Eu já sou velho. Especialmente no mundo da Informática, que é dominado pela garotada, cheia de energia e ideias novas. Vou completar 48 anos em fevereiro de 2016, se Deus assim o permitir.
Por isso mesmo, estou nessa área faz muito tempo. Trinta e um anos como profissional de TI, especializado em desenvolvimento de software. Mais do que a maioria dos meus colegas de trabalho atuais tem de vida!
E eu comecei a interessar-me pelo conceito de Software Livre muito tempo atrás mesmo, quando as pessoas ainda perguntavam, quando se falava em Software Livre: "Mas se o software for livre, o código for aberto, como você vai impedir a cópia, reprodução e distribuição? Como vai ganhar dinheiro dando algo???"
Acho que essas perguntas já foram respondidas faz muito tempo. Empresas de Software Livre descobriram modelos de negócios diversos e muitas delas cresceram bastante daquela época para cá. Essas perguntas não são mais feitas com tanta frequência, exceto pelas pessoas que estão descobrindo o conceito agora.
Mas, sem querer, como consequência indireta do modelo do Software Livre, olha quanta coisa aconteceu!
[1] Comentário enviado por Chimerah em 02/12/2015 - 15:59h
Excelente texto. Como fã e escritor de Ficção Científica, achei genial a censurada no nome do Autor do Minority Report.
É sempre bom ouvir as experiências dos "Seniors" e ligar com o que vemos acontecer no dia-a-dia. O desenvolvimento colaborativo, software livre (ainda que eu discorde do "modelo Stallman") veio pra ficar, quem nem ao menos ter noção do conceito vai comer poeira mesmo!
[3] Comentário enviado por fêla em 09/12/2015 - 13:47h
edlonewolf, muito bom seu artigo, poético e inspirador.
Faço votos para que essa liberdade seja aproveitada para algo construtivo, onde o conhecimento seja para proveito de todos e em favor do planeta, e menos para o egoísmo e narcisismo que a humanidade caminha atualmente.