No protocolo
NetBIOS/SMB padrão, a resolução de nomes é feita com pacotes de broadcast. É uma solução simples e dispensa configuração.
No
WINS (
Windows Internet Name Service), cada máquina, ao ser ligada, REGISTRA seu nome, função e endereço IP junto ao servidor WINS. Se todas as máquinas fizerem isso, o servidor WINS terá uma lista de nomes e endereços de todas as máquinas da rede. Esse registro independe do workgroup ou domínio a que pertença a máquina.
Quando um computador precisa descobrir o endereço IP de outro, não precisa ficar procurando com broadcasts; consulta diretamente o servidor WINS.
O servidor WINS não trata de nenhum aspecto referente a grupos de trabalho ou domínios. A única função é traduzir nomes SMB para endereços IP. Embora seja comum o PDC ou BDC acumular a função de servidor WINS, essa concentração de serviços não é obrigatória.
Obs.: Em uma rede que disponibiliza o serviço de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), pode-se configurar com o número IP do servidor WINS, desta forma poderá ter a garantia que todos os clientes estarão apontados para o Servidor WINS da rede de uma forma automática.
Servidor WINS no Samba
Para ativar o servidor WINS no Samba, basta incluir as seguinte linha na seção [global] do arquivo
smb.conf.
[global]
.
.
.
wins support = yes
wins proxy = no
dns proxy = no
max wins ttl = 518400
min wins ttl = 21600
Segue o comentário dos parâmetros:
wins support = yes
Permite que Samba seja o servidor de WINS da rede. Isto significa que o Samba terá uma tabela com o ambiente completo da rede, garantindo que as estações tenham acesso a estas informações e ganho em velocidade para encontrar e acessar os compartilhamentos e impressoras. O WINS Server deve ser especificado nas configurações de rede dos clientes.
wins proxy = no
Este parâmetro pode ser necessário para alguns clientes antigos que tenham problemas no envio de suas requisições WINS.
dns proxy = no
Permite que o servidor WINS faça a pesquisa no DNS para localização de nomes de máquinas caso não exista no cache.
max wins ttl = [valor]
Especifica o máximo de tempo de vida em segundos das máquinas na lista de nomes de endereços das máquinas.
min wins ttl = [valor]
Especifica o mínimo de tempo de vida em segundos das máquinas na lista de nomes de endereços das máquinas.
Ambas as opções wins support, wins proxy e dns proxy tem como valor padrão no.
Obs.: Nunca configure mais de um servidor WINS em uma mesma rede e não especifique o parâmetro wins server caso esteja usando o suporte a WINS, está é uma configuração usando nos clientes WINS. Quando for configurar o Samba e sua rede usar WINS, você deve especificar exclusivamente o Samba para ser Servidor ou Cliente WINS.
Cliente WINS no Samba
Para configurar o Samba como cliente WINS basta utilizar o parâmetro wins server na seção [global] do arquivo smb.conf, isso irá indicar qual o servidor de WINS da rede.
[global]
wins server = 192.168.8.1
Após altera essa configuração, basta reiniciar o Samba.
Obs.: Se o próprio Host for o Servidor WINS então não utilizar o parâmetro, wins server pois haverá um loop e o sistema poderá travar.
Cliente WINS no Windows
No Windows para configurar clientes WINS basta editar as configurações de rede e procurar pelas configurações do protocolo TCP/IP, terá uma aba que trata especificamente das configurações de clientes WINS, basta então adicionar o IP do Servidor e confirmar as alterações. Se necessário for será solicitado para reiniciar a máquina.