Se algum dia você teve dificuldade em instalar um sistema operacional Linux, lhes digo com toda clareza, o SuSE foi feito pra você. Além de versátil e poderoso, o SuSE Linux conta com uma poderosa e integrada ferramenta, o Yast. Esse artigo é uma análise dos principais recursos que o SuSE Linux possui.
Qual é a proposta do YaST? É unificar todo e qualquer processo de instalação/configuração/personalização do sistema em um único processo. Falando bem por cima, o YaST resume o poder do linuxconf, do Xconfig, enfim, de qualquer utilitário de configuração que você possa imaginar no Linux. Pouca coisa escapa dele.
Podemos dizer que esta é uma das cartas-mestre do SuSE, pois pode se comparar ao painel de controle do Windows. Claro que existem usuários que realmente não gostam deste tipo de coisa, mas se você analisar o usuário final (creio que nenhum aqui seja), este vai amar tudo numa coisa só. Porque é simples e prático.
[1] Comentário enviado por vodooo em 09/12/2004 - 07:28h
Realmente io SuSE é uma ótima distribuição para o usuário final! Foi tudo pensado cuidadosamente para que seja o mais simples e/ou automático na configuração do sistema!
[2] Comentário enviado por gelemeurer em 09/12/2004 - 08:43h
Ótimo artigo deste ótimo sistema!
Comecei a gostar do SuSE quando na instalação detectou meu softmodem, instalou e configurou tudo sozinho. Não precisei baixar fonte de modem, compilar, criar link, configurar Kppp, nada disso... moleza até demais :)
Fora isso há muitas outras facilidades. Só vendo e usando pra crer. ;)
[3] Comentário enviado por removido em 09/12/2004 - 08:49h
Ola Diogo,
Fui em um congresso em curitiba e um dos palestrantes disse que uma parte do Suse (uma parte da instalacao) tem o codigo fonte fechado e ate falou para nao usarem Suse, saberia me dizer se isso eh verdade?
[4] Comentário enviado por rfranzen em 09/12/2004 - 12:00h
Muito legal seu artigo, parabéns !
Tenho os iso's do Suse, mas nunca instalei, ate recebi aqueles DVDs que a Novell estava distribuindo.
Não sabia que o Suse tinha estas facilidades, com certeza irei instalar e testar...
[5] Comentário enviado por y2h4ck em 09/12/2004 - 12:30h
patito, o SuSE não tem parte fechada, o palestrante comeu bronha, antigamente o YaST não tinha codigo aberto, porem ja faz algum tempo que o mesmo ja teve seu codigo liberado pela novell,
O SuSE Pago é o Enterprise Server, porém mesmo assim voce pode utiliza-lo perfeitamente desde que não seja para aplicações comerciais.
[6] Comentário enviado por feraf em 09/12/2004 - 12:31h
Parabens pelo artigo! Normalmente uso fedora ou slackware, mas na empresa onde trabalho compraram o suse 9.2 professional, e eu não resisti. Instalei no meu computador tambêm. Gostei muito do YaST, todas as placas foram detectadas com sucesso. Infelizmente, o gnome que acompanha o suse 9.2 ainda é 2.6 e não 2.8.
[7] Comentário enviado por removido em 10/12/2004 - 02:33h
Tem uma versão "live" na praça. Será que instala no HD? Infelizmente os "jumentos" dos editores de revistas não colocam tanta informação na capa da mesma. Eles querem que a gente compre a revista, e, depois de abrir e descobrir que não serve para o que queremos, que não devolvamos e fiquemos no prejuizo. Alguém ai sabe se instala????
[9] Comentário enviado por removido em 23/11/2005 - 10:55h
É...Há umas semanas eu escrevi um artigo que fiz testando o Fedora em meu site(www.tzbishop.v10.com.br). Desculpem, mas eu achei o Fedora um lixo.
Aí eu peguei os ISOs do SuSE e falei "Que saco, deveria ter testado o SuSE." É realmente uma distribuição de primeira!!
Abraços
[11] Comentário enviado por insabralde em 27/04/2006 - 17:15h
Sinceramente, acredito que o SuSE não precisava ser pago, pois bastava não incluir os pacotes non-free e pronto. Acho que o lance vai mais além... O sistema é excelente, pois verifiquei o Live-CD que é gratis (pois não pagaria nem um centavo por Linux, passo horas baixando isos de distros - pagar vai contra a ideologia da qual o sistema nasceu) e o sistema é muito bom, simples e funcional. A Novell está de parabéns... em termos... E pra vc, queria dizer q o artigo ficou ótimo, claro e objetivo... Abraço
[12] Comentário enviado por rfranzen em 27/04/2006 - 18:04h
insabralde, no dia q vc precisar do linux pra ganhar dinheiro, vai perceber que não é contra a ideologia do sistema cobrar por suporte.
Existem casos e casos. Não podemos generalizar. Não sou contra a Suse cobrar pelo seu produto. Paga quem quer ou precisa.
Tanto é que eles disponibilizam gratuitamente o OpenSuse que por sinal é excelente.
[13] Comentário enviado por rtcouto em 20/06/2007 - 16:10h
Olá Diogo, muito bom o artigo!
Gostaria de saber se é possivel eu instalar o suse no meu servidor de internet onde trabalho em cima do conectiva 8, atual sistema rodando, sem eu perder as configurações nele ja feitas, como as regras de firewal(iptables), o crontab, o squid , etc...
[14] Comentário enviado por frg01172 em 12/08/2007 - 23:17h
Diogo, parabéns pelo artigo.
Sou professor e utilizo o Debian como server e Ubunto nas estações de trabalho. Na instituição de ensino onde trabalho estão querendo migrar do Netware 5.1 para o Suse e gostaria de aproveitar seus conhecimentos para esclarecer algumas dúvidas. Para eu instalar nas maquinas dos laboratórios com o Suse o que deve ser pago? tem alguma distro do Suse totalmente free que eu possa substituir o XP nas estações e o Netware 5.1 do server e que fique redondinho?
Um grande abraço, Fred.
[15] Comentário enviado por VITAL em 13/08/2007 - 21:34h
COLEGA EU VI FALAR QUE O SUSE E MUITO BOM COMO SERVIDOR E GERENCIADOR DE REDE WIRELESS TENHO 12 CLIENTES MAIS ESTOU TENDO PROBLEMAS OS VIZINHOS ESTAO INVADINDO MINHA REDE ESSE SUSE IRIA ACABAR COM ISSO, CASO PRECISE DE ALGUMA ORIENTAÇÃO NA INSTALAÇÃO VC ME AJUDARIA
[16] Comentário enviado por opaulista em 03/02/2010 - 18:19h
Olá,
sou novo na área e de cara gostei desse sistema. Tenho algumas dúvidas: como vou instalar e começar e mexer agora, prefiro deixa o windows numa outra partição. Meu micro não é portente e estou usando o Win98. Como faço para instalar o suse e deixa o win98 funcionado? Sei que tenho de criar uma partição. O prório suse cria?