segurança em Rede Wireless
   4. Pontos de Falhas em um projeto Indoor
Outros artigos deste autor

Segurança na Internet

Agora SIM, aMSN com suporte a anti-aliasing

50 toques antes de instalar o Slackware 14.1

Liberdade, usuários e políticas de manutenção de ignorância

Deface: A arte de desconfigurar sites

Leitura recomendada

Servidor de logs para Routers e Switches Cisco

Plugin MSofficeKey para OCS Inventory

Simulando redes com o GNS

Zabbix Server 2.0 no CentOS - Instalação e configuração

VOIP - Interceptando tráfego de pacotes

  
Comentários
[1] Comentário enviado por morvan em 19/05/2015 - 09:34h

Bom dia.
Excelente tópico. Muito bem explanado. Sugeriria, também, tentar, com o uso de softwares, como o Netmon, encontrar o canal menos congestionado (nem sempre é possível encontrar uma frequência realmente livre) e afixá-lo na configuração do Router WiFi. Melhora sobremaneira.
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

[2] Comentário enviado por removido em 19/05/2015 - 12:59h

Boa tarde. Fico feliz por ter gostado e obrigado pela dica.

[3] Comentário enviado por euberchaia em 22/05/2015 - 09:54h

Bom dia Rafael,

Muito bom artigo, porém conhece alguma boa ferramenta de site survey para Linux?

[4] Comentário enviado por removido em 22/05/2015 - 14:17h

Obrigado. No artigo tem 4 sites que contém programas para site survey.
O Kismet pode ser uma alternativa para tal função. Abraço e bom fim de semana.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts