Atualmente com o avanço da tecnologia, os equipamentos estão cada vez mais conectados. Para conectar tantos equipamentos, se faz necessário o uso de uma rede Wireless. Mas rede Wireless, não é apenas colocar um Access Point para propagar o sinal e pronto. Temos que fazer um estudo sobre diversos fatores e para isso, usamos o Site Survey Plan.
Existem conceitos e nomenclaturas, no que se trata a segurança das redes Wireless. São eles:
WPA e WPA2 (Wi-Fi Protected Access): criptografa as informações e assegura que a chave de rede foi modificada e faz autenticação de usuários.
Existem dois tipos de autenticação: WPA e WPA2.
WPA2 é mais seguro que o WPA, mas pode apresentar incompatibilidade com adaptadores antigos. O WPA foi criado para ser usado como um servidor de autenticação 802.1x, que pode distribuir chaves diferentes para usuários e pode ser chamado de WPA-Enterprise ou WPA2-Enterprise. Pode-se também usa-lo como chave pré-compartilhada (PSK), onde os usuários receberão a mesma senha WPA-Personal e WPA2-Personal.
Wired Equivalent Privacy (WEP): método de segurança antigo e já não recomendado.
Autenticação 802.1x: usa um servidor de autenticação para validar os computadores que se juntarão a rede. Esta autenticação usa chaves WPA, WPA2 ou WEP. No uso da Autenticação 802.1x para redes sem fio, pode-se usar o Radius como servidor de autenticação.
TKIP (Temporary Key Integrity Protocol): o recurso surgiu em 2003 para aumentar a segurança do protocolo WEP.
AES (Advanced Encryption Standard): o protocolo introduzido com o WPA2.
[1] Comentário enviado por morvan em 19/05/2015 - 09:34h
Bom dia.
Excelente tópico. Muito bem explanado. Sugeriria, também, tentar, com o uso de softwares, como o Netmon, encontrar o canal menos congestionado (nem sempre é possível encontrar uma frequência realmente livre) e afixá-lo na configuração do Router WiFi. Melhora sobremaneira.
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.